Conheça 7 frutas suas amigas para prevenir e tratar o Alzheimer

Ter uma alimentação saudável é fundamental para prevenir o Alzheimer.  Como agricultores, técnicos agricolas ou simplemente curiosos com o sector agrícola e amantes da natureza, devemos ter plena consciência que os produtores agrícolas que temos ao nossos dispor possuem propriedades muito benéficas que devem ser aproveitadas ao máximo e integradas na nossa alimentação.

Alimentar-se bem pode  ajudar a garantir  um futuro mais saudável e preventivo em relação ao  Alzheimer!

Mesmo que já não seja possível evitar esta doença pois esta já se manifesta, é importante as pessoas saberem quais os alimentos certos, tais como frutas por exemplo, para nos auxiliarem na  preservação da nossa saúde cognitiva retardando que o efeito do Alzheimer avance.

Conheça  abaixo 7 frutos que tem benefícios capazes de prevenção e retardamento  o Alzheimer.

1- Morango

Os morangos são uma fruta muito benéfica pois contribuem para a redução do  colesterol devido ao seu alto teor em  ácido elágico (polifenol sintetizado por múltiplas espécies de plantas, nas quais tem como função proteger os tecidos contra a luz UV, vírus, bactérias e parasitas).

Devido também ao seu alto teor em fibras solúveis, os morangos ajudam também na manutenção dos níveis de glicose evitando problemas de saúde como diabetes (um dos  fatores de risco para o Alzheimer).

Alzheimer

2 – Cereja

Por possuir na sua constituição quercetina (substância flavonóide que combate o colesterol e o triglicerídeos) e niacina (uma vitamina do complexo B) e potássio, as cerejas podem constituir-se muito benéficas para a saúde.

Também devido a possuir  antioxidantes na sua constituição, esta  fruta é considerada pela Associação Britânica de Alzheimer como uma das melhores para a memória e para o bom funcionamento dos neurónios e das funções cognitivas.

Alzheimer

 

3-Physalis

Vários investigadores descobriram que uma das substâncias que a Physalis  contém no talo da planta tem a potencialidade de estimular a produção de novos neurónios no hipocampo.

O hipocampo caracteriza-se por ser uma zona  do nosso cérebro que está ligada à memória e estes profissionais têm vindo a trabalhar no sentido em que pretendem desenvolver medicamentos fitoterapêuticos para ajudar a combater doenças caracterizadas pela perda de memória(tal como a Alzheimer)e para aqueles que sofrem de depressão grave (atualmente estes estudos estão a ser realizados em animais).

Alzheimer

4 – Romã

Devido ao seu forte poder  antioxidante, a romã atua no combate dos radicais livres e na redução de perdas cognitivas.

Por essa razão, a romã pode ter um papel fundamental na protecção contra o aparecimento de demências. Este fruto é muito rico em vitaminas  como:   vitaminas A, C e do complexo B.

5 – Mirtilo

Devido a ter uma enorme quantidade de  antioxidantes que este fruto tem na sua constituição, este fruto ajuda a proteger as células nervosas e melhora a função cerebral.

Para além dos benefícios acima indicados, o mirtilo age contra o envelhecimento precoce e auxilia na visão e redução do  colesterol!

6 – Framboesa

As framboesas possuem na sua constituição  antocianinas, que tem acção anti-inflamatória e antioxidante. Este tipo de funções são essenciais para prevenir e tratar a doença   de Alzheimer.

Alzheimer

7 – Bagas de Gogi

Estas bagas estão “carregadas” de  antioxidantes, agindo e  combatendo os radicais livres. Por outro lado, tal como outras frutas antioxidantes, atuam contra doenças crónicas tais como: problemas na tiróide, diabetes e hipertensão são alguns exemplos. Por ser considerado um “superalimento” ajuda a melhorar vários problemas que podem surgir como a perda de memória.

Fonte da imagem:Happy Crunch

A doença de Alzheimer é uma das principais formas de demência na população idosa e que pode ser evitada ou retardada adoptando uma alimentação saudável rica em frutos com os que indiquei acima. Qual o seu favorito?

 

Artigo adaptado de :http://alzheimer360.com/6-frutas-fundamentais-prevenir-tratar-alzheimer/

 

acientistaagricola

Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.  

One thought on “Conheça 7 frutas suas amigas para prevenir e tratar o Alzheimer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *