img

Confagri pede identificação das necessidades de investimento em equipamentos de rega para prevenir escaldão dos frutos

/
/
/

Autor do artigo: Agricultura e Mar

O Ministério da Agricultura quer conhecer as necessidades dos agricultores para combater a seca. Mas a Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal quer mais.

A Confederação solicita a identificação das necessidades de investimento em captações e equipamentos de rega para prevenir o escaldão dos frutos.

Questionário nas DRAP

Ontem, 4 de Abril, o Ministério da Agricultura informou que as Direcções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) vão disponibilizar um formulário de identificação de necessidades, a preencher pelos agricultores até ao próximo dia 15 de Maio.

A Confagri, considerando “o histórico da situação de seca agrometeorológica e hidrológica verificada no pretérito ano em Portugal continental, com elevados prejuízos causados também nos sectores da fruticultura e da viticultura, com as plantas a sofrerem de escaldão por incapacidade em combater as elevadas temperaturas por estas se encontrarem em stress hídrico, solicitou ao secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, coordenador do Grupo de Trabalho de assessoria técnica à Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, que preveja igualmente o lançamento de um aviso para a identificação das necessidades especificas de investimento em captações e equipamentos de rega para as culturas permanentes”.

Esta medida do Ministério da Agricultura inscreve-se no âmbito da actividade da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, constituída pelo Governo para acompanhar, de forma permanente, o impacto da situação de seca no terreno, em cada momento.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar