Cuidados com as sebes: aprenda a cuidar delas correctamente

Cuidados com as sebes

Ter cuidados com as sebes, deve ser uma preocupação que deve ter de forma a que estas se mantenham saudáveis e bonitas.

Depois de plantada, a sua sebe vai precisar de alguns cuidados para crescer bem. O mais importante é manter as plantas bem regadas  durante os primeiros anos até a sebe se estabelecer.

Depois só precisará de ser regada nos períodos mais secos do Verão.

Alimente todas as sebes na Primavera com um fertilizante equilibrado. Ao mesmo tempo, elimine as plantas infestantes junto à base da sebe e depois das chuvas,ou enquanto o solo estiver húmido.

cuidados com as sebes
As folhas com folhas espessas e grandes (azevinho ou loureiro) devem ser aparadas com uma tesoura de poda; a tesoura de aparar corta as folhas. Para facilitar o trabalho deve atar um cordel a duas canas, uma de cada extremidade, marcar a altura a que vai aparar no caso de sebes formais com buxos. (Fonte da imagem:Planfor)

 

Cuidados com as sebes: dar forma

As sebes jovens e formais precisam de ser podadas para adquirirem uma forma harmoniosa.

As sempre-verdes só precisam que os rebentos laterais sejam levemente aparados durante alguns anos após a plantação. Deixa a directriz, ou haste principal, atingir a altura total da sebe.

As sebes caducifólias que devem ter um aspecto denso e formal precisam de ser podadas mais cedo.

De uma maneira geral, deve reduzir a directriz e os ramos laterais fortes a um terço após a plantação e de novo no ano Inverno seguinte.

Trate as plantas vigorosas, como o alfenheiro e o pilriteiro, mais radicalmente: quando jovens, corte até medirem apenas 30 cm no fim da Primavera.

No fim do Verão, reduza os ramos laterais; no Inverno, corte metade das hastes nascidas na estação anterior. Não é preciso podar as sebes informais, embora reduzir os ramos compridos e débeis as torne mais fortes e densas.

cuidar das sebes: aparar as sebes
Apare de forma correcta pois isso vai garantir a sanidade e beleza da sua sebe. Evite podar como nas duas imagens à esquerda (Fonte da imagem:Ferramentas elétricas Skil e ferramentas de jardim Skil)

Aparar sebes adultas

Apare as sebes na Primeavera ou no Verão e deixe as sebes informais por podar, a não ser que estejam a ultrapassar o espaço a elas destinado ou com um aspecto especialmente desordenado.

Corte os ramos demasiado longos e vá controlando a altura.

Todas as sebes formais precisam de ser aparadas para se manterem harmoniosas. Apará-las regularmente conserva a densidade e o vigor da sua sebe.

cuidados com a sebe-aparar
Utilize a tesoura de poda para trabalhos mais pequenos e minuciosos com as suas sebes( Fonte da imagem:Ferramentas elétricas Skil e ferramentas de jardim Skil)

O número de vezes que é preciso aparar as suas sebes depende da espécie que escolheu e da sua taxa de crescimento, mas todas precisam de ser cortadas pelo menos uma vez por ano.

No caso das sebes caducifólias e sempre-verdes de folha pequena, use uma tesoura de aparar ou corta-sebes eléctrico,mantendo as lâminas paralelas à sabe. Para as sebes sempre-verdes de folha grande como o azevinho, de folhas rijas, use uma tesoura de poda para cortar os ramos individuais.

 

Dar formas às sebes

Pode as sebes formais, como as faias e os teixos, desde o dia em que as plantar, para que as plantas crescam em forma de cunha ou “A”.

Essas formas deixam a luz chegar a todas as áreas da sebe, o que a ajuda a crescer uniformemente. Se vive numa região onde é habitual cair neve, apare o topo em bico, ou em forma de “A”, para evitar que a neve se acumule na parte de cima da sebe e a danifique com o peso.

Para uma sebe estreita, apare com regularidade as superficies laterais desde o inicio. Reduza todos os anos até à altura da última aparadela, para um acabamento mais perfeito.

 

Resolução de problemas

Se uma das plantas de uma sebe jovem morrer, desenterre-a e substitua-a por uma nova. Vale a pena ter cuidado de substituir também parte do solo por terra fresca de outro ponto do jardim, enrriquecida com composto ou estrume bem curtido.

Numa sebe estabelecida, retire a planta morta e preencha o espaço vazio com hastes de plantas adjacentes guiadas horizontalmente em cordéis ou arames fixos a canas.

Se a sebe apresentar intervalos junto à base pode multiplicar por mergulhia as hastes mais baixas(talvez seja preciso deixá-las crescer primeiro), preparando bem o solo. Acabarão por criar raiz e desenvolver-se, preenchendo espaços vazios.

Se a neve ou o vento mudar a direcção de uma haste, sem a danificar,ate-a às restantes com um pedaço de cordel maçio ou, por exemplo, uns collants velhos. Para que isso não suceda no futuro, dê a sua sebe a forma de um”A”.

A folhagem acastanhada, em especial nas coníferas, deve ser eliminada, pois não voltará a ficar verde. Se o espaço que ela ocupava ficar vazio, ate os ramos adjacentes com cordel macio a uma cana de bambu enterrada entre as plantas. Vigie a área pois as manchas acastanhadas pode ser sinal de doença.

Cuidados com as sebes: normas de Segurança básica

  1. Quando usar um aparador de sebes eléctrico, use óculos de protecção, protectores de ouvidos e luvas de jardinagem.
  2. Escolha uma ferramenta fácil de utilizar: os aparadores de sebes eléctricos são mais leves do que os que funcionam a gasolina.
  3. Nunca pegue num aparador de sebes eléctrico acima dos ombros. Se a sebe for alta, trabalhe em cima de um estrado seguro. Pode comprar ou alugar o equipamento.
  4. Use sempre o aparador de sebes eléctrico com uma tomada RCD ou um interruptor de circuito.
  5. Para não haver o perigo de cortar o cabo eléctrico, prenda-o ao seu cinto e faça-o passar a cima do seu ombro.
  6. Nunca use ferramentas eléctricas quando chove ou a sebe está molhada.
cuidados com sebes-cuidados de protecção
Quando podar as suas sebes, garanta que cumpre as normas de segurança e os equipamentos de protecção adequada(Fonte da imagem:stjosephlawncare.com).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa Newsletter