InícioArtigosDGAV esclarece se percevejo asiático é perigoso ou não

DGAV esclarece se percevejo asiático é perigoso ou não

-

Fonte : DGAV

Halyomorpha halyséum percevejo que tem vindo a causarpreocupações em vários países terceiros,nos quais tem provocadoestragos avolumados em várias culturas, designadamenteem espécies de fruteiras.

No território da União Europeia já sé conhecida a sua presença em pelo menos 15 Estados Membros, sendo Itália casoque suscita maior preocupação,onde se registamimportantes estragos nas culturas.

Em Portugal, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV)e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) têm vindo a acompanhar a evolução deste problema fitossanitário, estando já em curso um Programa Nacional de Prospeção direcionado para a identificação da presença deste inseto, tal comoacontecepara mais cerca de 6 dezenas de pragas e doenças emergentes.

Perante o surgimento denotícias associando este inseto àproblemática da Vespa velutinae a um eventual problema de saúde pública, a DGAV esclarecequeHalyomorpha halysnão é perigoso parapessoas e animais:não morde,não pica ou suga sangue,nem transmitedoenças, exalandoum cheiro forte e desagradável, razão porque é conhecido comobrown marmorated stink bug(percevejo fedorento).

Face às características deste inseto, é expectável a sua dispersãopelo território da UE, em particular através do movimento de mercadorias, de meios de transporte e de pessoas, pelo que os agricultores devem estar particularmente atentos à eventual presença do inseto em maquinaria e bens que entrem nas suas explorações agrícolas. Em caso de deteção, deverão sertomadasmedidas de controlo.

Além da luta química, estão já a ser estudadas formas de controlobiológicodesta praga, nomeadamente o uso de agentes já usados em fase experimental em Itália.

Lisboa, 15de outubro de 2019

Ultimos posts

Porque é que a tua horta não dá o que esperavas (mesmo com todos os cuidados)

Fizeste tudo o que te disseram: escolheste um cantinho soalheiro, compraste sementes, regaste com amor, até falaste com as tuas plantas… mas os resultados continuam...

Como Corrigir o pH do Solo para Cada Tipo de Planta

A saúde do solo é o ponto de partida para qualquer cultura de sucesso. Um dos fatores mais importantes — e muitas vezes ignorado —...

Como identificar e controlar pragas e doenças na horta (sem químicos)

Quem tem uma horta sabe bem: basta uns dias de distração para surgirem surpresas desagradáveis. Folhas comidas, manchas esquisitas, caules murchos, frutos que apodrecem antes...

Cultivar aromáticas no outono: 5 exemplos para começar (ou recomeçar)

O outono é uma altura especial para quem cultiva. “O solo começa a respirar” depois do calor do verão, a humidade volta com mais regularidade...