InícioArtigosDicas sobre agricultura: Quando devo colher as minhas ervas aromáticas?

Dicas sobre agricultura: Quando devo colher as minhas ervas aromáticas?

-

Saiba mais sobre ervas aromáticas

O momento em que deve efectuar a colheita das suas ervas aromáticas  gera muitas vezes dúvidas ao seu produtor. Colher estas ervas(entre a Primavera e o Outono) quando estas estão ainda frescas e com bom odor é assim uma prioridade para quem as produz. Todas as plantas medicinais e aromáticas atingem o grau máximo de maturação num ponto específico durante o ano. Neste momento anteriormente referido, o seu aroma é particularmente forte. Um sabor apimentado significa que estas ervas reuniram grandes quantidades de conteúdos valiosos nas suas folhas,raízes, ou grãos de sementes, sendo o seu aroma particularmente forte. Se for seu objectivo aproveitar estas substâncias medicinais e aromáticas para a sua cozinha e/ou para a sua farmácia caseira então deve intervir atempadamente para que não se percam propriedades fundamentais destas ervas. Em muitos dos casos o momento ideal da colheita dá-se pouco tempo antes ou durante a fase de floração.

ervas aromaticas

Fonte da imagem:Ideias e Receitas

Momento de colheita das ervas aromáticas mais importantes

As informações abaixo dar-lhe-ão as indicações práticas para a colheita destas ervas aromáticas no primeiro ano. Deve consultar estas informações sempre que precisar durante o momento de colheita no primeiro ano. Depois de lhe “apanhar o jeito” tudo será muito mais simples.

1- Manjericão

Corte os ramos superiores das folhas tenras antes de florirem. O manjericão seco perde infelizmente muito do seu sabor aromático.

2- Segurelha, anual

Cortar em tufos pouco tempo antes de florir e durante a floração; a erva permanece muito intensa mesmo depois de seca.

3-Borragem

Só sabe bem fresca. Poderá colher permanentemente as folhas macias e mais jovens. As plantas mais velhas ficam ásperas e não sabem muito bem.

4- Endro

As tenras folhas verdes sabem melhor quando frescas. As flores do endro utilizam-se frescas para conservas. Os caules com sementes devem ser cortados quando ficam castanhos e secos.

5- Estragão

Quando se apresentarem os primeiros botões de flor, é sinal de que o estragão está no estado máximo de maturação. Corte ramos inteiros com folhas tenras de preferência.

6- Cerefólio

Utiliza-se sempre fresco. A erva não é apropriada para conservação.

7- Manjerona

Pouco tempo antes de se abrirem as flores esféricas, corte a erva. Não a corte por completo porque ainda crescerá uma segunda colheita.

8- Erva-cidreira

Pouco tempo antes da floração, a erva contém especialmente muitos óleos etéreos. Corte por isso a parte superior dos ramos que possuem ainda folhas suaves e verdes.

9-Orégãos

Desta erva corte ramos inteiros durante a floração.

10-Hortelã-pimenta

Antes da floração,os caules são cortados e secos.

11-Salva

Pouco antes da floração, corte algumas extremidades comfolhas jovens e tenras para secar. Estas permanecem aromáticas durante muito tempo.

12-Cebolinho

Só se utiliza fresco. Os talos sabem melhor na primavera.

13- Tomilho

Pouco antes da floração, corte alguns ramos para secar. O poderoso aroma dura muito tempo.

 

 

Ultimos posts

Coberturas do solo: o aliado silencioso que pode transformar a tua horta

Se tens uma horta ou um pomar, já sabes como o trabalho pode ser exigente: arrancar plantas infestantes, regar constantemente, proteger as plantas do calor,...

Culturas de ciclo curto: guia completo para colheitas rápidas em 30 a 60 dias na tua horta

Quem tem uma horta sabe bem: é preciso paciência. Muitas culturas, como o tomate, a abóbora ou a batata, demoram vários meses desde a sementeira...

O Papel do pH na Eficiência dos Fertilizantes: Como Usar os Produtos Certos para Melhorar os Resultados

Quando pensamos em fertilização, é normal que a nossa atenção vá diretamente para os nutrientes: o azoto que faz crescer, o fósforo que estimula raízes,...

Como Começar a Tua Horta com o Pé Direito: 6 Passos Que Funcionam Mesmo

Cada vez mais pessoas querem cultivar os seus próprios alimentos. E faz todo o sentido. Ter uma horta em casa — mesmo que pequena — dá-te...