Fonte: Agricultura e Mar
O Projecto Fruta Dragão – Validar a capacidade produtiva da pitaia vermelha já disponibilizou online os resultados do seu trabalho. Este Grupo Operacional (GO) tem como objectivo principal inovar ao nível das tecnologias de produção para a pitaia vermelha, de polpa vermelha e de polpa branca, tirando vantagem competitiva da região do Algarve pelas suas óptimas condições edafoclimáticas, permitindo ter produção ao longo de todo o ano com vista à satisfação do mercado nacional e internacional (produtividade, qualidade e diferenciação de mercado).
Um dos resultados do GO Fruta Dragão é o “Manual Técnico: A Cultura da Pitaia”, também disponível online, que representa um “importante instrumento de trabalho para produtores, com uma excelente base para mais estudos e aperfeiçoamentos necessários”.
Neste Manual pode saber mais sobre a cultura, as várias etapas da produção, as exigências edafoclimáticas, as formas de propagação, o material vegetal e a própria instalação da cultura no campo. No manual tem ainda informações relevantes sobre a rega, fertilização, técnicas de indução floral, pragas e doenças e colheita/pós-colheita.
“O Algarve é uma região com grande tradição frutícola. A alfarrobeira e a laranjeira são as principais culturas, com mais de metade de toda a superfície ocupada com culturas permanentes. A implantação de novas culturas permite ampliar e diversificar a fruticultura da região, o que lhe adita valor e conduz a uma maior sustentabilidade da actividade agrícola. A pitaia, ou fruta dragão, é uma das culturas que pode contribuir para a diversificação da fruticultura do Algarve e para a sua sustentabilidade, atendendo à problemática associada à falta de água, pois, por pertencer à família das cactáceas, consegue fazer um uso mais eficiente deste recurso que as outras culturas frutícolas. Para além disso, a esta cultura estão associados diversos aspectos positivos, do ponto de vista nutricional e económico, tornando-a numa opção atractiva quer para consumidores quer para produtores”, realçam os responsáveis pela elaboração deste Manual.
O Grupo Operacional “Fruta Dragão: Validar a capacidade produtiva da pitaia vermelha” é constituído pela Universidade do Algarve, AJAP — Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, Consulai – Consultadoria Agro-Industrial, Desafio Tropical, Luís Sabbo e Mil Plantas.
Pode consultar o “Manual Técnico: A Cultura da Pitaia” em formato digital aqui.
Todos os resultados do Projecto Fruta Dragão – Validar a capacidade produtiva da pitaia vermelha aqui.