Dúvidas frequentes sobre a criação de galinhas: as minhas respostas

Dentro da pecuária, as galinhas revelam-se um excelente exemplo de  animais que são muito apreciados para a produção de carne e de ovos.  Ter um galinheiro, para além de lhe proporcionar momentos de  lazer e bem-estar por estar a fornecer cuidados aos animais que gosta, pode também proporcionar a estes exemplares uma alimentação mais  saudável, livre de hormonas e rações que pouco acrescentam à saúde das suas galinhas.

Embora  a criação de aves de capoeira seja já bastante usual, existem sempre dúvidas recorrentes que irei tentar esclarecer ao longo deste artigo. Curiosos para saber quais as perguntas que mais me fazem?

Produção de ovos diariamente, uma galinha põe em média 1 ovo por dia durante o período de postura, uma quantidade suficiente para consumo da sua família, amigos ou até mesmo para dividir com a vizinhança.

1 . Ter o bebedouro sempre com água é fundamental?

Sim, sem dúvida. A água é daqueles elementos que não pode de forma nenhuma faltar, uma vez que é muito importante para que estas se mantenham saudáveis e que seja assegurada a produção de ovos.  As galinhas bebem muita água e, estas necessidades aumentam  em tempos de calor. No Verão, que é normalmente quando as temperaturas são mais elevadas, cada galinha pode beber até meio litro de água em um único dia! Garanta também que a água está sempre limpa para evitar infecções. Já deve ter reparado que as galinhas gostam de entrar dentro dos ” recipientes” com água, diminuindo drasticamente a sua qualidade. Tente arranjar uma forma de isto não acontecer!

como cuidar das galinhas galinheiro

2 . Que tipo de alimentação devo dar às minhas galinhas?

Em primeiro lugar, deve arranjar um alimentador suficientemente grande  para todas as galinhas que tem no seu galinheiro.  Este estar arquitectado para que todas possam comer sem que o alimento disponível seja contaminado pelas próprias galinhas.

Quanto ao tipo de alimentação, o cenário ideal é soltar a sua galinha pela campo, durante um período do dia, para que ela possa comer o que lhe apetecer: erva, minhocas, plantas infestantes, entre outros. Pode também atirar para o galinheiro grãos de milho para que possam picar consoante as suas necessidades.

como cuidar das galinhas galinheiro

3 . As galinhas precisam de um espaço adequado para dormir?

Sim, de forma a garantir o seu bem-estar, coloque “poleiros” elevados a diferentes níveis no galinheiro, para que elas possam descansar convenientemente.

4 .  Quando é que as galinhas começam a postura dos ovos?

Quando as galinhas atingem  os 5 ou 6 meses de idade, começam o processo de postura dos ovos. Esta produção cresce gradualmente até aos 2 anos de idade, momento em que começa a diminuir. É importante referir que, depois de recolher os ovos do ninho, estes devem ser limpos com um pano húmido e nunca com água quente.

5 . É necessário um galo no galinheiro para a galinha colocar ovos?

Não é necessário, como é óbvio. Um galo num galinheiro tem a principal função de tornar o ovo fértil, podendo nascer um pintainho caso o ovo seja chocado pela galinha.  Caso não haja galo no galinheiro, a galinha continuará a postura de ovos mas estes apenas serão para consumo humano e nunca para procriação.

como cuidar das galinhas galinheiro

6 . A que temperatura devem ser preservados os ovos?

Para garantir que os ovos sejam seguros, e de forma a conservá-los por mais tempo,  estes devem estar a uma temperatura abaixo dos 20ºC.

como cuidar das galinhas galinheiro

7 . Quanto tempo pode viver uma galinha?

O tempo de vida útil de uma galinha depende muito dos cuidados que recebe, das condições do galinheiro, da sua saúde… Mas, se todas essas condições forem garantidas, uma galinha pode durar até  15 anos.

como cuidar das galinhas galinheiro

Gostaram deste artigo? Algumas destas dúvidas que aqui abordo também são as vossas? Digam-me tudo nos comentários 🙂

As últimas

Candidaturas ao European Bee Award prolongadas até 20 de Setembro. Prémio de 4.000 €

Fonte do artigo: Agricultura e Mar O prazo para submissão...

Iniciativa de cidadania em defesa da agricultura e da economia rural na Europa. Já subscreveu?

Fonte: Agricultura e Mar A Iniciativa de Cidadania Europeia em...

Agricultores espanhóis com acesso à água do Alqueva vão pagar o mesmo que os portugueses

Fonte do artigo: Agricultura e Mar Os governos de Portugal...

Fichas de Cultivo na Horta: o que são e como fazer

Quando se trata de jardinagem e cultivo de hortas,...

Newsletter

Pergunta Anti-spam ?

A não perder

Estudo da Science alerta para a necessidade de redução do impacto humano nos ecossistemas aquáticos

Um estudo publicado na Revista Science, em que participa...

Estudo revela subestimação dos valores de dependência dos polinizadores na agricultura e destaca a sua importância

Um estudo internacional conduzido por investigadores da Faculdade de...
acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.  
spot_img

Candidaturas ao European Bee Award prolongadas até 20 de Setembro. Prémio de 4.000 €

Fonte do artigo: Agricultura e Mar O prazo para submissão de candidaturas ao European Bee Award foi prolongado até dia 20 de Setembro, informa a...

Iniciativa de cidadania em defesa da agricultura e da economia rural na Europa. Já subscreveu?

Fonte: Agricultura e Mar A Iniciativa de Cidadania Europeia em defesa da agricultura e da economia rural na Europa, liderada pelo movimento espanhol SOS Rural,...

Agricultores espanhóis com acesso à água do Alqueva vão pagar o mesmo que os portugueses

Fonte do artigo: Agricultura e Mar Os governos de Portugal e Espanha chegaram finalmente a um compromisso quanto à utilização da  água da Barragem do Alqueva, ao...