Detentores de galinhas poedeiras obrigados a declararem existências até 30 de Setembro

Autor do artigo: Agricultura e Mar

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária relembra que no mês de Setembro de 2023 decorre mais um período obrigatório de Declarações de Existências de Galinhas Poedeiras, conforme o seu Aviso de 9 de Agosto.

“Todos os detentores de galinhas poedeiras ficam obrigados a declarar os efectivos que possuíam à data de 1 de Setembro de 2023”,  refere o Aviso, assinado pela Directora-geral da DGAV, Susana Pombo.

Estão isentos da declaração de existências de galinhas poedeiras os estabelecimentos de galinhas poedeiras com menos de 350 aves e os estabelecimentos de criação de galinhas poedeiras reprodutoras.

A declaração de existências poderá ser efectuada directamente pelo produtor online, aqui, ou em alternativa em qualquer departamento dos Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais.

Os detentores de aves encontram-se obrigados a declarar periodicamente as alterações aos seus efectivos, de acordo com os procedimentos a estabelecer por despacho do Director-Geral de Alimentação e Veterinária.

A apresentação das declarações de existências dos efectivos de galinhas poedeiras, deve ser realizada nos meses de Fevereiro e Setembro, até ao último dia do mês a que se referem, considerando o efectivo presente no dia 1 desse mês.

Obrigatoriedade

De acordo com a legislação, e suas alterações, todas as explorações de aves são identificadas pela marca de exploração, constituída por um código único que localiza a exploração no território nacional. A sua atribuição é competência da DGAV.

Todas as explorações de aves são registadas na base de dados do Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA) e o detentores são responsáveis pela correcta identificação e registo dos seus animais.

A falta da declaração obrigatória de existências pode levar ao pagamento de coimas.

Mais informação aqui.

As últimas

Governo aprova regulamentação para funcionamento do Mercado Voluntário de Carbono

Fonte: Agricultura e Mar O Governo aprovou regulamentação específica para...

Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas está a recrutar Técnicos Superiores (31 vagas)

Fonte do artigo: Emprego e Estágios O Instituto de Financiamento...

Candidaturas ao European Bee Award prolongadas até 20 de Setembro. Prémio de 4.000 €

Fonte do artigo: Agricultura e Mar O prazo para submissão...

Iniciativa de cidadania em defesa da agricultura e da economia rural na Europa. Já subscreveu?

Fonte: Agricultura e Mar A Iniciativa de Cidadania Europeia em...

Newsletter

Pergunta Anti-spam ?

A não perder

Estudo da Science alerta para a necessidade de redução do impacto humano nos ecossistemas aquáticos

Um estudo publicado na Revista Science, em que participa...

Estudo revela subestimação dos valores de dependência dos polinizadores na agricultura e destaca a sua importância

Um estudo internacional conduzido por investigadores da Faculdade de...
acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.  
spot_img

Governo aprova regulamentação para funcionamento do Mercado Voluntário de Carbono

Fonte: Agricultura e Mar O Governo aprovou regulamentação específica para o funcionamento do Mercado Voluntário de Carbono em Portugal, estando já disponível um sítio de...

Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas está a recrutar Técnicos Superiores (31 vagas)

Fonte do artigo: Emprego e Estágios O Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P – IFAP, foi criado com a extinção do Instituto de...

Candidaturas ao European Bee Award prolongadas até 20 de Setembro. Prémio de 4.000 €

Fonte do artigo: Agricultura e Mar O prazo para submissão de candidaturas ao European Bee Award foi prolongado até dia 20 de Setembro, informa a...