Destaques

Conheça 10 razões para consumir batata-doce

Fonte do artigo: Agricultura e Mar

Sabia que a batata-doce é um óptimo alimento, com elevada riqueza nutricional, nomeadamente em vitaminas e antioxidantes e com baixo índice glicémico?

O Grupo Operacional +BDMIRA — Batata-doce competitiva e sustentável no Perímetro de Rega do Mira: técnicas culturais inovadoras e dinâmica organizacional, explica as 10 razões para consumir batata-doce, no seu Boletim Técnico Nº 10, que o agriculturaemar.com aqui transcreve.

Este Grupo Operacional, liderado pelo INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, tem como objectivo principal reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na cultura da batata-doce.

Explicam os técnicos do +BDMIRA, que conta também com a colaboração da Escola Superior Agrária de Santarém, da Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur, da ASF Portugal, e da Gemüsering Portugal Produção Hortícola, que a produtividade da batata-doce no no Perímetro de Rega do Mira (PRM) tem vindo a diminuir, devido ao acréscimo de problemas fitossanitários emergentes e à falta de Boas Práticas Agrícolas, tais como a utilização de material são na plantação, a manutenção do bom estado fitossanitário da cultura, adequadas tecnologias de produção (fertilização, rega, etc.) e meios de protecção e conservação pós-colheita adequados, em produção integrada (PRODI) e em agricultura biológica (MPB).

Este problema afecta, entre outras, a variedade Lira que desde 2009, é uma Indicação Geográfica Protegida (IGP), com a designação de ‘Batata-doce de Aljezur’.

Objectivos

Assim aquele Grupo Operacional propõe-se a transferir informação que fomente a produtividade e a qualidade das raízes de batata-doce no PRM; desenvolver e transferir metodologias inovadoras de multiplicação (in vitro e em estufa) de material de propagação de elevada qualidade (isento de vírus e outras doenças); desenvolver e transferir tecnologias sustentáveis de produção e de conservação pós-colheita de raízes; aumentar, a nível nacional e internacional, a competitividade dos viveiristas e produtores através da adopção de uma nova dinâmica organizacional.

10 razões para consumir batata-doce

1. Tendência antioxidante

A batata-doce possui importantes antioxidantes, como a glutationa, que combatem os radicais livres no organismo e ajudam a bloquear determinadas gorduras.

2. Estabiliza os níveis de açúcar no sangue

A batata-doce tem sido considerada um alimento anti-diabetes pois o seu índice glicémico (velocidade para aumentar os níveis de açúcar no sangue) é baixo, ou seja, os seus hidratos de carbono têm uma digestão lenta, permitindo a libertação gradual dos açúcares. Por esta característica também é recomendada em dietas de emagrecimento.

3. Rica em minerais e vitaminas

A batata-doce é uma hortícola completa e versátil, pois é rica em minerais (potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio) e vitaminas (A, B1, B3, C e E).

4. Importante fonte de fibra

A fibra, presente especialmente na epiderme da batata-doce, é importante para o bom funcionamento da flora intestinal e ajuda a prevenir o cancro do intestino.

5. Reforça as defesas do organismo

Graças ao alto teor em vitaminas e compostos secundários, a batata-doce ajuda a melhorar e a fortalecer o sistema imunitário.

6. Para o coração

A batata-doce pode ajudar a minimizar o risco de doenças cardíacas, Pois tem um elevado teor de potássio (uma batata de tamanho médio fornece 34% da dose diária recomendada). Ajuda a estabilizar a pressão sanguínea e regula as funções do coração, e por isso ajuda a prevenir ataques do coração e derrames.

7. Contra cãibras

A batata-doce ajuda no alívio das dores musculares, como cãibras. Uma das principais razões para as dores e lesões musculares, além da falta de magnésio, são os baixos níveis de potássio e cálcio no sangue de potássio. Deste modo, um consumo regular de batata-doce irá reduzir o risco destes problemas.

8. Contra o stress

A batata-doce ajuda a preencher as reservas dos minerais anti-stress, a que o organismo pode recorrer em momentos de stress e a lidar com as situações mais calmamente.

9. Recomendada para desportistas

Devido ao seu baixo índice glicémico, a batata-doce pode ser utilizada na dieta dos desportistas, como fonte de energia antes do exercício, além da sua riqueza em vitaminas e minerais.

10. Snack de legumes

A batata-doce pode ser comida crua, pois é doce, suculenta e crocante. Uma perfeita alternativa à cenoura!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo