Deficiência de nutrientes nas plantas: Sabe identificar os sintomas mais comuns?
As recomendações da dosagem de fertilizantes a serem aplicadas nas plantas é muitas vezes determinada pelos resultados das análises químicas ao solo bem como às suas folhas através de uma análise foliar. O que se verifica no entanto é que , quando não é efectuada uma fertilização da forma mais adequada, as plantas acabem por reflectir através da apresentação de sintomas de deficiência de nutrientes nas plantas. Esses sintomas anteriormente referidos são facilmente identificáveis para os profissionais do sector já com alguma prática e estão dependentes da função e importância de cada nutriente na planta. Portanto, a deficiência nutricional que muitas vezes se observa aquando das visitas de campo, dependem entre muitos factores, da concentração de determinado nutriente na planta e do crescimento e produtividade de cada planta e consequente cultura.
As plantas precisam de um conjunto de minerais e outros elementos essenciais para poderem crescer e se desenvolver de forma saudável. Se estes estiverem em excesso ou em falta, alguns desses nutrientes transmitem essa informação sob a forma de sintomas tais como manchas nas suas folhas, planta com pouco vigor ou murchas, presença de pragas e/ou doenças, entre outros sintomas. Dentro da categoria de nutrientes necessários para as plantas, alguns são mais necessários que outros, sendo por isso fundamental que estejam presentes em maiores quantidades que outros para que as plantas os possam aproveitar. Por essa razão devemos ter em conta que há factores importantes que temos de considerar como por exemplo o tipo de solo que utilizamos, as necessidades nutricionais das plantas durante o seu período de crescimento e desenvolvimento para que dessa forma seja mais fácil o fornecimento de nutrientes na medida que as plantas precisam, evitando dessa forma problemas futuros.
Fonte da imagem:Pinterest
Como é que a deficiência de nutrientes influencia o crescimento das plantas?
É de extrema importância entender algumas relações fundamentais que existem entre o crescimento e fornecimento dos nutrientes fundamentais para que as plantas se desenvolvam. Tal facto, aumenta a facilidade de estabelecimento de estratégias de doseamento e aplicação de fertilizantes, assim como permite compreender como a cultura em campo se está a desenvolver, evitando problemas futuros.
Situações possíveis de serem verificadas nas plantas:
- Deficiência de nutrientes nas plantas: o crescimento e desenvolvimento da planta ocorre à medida que aumenta o fornecimento de nutrientes;
- Nível adequado de nutrientes nas plantas: o crescimento e desenvolvimento da planta é máximo e independente do fornecimento de nutrientes à mesma;
- Excesso de nutrientes(toxicidade) nas plantas:a planta reduz o seu crescimento e desenvolvimento à medida que aumenta o fornecimento de nutrientes à mesma.
[spacer height=”20px”]
Deficiência de nutrientes: principais sintomas
Os principais sintomas de deficiência de nutrientes nas plantas podem sofrer uma variação conforme o seu histórico de fornecimento dos mesmos para as plantas. Uma dessas situações ocorre quando se verifica a supensão parcial ou total da fertilização com os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento de cada planta. Quando a planta tem falta de nutrientes em algum desses momentos, a planta apresenta sintomas de deficiências nutricional e é visível uma redução do crescimento e produtividade da planta.
Sintomas de deficiencia nutricional nas folhas velhas: Clorose e Necrose
A clorose pode ser uniforme (deficiência em azoto e/ou enxofre) ou internerval ou em manchas(deficiências em magnésio e/ou manganês).
A necrose pode ser observada nas extremidades (deficiência em potássio) ou internerval (deficiências em magnésio e/ou manganês).
Sintomas de deficiencia nutricional nas folhas jovens: Clorose e Necrose
A clorose pode ser uniforme (deficiência em ferro e/ou enxofre) ou internerval ou em manchas (deficiências em zinco e/ou manganês).
A necrose nas folhas pode indicar deficiência de cálcio, boro e cobre.
[spacer height=”20px”]
As deformações nas folhas pode indicar deficiência de molibdénio, zinco e/ou boro.
É fundamental que para que se possa evitar ao máximo a deficiência de nutrientes é necessário fornecer os nutrientes necessários através da fertilização, tendo sempre em consideração a sua concentração no solo e na planta.
Sintomas de excesso de nutrientes(toxicidade) nas plantas
Além da deficiência nutricional nas plantas, o excesso de nutrientes pelo contrário pode levar a planta a um nível de toxicidade, que é tão prejudicial para esta quanto a deficiência de nutrientes.
Muito importante: Como evitar a toxicidade?
A toxicidade pode ser evitada diminuindo o fornecimento de nutrientes. Os principais sintomas do excesso de nutrientes são verificados nas folhas velhas e maduras através de pontes de necrose( excesso de manganês e/ou boro) ou mesmo necrose nas suas extremidades( excesso de borro e/ou aplicação de sais).
A fertilização deve ser um processo consciente e pensado
O uso indiscriminado de fertilizantes no sector agrícola pode ocasionar uma desregulação de nutrientes ou pelo contrário impulsionar o aparecimento de problemas relacionados com a deficiência de micronutrientes nos sistemas de produção agrícolas.
É fundamental que a fertilização tenha uma grande importância para os agricultores, garantindo que as plantas recebem os nutrientes que necessitam. Em culturas anuais como o milho e a soja, a deficiência nutricional pode diminuir drasticamente o rendimento final dos grãos e consequentemente o lucro dele obtido. Por outro lado, as plantas com deficiência de nutrientes podem apresentar menor tolerância a pragas e doenças, aumentando a susceptibilidade a estas.
Como agricultores e profissionais do sector, é imperativo ter em consideração a concentração de nutrientes no solo e na planta e garantir que as práticas culturais agrícolas nomeamente a fertilização seja feita de forma adequada para minimizar os danos e evitar a fertilizantes a deficiência nutricional nas culturas agrícolas.