Hoje trago-vos um artigo um pouco diferente do habitual. Venho falar-vos sobre um problema muito frequente nas capoeiras de muitos de vocês. Já se depararam com o problema com galinhas que comem os ovos? Neste artigo trago-vos as razões para que isto aconteça, bem como algumas dicas para evitar este problema.

galinhas comem os ovos

Porquê que as galinhas comem os ovos? a explicação

Normalmente quando as galinhas comem os ovos significa que existe uma deficiência nutricional. A mais frequente nestes casos é a deficiência/falta de cálcio que pode trazer muitos problemas para as suas galinhas, diminuindo drasticamente a produção de ovos . Existem situações em que esta deficiência nutricional está num nível tão grave que pode originar em casos mais agudos ovos com a casca mole.

Muitas vezes, as galinhas começam a comer os próprios ovos de forma não-intencional pois sem querer quebram o ovo com o seu bico e descobrem as “maravilhas” que existem dentro dele. A partir deste momento, esta ação das galinhas comerem os seus próprios ovos torna-se um problema sério e muitas vezes de difícil resolução.

Ainda relativamente a este problema é importante salientar que se as cascas dos ovos forem demasiado finas e frágeis acabam por quebrar-se mais facilmente, o que pode ser um sinal claro que a nutrição das suas aves não está a ser bem assegurada.

Por outro lado mas no mesmo sentido, a falta de água fresca pode gerar uma necessidade das galinhas de fazerem dos seus próprios ovos uma fonte líquida nutritiva.

É essencial que garanta que o seu galinheiro possui os requisitos essenciais para que garantir o bem-estar das suas galinhas, pois más condições podem contribuir para atenuar este problema tão comum (ninhos com más condições, sobrelotação, etc).

porque galinhas comem os ovos

Galinhas comem os ovos: 7 dicas para evitar este problema

1- Garanta um bom ambiente e condições no seu galinheiro

Existem algumas condições básicas que deve garantir para que o seu galinheiro esteja como esperado e proporcione o ambiente que as suas galinhas necessitam. É importante que evite a superlotação do seu galinheiro, ou seja, que impeça que estejam mais galinhas do que aquelas que a dimensão das suas instalações podem suportar. Pense comigo: se existirem mais aves do que o suposto ou se a quantidade dos ninhos e sua dimensão for insuficiente, a probabilidade de os ovos “ficarem amassados” e acabarem por partir é maior.

Se tem galinhas “chocas” no seu galinheiro, ou seja, aquelas que insistem em ficar sentados por cima dos ovos até que estes choquem, deve retirá-las das áreas destinadas à postura de ovos. Dessa forma, conseguirá ter mais espaço disponível para que as suas galinhas circulem mais livremente.

galinhas comem os ovos

2- Coloque os ninhos num local mais escuro e calmo

Sim, é verdade. As galinhas podem “ficar stressadas” e inquietadas com o excesso de luz e barulhos estranhos e acabar por “bicar” os ovos.

Por essa razão, posicione o(s) ninho(s) longe dos locais mais movimentos do seu galinheiro assim como dos locais onde entra mais facilmente a luz do dia.

Caso verifique que as suas galinhas estão demasiado inquietas, pode ser necessário “tapar” janelas ou buracos que possam existir no seu galinheiro para evitar a entrada de luz de forma intensa. Criará dessa forma um local mais agradável e calmo para as galinhas viverem.

É importante também que o material que compõe os ninhos e camas esteja sempre limpo e sobretudo seco. Caso algum ovo quebre no ninho, remova qualquer vestígio do mesmo deste local e substitua por outro novo e limpo.

Por outro lado, evite que as galinhas fiquem “entediadas”. Isto pode parece parvo mas, se estas estiverem “entretidas” com alguma coisa esquecem-se de fazer o que não devem, ou seja, comer os próprios ovos.

Crie algum “entretimento” para as suas galinhas no poleiro. No meu galinheiro, tenho algumas tábuas colocadas em locais estratégicos do galinheiro que serem de “poleiro” e para os quais as galinhas saltam e “escalam”. Acredite, elas gostam deste tipo de estruturas e passam o dia a saltar de umas para as outras.

Pode também colocar “algo pendurado no seu galinheiro” para elas se irem entretendo. Eu costumo “colher um molho de couves” ou repolho da horta e atá-los estrategicamente a um cordel, ficando suspensas. As galinhas passam grande parte do dia a “picá-las” e além disso, a sua alimentação é mais diversificada.

galinhas comem ovos

3- Identifique a(s) galinha(s) que comem os ovos e retire-os do galinheiro

Este passo é extremamente importante. Quando reparar que existem ovos partidos no seu galinheiro, identifique com urgência a(s) responsável(eis) por este feito. Normalmente é fácil encontrar as culpadas pois ainda estão com vestígios dos ovos no bico :p.

Dado que as galinhas acabam por imitar o comportamento umas das outras, é importante que retire/separa as galinhas que estão com este comportamento para outra instalação pecuária pois caso contrário, as galinhas “bem-comportadas” vão aprender também a fazer esta habilidades por observação das restantes e comer os ovos do ninho.

galinhas comem os ovos

4- Suprima necessidades nutricionais: dê-lhes uma alimentação balanceada

Dado que o grande motivo de as galinhas comerem os ovos é causado por deficiências nutricionais, é importante que lhes forneça uma alimentação completa e balanceada.

Aconselho por isso que força uma aliementação rica em proteína, vitaminas e minerais e que se possível lhes ofereça uma ração especialmente concebida para galinhas poedeiras.

Atualmente, é muito fácil encontrar alimentação concentrada especialmente elaborada galinhas poedeiras.  Este tipo de alimentos, têm uma composição específica para cobrir as necessidades nutricionais das galinhas de acordo com sua idade.

No entanto, pode também complementar esta alimentação com comida fresca caseira como por exemplo: sementes de milho e trigo,  restos de legumes frescos, arroz e massa.

  • Alerto no entanto que se optar por dar às suas galinhas restos da alimentação caseira, evite ao máximo alimentos que contenham uma grande quantidade de sal ou restos de carne( nunca mesmo!).

Quanto à hora que escolher para dar a alimentação às suas galinhas, estabeleça uma rotina. Pode optar dar-lhes de comer 2 vezes por dia ( sempre no mesmo horário) ou deixar o comedouro cheio logo pela manhã para que elas possam alimentar-se durante o dia.

Disponibilize água fresca e limpa 

Para garantir que não falte água às suas galinhas, compre um bebedouro para este fim.  Coloque-o num local à sombra para que a água não esquente.

5- Forneça-lhes cascas de ostra

Uma das formas para ajudar a suprimir estas carências nutricionais das suas galinhas é acrescentar cálcio à sua alimentação/ração. 

Acrescente à sua alimentação diária cascas de ostra ou farinha de cascas de ostra pois são riquíssimas em cálcio, um elemento essencial para a formação da casca do ovo entre outras funcionalidades e benefícios. Pode comprar cascas de ostra em qualquer loja agropecuária.

6- Coloque ovos falsos no ninho

Sim, agora é hora de “pregar uma partida às galinhas”. Coloque ovos falsos no ninho para enganar as suas galinhas. Pode comprá-los em qualquer “loja dos chineses” ou então optar por bolas de golfe, em último caso. Dessa forma, quando a galinha decidir bicar os seus ovos falsos descobrirá que não conseguirá parti-los por são muito duros, acabando por desistir do sucedido (pelo menos as menos convictas).

Há quem diga que se fizer um pequeno buraquinho num ovo e esvaziar o seu conteúdo e colocar mostarda como substituição, as galinhas também vão diminuir este comportamento. Elas detestam este sabor e por essa razão, diminuirão este comportamento.

Como nunca experimentei este truque não posso comprovar a sua eficácia, mas se está com este problema não custa tentar.

galinhas comem os ovos

7- Medida extrema e não aconselhável: debicagem

Mesmo depois de tentar todas as dicas que partilhei consigo acima, é  possível que este hábito das galinhas que comem os ovos perdure. Nesse caso, vou partilhar um medida extrema que sei que há muita gente que faz: a debicagem.

Este processo corresponde ao corte da ponta do bico da galinha. A debicagem deve ser feita com muito cuidado para evitar que o bico acabe por sangrar. Por isso, recorra à ajuda de profissional experiente ou de alguém que já faça isto há bastante tempo.

Nunca cheguei a fazer este procedimento por achar um pouco cruel, mas sei que há muitas pessoas mais antigas que o fazem e passaram este conhecimento às gerações mais novas.

A minha falecida avó, em último recurso, costumava retirar a ponta do bico às galinhas e fiquei com a “imagem” na cabeça. Apesar de não recomendar este método o que é certo é que funcionava pois já não tinham meio de comer os ovos.

galinhas comem os ovos

Espero que não seja necessário adotar esta medida extrema e que as dicas que dei acima sejam suficientes para impedir que as galinhas comam os ovos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here