InícioArtigosGuias de circulação de suínos já podem ser feitas online

Guias de circulação de suínos já podem ser feitas online

-

Fonte: Agricultura e Mar

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que, prosseguindo o objectivo de desmaterialização dos processos relativos à movimentação animal, as guias de circulação dos suínos para exploração, entreposto e outros podem ser agora emitidos em formato digital através do SNIRA – iDigital no Sistema Informativo da Sanidade dos Suínos (SISS).

Atenção: o SISS não funciona com o Internet Explorer

“Prosseguindo o objectivo da desmaterialização do processo de notificação de ocorrências à base de dados do Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA), bem como do controlo em tempo real da movimentação dos animais de acordo com as classificações e estatutos sanitários das explorações, o processo de movimentação dos suínos sofreu alterações (Oficio Circular nº1/DGAV/DIRMA/2020) passando as guias de circulação a ser emitidas através do SNIRA – iDigital no Sistema Informativo da Sanidade de Suínos.

Plataforma iDigital

Explica a DGAV que a aplicação desenvolvida para o efeito, funciona em ambiente web na plataforma iDigital já conhecida, nomeadamente dos procedimentos para a movimentação dos bovinos, ovinos e caprinos, dos suínos para abate imediato e das declarações de existências de suínos (instruções de acesso ao SISS para produtores aqui)

O novo processo assenta na emissão pela base de dados das guias de circulação de suínos para exploração (SISS Trânsito para exploração em vida), entreposto (SISS Trânsito para entreposto para abate) e outros.

Perguntas frequentes:

P: Como devo aceder ao SISS?

R: Deve aceder ao SNIRA no IFAP (aqui), através do Chrome ou Firefox, uma vez que o SISS não funciona com o Internet Explorer. Deverá ainda consultar o documento de apoio “SISS – Instruções de acesso – Produtores”, disponível em www.dgav.pt, animais, animais com interesse pecuário, suínos.

P: O SNIRA/SISS permite registar que tipo de movimentação?

R: Através do SNIRA, o SISS permite o registo das guias de circulação para exploração ou para entreposto para abate (Mod. 1539/DGAV) em formato digital. As guias de abate continuam a ser emitidas como até aqui, pelo SNIRA.

P: Poderei continuar a utilizar as guias Mod. 251/DGAV?

R: O Mod. 1539/DGAV irá substituir as guias em formato de papel (Mod. 251/DGAV), que deixarão de ser aceites a partir do dia 1 de Março de 2020.

P: O que fazer com as guias Modelo 251/DGAV que tenho na exploração?

R: Deverá mantê-las e conservá-las em arquivo, pelo período de três anos.

P: Quem pode emitir as guias Mod. 1539/DGAV?

R: A partir de 01/03/2020, as guias de circulação para exploração/ entrepostos para abate de suínos, serão emitidas exclusivamente no SISS, pelos suinicultores, os representantes do suinicultor por este indicados, e/ou pelos serviços veterinários oficiais.

P: Numa guia para entreposto, nos animais a transportar, para seleccionar “destinados a”, apenas dispomos de “Engorda” e “Reprodução”. O que seleccionar?

R: Seleccionar de acordo com a classe que irá ser transportada para o entreposto.

P: Qual a validade das guias Mod. 1539/DGAV?

R: 72 horas após a data de autorização do Serviço Veterinário Local (SVL). Após este tempo, já não é possível obter (imprimir) a guia de circulação.

P: Registei e submeti um movimento, mas depois de submeter, apercebi-me que a guia não estava correctamente preenchida. O que fazer?

R: Indique na guia o que aconteceu. Primeiro escrevendo o comentário e depois carregar no botão “COMENTAR”. De seguida, informe o Serviço Veterinário Local de origem, para o email PCEDA respectivo, do sucedido, para que possa a situação ser regularizada.

P: Registei e submeti um movimento, mas este não se realizou. O que fazer?

R: Indique na guia o que aconteceu. Primeiro escrevendo o comentário e depois carregar no botão “COMENTAR”. De seguida, informe o Serviço Veterinário Local de origem, para o email PCEDA respectivo, do sucedido, para que possa a situação ser regularizada.

P: Recebi animais na exploração. Tenho que fazer alguma coisa no SISS?

R: Sim, o destinatário deve comunicar a informação da guia à base de dados, no prazo máximo de 7 dias, após a chegada dos animais.

P: Recebi animais no entreposto. Tenho que fazer alguma coisa no SISS?

R: Sim, o destinatário deve comunicar a informação da guia à base de dados, no prazo máximo de 7 dias, após a chegada dos animais.

P: Terei que entregar mensalmente os mapas de comunicação de emissão de guia?

R: Não, os mapas mensais de comunicação de emissão de guia deixaram de ser aplicáveis, após a data de começo de utilização do SISS.

P: Tenho acesso a guias abertas para exploração ou para entreposto para abate?

R: Não existem guias abertas no SISS.

P: E para o matadouro, continuam a existir guias abertas para abate?

R: Sim, limitadas de 2 até 6, conforme a dimensão do efectivo declarado da exploração e só quando o sistema estiver inoperacional.

P: As guias para abate (Mod. 1309/DGAV) são emitidas pelo SISS?

R: Não, as guias para abate (Mod. 1309/DGAV) continuam a ser emitidas como até aqui no SNIRA – iDigital, também com acesso através da área reservada do IFAP. O mesmo acontece com as Declarações de Existências de Suínos, que são efectuadas em Abril, Agosto e Dezembro de cada ano, haja ou não, suínos na exploração.

P: E se o SNIRA/SISS não estiver operacional?

R: No caso de o sistema não estar operacional, os serviços oficiais dispõem de guias offline, que poderão emitir apenas nesta situação.

P: Que outro tipo de registo posso fazer no SISS?

R: No caso das explorações positivas, a intenção de abate dos suínos positivos, também será registada no SISS.

P: A emissão de guias para exploração, no SISS, precisa de autorização?

R: Sim, os serviços veterinários da área da exploração de destino têm que autorizar o trânsito e ditar as condicionantes directamente no SISS.

P: E como é que sabemos que a guia já foi autorizada e pode ser impressa?

R: Recebe uma notificação/ alerta no SISS (cantosuperior direito) com essa informação.

P: E as guias para entreposto também têm que ser autorizadas pelos serviços?

R: Não, essas guias são imediatas, podem ser logo utilizadas (impressas).

P: E qual a validade das guias para entreposto?

R: 72 horas após a data de registo da guia. Após este tempo, já não é possível obter (imprimir) a guia de circulação.

P: Posso utilizar transporte que não esteja autorizado?

R: Não, apenas estão disponíveis para escolha os transportadores e respectivas matrículas que estejam autorizados e registados na DGAV (SIPA).

Saiba mais aqui.

Ultimos posts

Estudo identifica pela primeira vez estirpes de bactéria que afeta gravemente várias culturas agrícolas em Portugal

Uma investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) isolou, pela primeira vez em Portugal, várias estirpes da bactéria Xylella fastidiosa, associada à...

Como cultivar morangos em casa: um guia técnico para iniciantes

Se há fruta que encanta tanto pelo sabor como pela aparência, é o morango. Além dedeliciosos, os morangos são uma verdadeira fonte de saúde: ricos...

Soluções Biocal para Corrigir Solos Ácidos: Como Ajustar o pH de Forma Segura e Sustentável

Já ouviu dizer que o solo "não está bom para plantar"? Muitas vezes, essa sensação tem uma explicação simples: o solo pode estar demasiado ácido....

7 comportamentos errados que deve evitar com as aromáticas

As ervas aromáticas são verdadeiras aliadas na cozinha e no jardim, mas, por mais fáceis que pareçam de cultivar, há erros comuns que podem comprometer...