Como cuidar da relva: Principais problemas
É raro o relvado que não tem contenha uma planta infestante; o vento e os pássaros levam sementes de ervas daninhas para o seu jardim. Ter cuidados com a relva é por isso primordial e deve ter a consciência dos seus principais problemas.
Pode controlá-las com um esquema de manutenção; o corte regular elimina-as e a relva saudável acaba simplesmente por sufocá-las.
Cortar o relvado demasiado curto, deixá-lo crescer muito ou simplesmente não o “alimentar”, tudo isso fomenta o desenvolvimento de ervas daninhas.
Tal facto acontece porque estas ocuparão os espaços vazios de onde foram arrancadas à mão ou com relva gasta.Evite-o lançando sementes. Se arranjar sementes que correspondam à sua relva, tanto melhor, mas se forem diferentes misturar-se-ão depressa.
Cuidados com a relva antes de a cortar
Varra o relvado antes de o cortar para levantar os caules das ervas daninhas e colocá-los no caminho da lâmina do corta-relva, e recolha sempre as aparas.
No caso dos relvados muito atacados use um herbicida para relvados ou aplique uma fórmula herbicida/fertilizante na Primavera.
Antes de abordamos o tema dos principais problemas dos relvas aconselho-o a ler os meus artigos anteriores sobre cuidar dos relvados. Veja aqui a Parte I e Parte II.
Musgo, um grande problema
Musgo no relvado é mau sinal, pois indica baixa fertilidade, solo compacto,drenagem ineficaz,ou sombra; é mais grave em solos ácidos.
A manutenção do Outono e a alimentação da Primavera ajudam a combatê-lo. Teste o solo e se o pH for baixo aplique cal no Inverno.
Cuidados com a relva: Principais plantas infestantes
As plantas infestantes dividem-se em duas categorias: umas são flores silvestres de crescimento lento, mas outras são gramíneas resistentes e indesejáveis, ou plantas semelhantes às gramíneas. O que todas têm em comum é a capacidade de sobreviver ao corte regular. Depois de germinar, propagam-se através de raízes e caules rastejantes, ou das sementes presentes nas aparas.
O dente-de-leão tem raízes compridas e se lhes cortar a parte aérea nascem mais plantas do mínimo pedaço de raiz que fique no solo.
O mesmo sucede com o botão-de-ouro, que forma tapetes, ou as boninas, mas para muita gente elas são uma alegria e não um problema; semelhantes são as opiniões acerca dos trevos.
Verifica-se que certas plantas infestantes podem ser encorajadas, em especial nos relvados altos e silvestres; mas muitas sufocam os relvados e tem de ser controladas.
Cuidados com a relva:outras plantas infestantes comuns nos relvados
Como cuidar da relva: Uso de herbicidas
Conselhos úteis!
- Siga sempre as instruções das embalagens e não guarde herbicida diluído;
- Reserve um regador só para herbicidas líquidos;
- Não aplique herbicidas em dias ventosos para que o líquido não vá parar aos canteiros;
- Não corte o relvado durante alguns dias depois de o tratar para deixar o herbicida chegar às raízes;
- Depois de aplicar o herbicida não deite aparas para a pilha do composto durante uns tempos;
- Algumas ervas daninhas precisam de 2 ou mesmo 3 tratamentos com intervalos de segurança de 4 a 6 semanas;
Cuidados com a relva: relvados e sombra
Há relva que cresce bem com sombra ligeira ou filtrada, mas a sombra profunda das árvores pode ser demasiada. A erva torna-se fina e o musgo desenvolve-se.
Talvez possa desbastar a copa da árvore cortando alguns ramos para deixar entrar mais luz.
Existem misturas de sementes que toleram sombra, mas em geral produzem relvas finas que não resistem ao uso intensivo e cortes rentes. Considere revestimentos alternativos em zonas com sombra, como musgo,plantas apreciadoras de sombra ou aparas de casca de árvore.
Relvados encharcados
Os relvados com uma drenagem ineficaz têm muitos problemas pois as raízes das plantas morrem devido à falta de oxigénio.
Se o seu relvado ficar alagado depois das chuvas, isso significa que o lençol freático está muito a cima ou que a drenagem é má.
Uma camada de solo muito compacto, abaixo da superfície pode dificultar a drenagem.
É possível tornar essa camada menos compacto perfurando-a; é comum as camadas compactas localizarem-se junto à superfície.
Resolução do problema dos relvados com má drenagem
A resolução do problema da má drenagem dos relvados pode obrigar a abrir regos de drenagem. Em tais circunstâncias seria melhor desistir da ideia de um relvado e , em vez disso, cultivar plantas que gostem de humidade.
Nos solos argilosos os relvados são especialmente problemáticos, pois as chuvas de Inverno causam o aparecimento de espaços vazios e musgo.
No Verão as raízes das gramíneas podem não alcançar a humidade contida nas camadas mais profundas do solo.
Uma forma de ultrapassar o problema é recorrer ao método usado nos campos de golfe e assentar o relvado numa camada de areia grossa.