img

Doenças nas plantas: fique a conhecer as principais

/
/
/

Autora do artigo: Rosa Moreira, promotora do blog A Cientista Agrícola

Controlo de pragas e doenças nas plantas: quais as principais

Entender  quais são as principais tipos de doenças nas plantas e os  principais sintomas característicos de cada uma bem como  o que  precisa saber para prevenir e combater essas doenças é essencial para garantir o bom crescimento e desenvolvimento das suas plantas favoritas. Saber fazer o controlo de pragas é também fundamental.

É importante compreender que as plantas são organismos vivos e que tal como nós,  sofrem com a entrada de parasitas bem  como com  as condições impostas pelo habitat ao seu redor.

Devemos por essa razão ter em mente que a presença de doenças nas plantas é algo frequente e natural e que por essa razão é necessário conhecer os sintomas e as formas de tratamento para que o dano seja minimizado.

Bolor-cinzento (Botrytis)

Este fungo de apodrecimento cria um pó bolorento branco-acinzentado em folhas, flores e caule. Surge em condições atmosféricas de calor e humidade.

Uma solução: afaste as plantas umas das outras e não use adubo com excesso de azoto. Remova imediatamente as partes da planta que morreram.

 

controlo de pragas doenças nas plantas pdf
Botrytis Cinerea– Este fungo ataca diversas espécies vegetais e em diversas fases de desenvolvimento, tanto vegetativo como reprodutivo. Esta doença pode atacar plantas novas assim como flores e frutos. Revela-se como uma importante doença pós-colheita. Um dos principais sintomas característicos desta doença é o aparecimento de um “mofo acinzentado” em várias partes da planta. Os sintomas iniciam primeiramente com queimaduras no ápice das folhas e podem estendem-se até a base e o pecíolo. (Fonte da imagem: Epic Gardening)

 

Fungos de ferrugem

Estão presentes nas faces interiores das folhas na forma de áreas de esporos pustulentos, poeirentos, de cor amarelada ou castanho-ferrugem; a página exterior da folha apresenta manchas amareladas. As folhas secam e a planta definha.

Uma solução: reduza a quantidade de humidade atmosférica evitando também usar adubo com excesso de azoto. Remova e destrua as partes da planta que contenham esporos. Extractos de cavalinha têm um efeito fortificante da planta.

controlo de pragas doenças nas plantas de jardim
Os sintomas da ferrugem incluem principalmente o aparecimento de manchas que surgem, numa primeira fase, na parte de cima das folhas das plantas. As manchas que aparecem nas folhas apresentam maioritariamente cor amarela,com um tom esverdeado ou alaranjado e vermelhas no centro. Algumas semanas depois do aparecimento das manchas, elas adquirem uma textura poeirenta que indica que o fungo se está a reproduzir-se. As folhas mais atacadas podem ficar deformadas e cair prematuramente. (Fonte da imagem: Casa umCOMO)

 

Míldio verdadeiro

É reconhecível pela camada branca e farinhenta que, na maioria dos casos, cobre as faces exteriores das folhas,  os cálices(periantos) das flores e os rebentos jovens e tenros. As folhas tornam-se acastanhadas e secam. São vários os agentes infecciosos, frequentemente especializados num tipo de planta.

Uma solução: os fungos surgem quandos os dias são soalheiros e quentes e ànoite há formação de orvalho. Coloque as plantas num local arejado e não use adubo com excesso de azoto. Extractos de tanaceto ou de cavalinha têm um efeito fortificante e, em caso de ataque mais forte, recorra a um preparado de enxofre.

controlo de pragas doenças nas plantas causadas dos fungos
Míldio:uma doença causada por fungos da família das peronosporáceas (subdivisão mastigomicotina) que ataca os órgãos das plantas, formando uma camada pulverulenta semelhante à farinha. (Fonte da imagem:Tudo Sobre Plantas | plantas medicinais, plantas funcionais …)

 

Míldio falso

As marcas típicas são as manchas de um violeta claro ou avermelhado, delimitadas pelos veios das folhas; na face interior da folha encontram-se as áreas de esporos, de cor esbranquiçada ou acastanhada, que se assemelham a uma camada de pó. Os bacilos especializam-se num tipo de planta.

Uma solução: o ataque é fomentado por condições atmosféricas frias e húmidas,por isso evite a humidade atmosférica e de susbtrato e ventile bem. Destrua as folhas e plantas afectadas.

Doenças nas plantas: manchas nas folhas

As marcas dependem dos diferentes bacilos, que podem provocar manchas negras e redondas nas folhas, sobretudo em caso de humidade contínua. As manchas têm por vezes rebordos de cor vermelha a violeta e, eventualmente, grãos negros em cima.

Solução: evite uma alta humidade atmosférica e que ocorram lesões. Não coloque as plantas muito perto umas das outras e não utilize atempadamente as partes afectadas. Os preparados de cavalinha são bons profilácticos.

controlo de pragas doenças nas plantas pdf
Manchas das folhas são uma das principais doenças das plantas. (Fonte da imagem:Flores – Cultura Mix)

 

Fumagina

O fungo apresenta-se como uma camada negra na substância viscosa resultante de dejectos dos animais. A planta definha.

Uma solução: combata os insectos sugadores que causam a susbtância viscosa, como os pulgões; limpe a camada negra.

controlo de pragas doenças nas plantas de interior
A fumagina é uma doença que ocorre em plantas, que tem como principal causa o desenvolvimento de fungos de coloração escura, sobre substâncias excretadas pelos pulgões. (Fonte da imagem: Masso Garden)

 

Apodrecimento das raízes e da base do caule

As plantas murcham, apesar de o susbtrato estar húmido. As raízes e a base dos rebentos apodrecem, as folhas são de um cinzento-mate.

Uma solução: não mantenha as plantas muito húmidas e evite encharcamento; destrua as plantas afectadas.

 

Viroses

São vários os bacilos, na maioria dos casos especializados num tipo de planta. Os sintomas típicos são perturbações de crescimento a par de manchas em forma de mosaico, claramente demarcadas nas folhas e flores, assim como deformação de partes individuais da planta e morte dos tecidos afectados.

Uma solução: combata os transmissores de vírus , como, por exemplo, os pulgões. Compre espécies saudáveis e resistentes a vírus, se possível. Tenha em atenção a higiene aquando dos trabalhos de multiplicação, ou seja, desinfecte as ferramentas.

controlo de pragas doenças nas plantas viroses
Folha de figueira (Ficus carica) com sintomas de virose. (Fonte de imagem:Agronômica)

Bacterioses

Dependendo dos bacilos, os sintomas são manchas nas folhas, cecidómia,formação de podridão viscosa, apodrecimento do caule e das raízes ou ainda doenças debilitantes.

Uma solução: remova imediatamente as plantas do conjunto e destrua-as.

 controlo de pragas doenças nas plantas bactérias
Bacteriose no maracujá pode ser combatida com microrganismos da própria planta (Fonte da imagem:Jornal da Fruta)

 

6 Comments

  1. Boa noite! Tenho uma estufa com varias plantas, tais como, alface, pepino,rúcula tomate e outras. Atualmente estamos completamente sem saber o que fazer com o tomateiro começou por ganhar manchas, ou seja secar as folhas até que acabaram por morrer. Não colocamos qualquer insecticida!!!! Podem ajudanos?
    Obrigada..

  2. Boa Noite.
    Cultivo Orquideas e estou tendo dificuldade de cultiva-las devido a tantas Infestações de Doenças. O que posso usar para Fortalecê-las. Obrigada.

    • Olá Maria Clara, obrigada pelo seu contacto!
      Use água de arroz para fortalecer as orquideas…é ótimo! 🙂
      Cumprimentos,
      A Cientista Agricola

  3. Tenho um pé de limão cravo no quintal, com + ou – 4 anos e ainda não produziu, teve ataque da mosca minadora, a qual já controlei, tem um pouco de fumagina que estou combatendo, gostaria de saber qual a idade que o limoeiro começa a produzir, uma vez que esse no meu quintal está frondoso , sadio mesmo, mas no ano passado deu apenas algumas flores (+/- 5) que não vingaram. O que posso fazer para resolver isso. Corto o pé de limão e ponho outro no local ? ou aguardo mais tempo?

  4. Boa tarde, tenho varias suculentas, estão em vasos e numa varanda,tem exposição solar de 4 horas pela tarde. Encontrei uma que perdeu as folhas ao toque dos dedos. Não tenho bichinhos nem é excesso de água. Cortei o caule e estava com raios castanhos no seu interior. Gostava de saber o que se passa , como corrigir? Obrigada desde já!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar