Horta em apartamento: ideias-chave que deve reter
Atualmente são muitas as pessoas que querem ter a sua própria horta, mas pela limitação de espaço a que estão sujeitas facilmente desistem da ideia. Hoje já existem meios que facilitam a construção de uma horta em ambientes de reduzidas dimensões, como por exemplo ideias para construir uma horta em apartamento. Dessa forma, todas as pessoas que gostam de jardinagem e que desejam ter um seu espaço verde ou uma pequena hortinha na sua casa podem fazê-lo facilmente.
Deve ter em mente que uma horta em apartamento não é tão ampla quanto uma horta convencional feita no quintal de uma casa dada a limitação grande de espaço que se verifica. No entanto, os resultados são sempre muito satisfatórios.
Neste artigo, darei alguns exemplos de vegetais que podem ser cultivados na horta em apartamento assim como dicas úteis e simples para que as possa colocar em prática.
Conhece as dicas principais para produzir bons legumes e saladas? Um dos principais truques é garantir que possui os ingredientes mais frescos em sua casa, produzidos na sua própria horta. No entanto, se tem limitação de espaço, pode optar por produzir os seus alimentos em vaso, fazendo por exemplo a sua horta em apartamento.
Deve ter em atenção que nem todos os vegetais podem crescer em vasos, no entanto, neste artigo dou-lhe 8 exemplos de legumes que podem perfeitamente serem produzidos nestas condições sem perder qualidade ou sabor.
Dicas para plantar vegetais na sua horta em apartamento
Utilize recipiente profundos
A maior parte das ervas e vegetais precisa de ser plantada num recipiente com alguma profundidade para crescer adequadamente, e por essa razão, deve utilizar vasos com pelo menos 25 l de capacidade.
Utilize vasos capazes de fazer uma boa drenagem
É fundamental que o vaso escolhido consiga fazer uma drenagem adequada. Para tal, é fundamental que faça pequenos “furinhos” no fundo do vaso para garantir a circulação de água e nutrientes.
Lave e desinfete os vasos antes de plantar
- Com o principal objectivo de eliminar bactérias e fungos que possam estar presentes nos vasos, deve lavá-los e desinfectá-los cuidadosamente. Para tal, misture um copo de lixívia em 3 litros de água e lave os seus vasos com esta solução.
-
Escolha um substrato adequado para as suas culturas
- É fundamental que o substrato escolhido seja o recomendado e adequado para qualquer planta, para garantir que este forneça os nutrientes que a cultura precisa para crescer e desenvolver-se adequadamente.
Utilize um bom fertilizante
- Pode optar por investir num bom fertilizante líquido ou fazer o seu próprio fertilizante caseiro, certificando-se dessa forma que as suas plantas estão a receber tudo aquilo que mais necessitam terem boas produtividades.
Horta em apartamento: 8 sugestões de vegetais para plantar
1. Alface
A alface é um bom exemplo de um vegetal muito fácil de plantar num vaso/canteiro na varanda do seu apartamento. As sementes de alface crescem em quase todas as condições, e são por essa razão um dos vegetais mais simples que pode cultivar no seu apartamento.
Adquira umas sementes de alface e comece a plantar! Em pouco tempo pode ter as suas alfaces prontas a serem consumidas, precisando apenas de um local que receba bastante luz solar para colocar os recipientes onde vai semear ou plantar esta cultura. Pode escolher várias variedades de alface e produzi-las no mesmo espaço e não há qualquer problema.
2. Espinafres
Com condições muito semelhantes às alfaces, os espinafres são um bom exemplo de um vegetal muito simples para plantar e cuidar. Assim que estejam prontos a serem consumidos, basta cortar a planta sempre que necessita de usar nos seus cozinhados, continuam os espinafres que ficaram no vaso em contínuo crescimento.
Garanta recipientes com uma boa drenagem e boa exposição solar para maiores produtividades.
3. Cebolinho
O cebolinho é um vegetal muito fácil de cultivar em casa, e pode ser produzido em vaso e fazer parte das culturas da sua horta em apartamento. Apesar de ser fácil de plantar em casa, apresenta a desvantagem de poder levar muitos meses a crescer e estar pronto para ser colhido.
4. Tomate-cereja
O tomate-cereja (Solanum lycopersicum var. cerasiforme) é uma espécie de tomate cujo tamanho é menor e, que tem normalmente um sabor mais adocicado quando comparado com o tomate mais comum.
Usualmente, é utilizado em saladas ou até mesmo para embelezamento de pratos e tem vindo a “ganhar” cada vez mais apreciadores para fins culinários.
Este tipo de tomates caracteriza-se por ter boas produções uma vez que um pé de tomate-cereja pode dar muitos frutos.
Deve ter em consideração que este tipo de tomates deve “apanhar” pelo menos 4/5 horas de sol por dia e ser regado frequentemente para maximizar os resultados e produções
Os tomates-cereja crescem bem em vasos, no entanto, deve apostar em mudas em detrimento das sementes para melhores resultados.
Lembre-se que esta é uma “espécie de planta trepadeira” e por essa razão, não se pode esquecer de incluir um suporte/tutor para assegurar o seu correcto crescimento e desenvolvimento.
5. Pepinos
Os pepinos são uma óptima opção para elaborar um salada e servir de acompanhamos em pratos diversos.
Culturalmente, crescem rapidamente e perfeitamente em vasos, e podem também necessitar um um suporte para os auxiliar no seu crescimento e desenvolvimento.
São um bom exemplo de um vegetal que se adapta bem a uma horta em apartamento.
6. Cenouras
As cenouras crescem e desenvolvem-se muito bem em vasos com uma maior profundidade. Apesar de fáceis de serem cultivadas nestas condições, têm um ciclo produtivo relativamente longo e podem demorar até 3 meses até estarem prontas a serem colhidas.
7. Rabanetes
Os rabanetes são também um exemplo de vegetais que têm um crescimento e desenvolvimento rápido e que podem ser colhidos após cerca de 1 mês.
Uma vez que os rabanetes não gostam de temperaturas muito altas, deve escolher um local na sua varanda menos exposto à luz solar.
8. Mini-pimentos vermelhos
Os pimentos podem ser perfeitamente plantados em vaso. Deve ter em atenção que estes vegetais necessitam de ter determinadas condições para crescerem perfeitamente e por essa razão opte por plantar mudas e não faça sementeira.
Podem demorar algum tempo a estarem prontos para serem consumidos ( cerca de 3 meses) e por essa razão, e dada a limitação de espaço, pode optar por plantar mini-pimentos vermelhos tais como os da imagens, que ficam prontos mais rapidamente e ocupam menos espaço.
Agora que já conhece 8 exemplos de vegetais que pode ter na sua horta em apartamento, que tal começar a “desenhar” a sua própria horta? Esta é a oportunidade ideal para produzir os seus próprios alimentos e saboreá-los com a certeza de que está a consumir um produto de qualidade e seguro!
Já tem um horta no seu apartamento?