InícioArtigosDGAV esclarece se percevejo asiático é perigoso ou não

DGAV esclarece se percevejo asiático é perigoso ou não

-

Fonte : DGAV

Halyomorpha halyséum percevejo que tem vindo a causarpreocupações em vários países terceiros,nos quais tem provocadoestragos avolumados em várias culturas, designadamenteem espécies de fruteiras.

No território da União Europeia já sé conhecida a sua presença em pelo menos 15 Estados Membros, sendo Itália casoque suscita maior preocupação,onde se registamimportantes estragos nas culturas.

Em Portugal, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV)e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) têm vindo a acompanhar a evolução deste problema fitossanitário, estando já em curso um Programa Nacional de Prospeção direcionado para a identificação da presença deste inseto, tal comoacontecepara mais cerca de 6 dezenas de pragas e doenças emergentes.

Perante o surgimento denotícias associando este inseto àproblemática da Vespa velutinae a um eventual problema de saúde pública, a DGAV esclarecequeHalyomorpha halysnão é perigoso parapessoas e animais:não morde,não pica ou suga sangue,nem transmitedoenças, exalandoum cheiro forte e desagradável, razão porque é conhecido comobrown marmorated stink bug(percevejo fedorento).

Face às características deste inseto, é expectável a sua dispersãopelo território da UE, em particular através do movimento de mercadorias, de meios de transporte e de pessoas, pelo que os agricultores devem estar particularmente atentos à eventual presença do inseto em maquinaria e bens que entrem nas suas explorações agrícolas. Em caso de deteção, deverão sertomadasmedidas de controlo.

Além da luta química, estão já a ser estudadas formas de controlobiológicodesta praga, nomeadamente o uso de agentes já usados em fase experimental em Itália.

Lisboa, 15de outubro de 2019

Ultimos posts

Estudo identifica pela primeira vez estirpes de bactéria que afeta gravemente várias culturas agrícolas em Portugal

Uma investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) isolou, pela primeira vez em Portugal, várias estirpes da bactéria Xylella fastidiosa, associada à...

Como cultivar morangos em casa: um guia técnico para iniciantes

Se há fruta que encanta tanto pelo sabor como pela aparência, é o morango. Além dedeliciosos, os morangos são uma verdadeira fonte de saúde: ricos...

Soluções Biocal para Corrigir Solos Ácidos: Como Ajustar o pH de Forma Segura e Sustentável

Já ouviu dizer que o solo "não está bom para plantar"? Muitas vezes, essa sensação tem uma explicação simples: o solo pode estar demasiado ácido....

7 comportamentos errados que deve evitar com as aromáticas

As ervas aromáticas são verdadeiras aliadas na cozinha e no jardim, mas, por mais fáceis que pareçam de cultivar, há erros comuns que podem comprometer...