Cuidar do relvado: uma tarefa prazerosa
Cuidar do relvado nem sempre é simples. Muitos de nós adoramos espaços verdes e tentamos reproduzi-los na nossa casa. Mas será que sabemos cuidar e tratar deles correctamente?Para que um relvado se mantenha denso,verde e flexível, é preciso alimentá-lo, regá-lo, limpá-lo de resíduos vegetais e ervas mortas. De vez em quando devemos também introduzir ar no solo, sobertudo depois do uso intensivo e do desgaste do Verão. Para contextualizar esta temática, veja o meu artigo anterior aqui.
Aparar as orlas: uma forma de cuidar do relvado
Cuidar do relvado de forma correcta passa também por manter as orlas cuidadas. Tal actividade de jardinagem melhora consideravelmente o aspecto de qualquer relvado, mesmo um relvado imperfeito.
[spacer height=”20px”]
O contorno das orlas do relvado pode ser definido pelo solo de um canteiro ou delineado por uma superfície sólida.
No último caso, será muito mais fácil cortar a relva se a superfície dura estiver ao nível do solo e a máquina poder passar por cima dela.
Mesmo quando o relvado termina num canteiro, crie um rebordo com tijolos ao longo da orla e deixe as plantas cobri-lo em vez de penderem sobre o relvado.
Apare a relva encostada ao rebordo de tijolos do relvado com uma tesoura de cortar relva, de preferência de cabo comprido, ou com aparador de sebes.
Se não houver um rebordo sólido, vai precisar de aparar as bordas do relvado frequentemente, com uma tesoura de relva, um aparador de sebes e uma pá, ou ainda, um corta-orlas em meia-lua, que tem uma lâmina achatada. Existem máquinas corta-orlas eléctricas,para relvados grandes.
Cuidar do relvado: como deixar as orlas bonitas
Torna-se mais fácil aparar as orlas com o relvado húmido, mas não molhado.
Dica importante: Coloque uma tábua sobre o relvado para não o pisar e use-a para marcar por onde vai cortar.
Corte as raízes da relva que estiverem a espalhar-se pelo canteiro. Quando acabar, comece a trabalhar no outro sentido,pressionando com a pá ou o corta-orlas a superfície do corte,para que ela fique firme e brilhante. Deite as aparas para a pilha do composto.
De dois em dois cortes, apare a orla com uma tesoura de relva ou um corta-orlas (direita) de cabeça ajustável.
Como cuidar do relvado: Rega
A relva perde a sua flexibilidade e começa a ficar sem cor quando tem falta de água, sobretudo no Verão.
Os relvados novos e os relvados de primeira qualidade têm de ser regados, a não ser que um período de seca restrinja o consumo de água.Regue assim que notar que a relva não ressalta depois de ser pisada.
Não se preocupe com os relvados utilitários; as relvas mais rijas ficam acastanhadas assim que entrarem no período de dormência, mas quando voltar a chover depressa recuperam a cor verde.
Evite regar pouco e frequentemente; encharque bem o relvado todas as semanas ou a intervalos maiores;
Os aspersores para relvados são o método de rega mais utilizado, mas desperdiçam muita água. Para aumentar a sua eficácia e reduzir a evaporação, ponha-os a trabalhar ao amanhecer e ao anoitecer.
Pode recorrer à rega por escorrimento ou a mangueiras perfuradas, mas terá de deslocá-las uns 20 cm de meia em meia hora.
Para relvados grandes e de primeira qualidade, instale aspersores oscilantes ou invista num robô que muda automaticamente de lugar quando a relva está bem molhada.
Cuidar do relvado: Que quantidade de água devo usar?
Deve regar bem o relvado para garantir que o solo fique húmido até uns 10-15 cm de profundidade. Uma rega superficial tem como resultado raízes pouco desenvolvidas e um relvado mais vulnerável à seca. Deve verificar a profundidade da água abrindo um buraco num canteiro adjacente e registando quanto tempo a água deve levar a aparecer no fundo.
Alimente o seu relvado
Um relvado com “fome” adquire um tom verde-amarelado. Evite esta cor alimentando o seu relvado pelo menos uma vez por ano com um fertilizante apropriado para a época. Certifique-se de que compra o produto adequado e siga sempre as instruções da embalagem.
- Os fertilizantes para a Primavera e Verão são sempre ricos em azoto, para fomentar um crescimento rápido e abundante e uma boa cor. Aplique-os na Primavera ou no ínico do Verão.
- Os fertilizantes para o Outono são ricos em potássio, que prepara a relva para suportar o Inverno. Aplique no início do Outono.
Existem fertilizantes para relvado em granulado e liquido.
Os líquidos aplicam-se regando. Actuam depressa e são ideais para relvados pequenos.
Os granulados têm um efeito mais prolongado mas é preciso regar o relvado após a aplicação. Este prática cultural só é necessária caso não chova ao fim de dois ou três dias.
Os fertilizantes têm de ser distribuídos uniformemente.
Por essa razão caso tenha um relvado grande, invista num espalhador com rodas . O aparelho terá de ser ajustado para que o fertilizante seja aplicado na proporção correcta.