Hit enter after type your search item

Saiba como fazer uma horta em vasos: conheça o guia passo-a-passo

/
/
/
img

Como fazer uma horta em vasos

Este artigo é indicado para quem não tem muito espaço em casa ou mora num apartamento, podendo a horta em vasos ser uma boa opção. Com as dicas deste novo artigo vai aprender a fazer a sua própria horta biológica, mesmo que tenha limitações de espaço! Está pronto(a) para aprender?

 

Cuidados essenciais que deve ter em conta

Os primeiros fatores que deve ter em conta quando pensar fazer uma horta em vasos são: a luz, a temperatura e as necessidades de água/rega. No caso da sua horta estar confinada os recipientes tais como vasos, a evapotranspiração é superior e nessas situações (principalmente em dias quentes) deve ter especial cuidado para o substrato dos vasos não ter muitas oscilações nesse sentido (seco para encharcado). Nestes casos, um dos principais sintomas destas variações são a queda das folhas das plantas.

Para colmatar estas adversidades, pode transportar os vasos para locais da sua casa com melhores condições ambientais – locais com meia sombra. Exemplo: luz manhã – sombra tarde (o que se revela uma vantagem comparativamente à horta convencional).

Veja os materiais necessários abaixo bem como o passo-a-passo para fazer uma horta em vasos.

Como fazer uma horta em vasos? Conheça o procedimento.

  1. Dado que os recipientes a utilizar neste caso são vasos, deve certificar-se que faz furos no fundo dos mesmos para garantir que a água consiga circular corretamente por todo o vaso, garantindo a drenagem do excesso de água.
  1. Posteriormente, coloque uma camada de argila expandida no fundo do vaso para garantir que a água não fique acumulada. Caso não tenha argila expandida, pode usar algumas pedrinhas que possuiu na sua casa, para que a água circule. Um dos principais benefícios da argila expandida é que ela permite alguma retenção de água (melhorando a drenagem), garantindo desta forma que o substrato tenha sempre a humidade necessária.
  2. Com a ajuda de uma pequena pá, coloque agora a quantidade de substrato SIRO Horta suficiente no centro do vaso, garantindo sempre que deixa espaço nas laterais caso seja necessário colocar mais argila expandida.

Garanta também que a camada de substrato SIRO Horta seja espessa o suficiente para que sobre apenas dois dedos até a borda do vaso.

como fazer horta em vasos

  1. Coloque agora a plântula do tabuleiro alveolado e faça o transplante para o vaso ou floreira, conforme o recipiente que estiver a utilizar.
  2. Depois de colocada a Plântula no vaso/floreira, deve cobrir o restante espaço com o substrato SIRO Horta, sempre respeitando o espaço que é necessário para a planta crescer e desenvolver-se corretamente, não atrofiando as raízes. Posteriormente, utilizando os seus dedos deve aconchegar o substrato à planta e regar o necessário para aconchegar a plântula ao substrato.

como fazer horta em vasos

  1. Caso pretenda semear em vez de transplantar a(s) plântula(s), coloque então as sementes na terra de forma homogénea e cubra-as com uma camada fina de substrato. NOTA: Regar 2 vezes o tamanho da semente.
  2. Quando as sementes germinarem, será quase obrigatório fazer o desbaste das plantas mais fracas, deixando apenas as plantas maiores e mais fortes.
  3. Pode optar por adicionar uma camada fina de adubo para garantir uma fertilização adequada. Garanta também que as sementes não ficam muito enterradas.

*No ponto 2 da Imagem, Atençao, não cobrir a curva da plântula.

Nota: As paletes de madeira servem de base para os vasos não fiquem em contato direto com o chão evitando oscilações de temperaturas elevadas.

Dica extra

Deve regar sempre que sinta o substrato seco quando fizer o teste do dedo. Caso precise de água, o dedo ficará quase sem terra agarrada o que significa que não tem humidade suficiente. Caso o dedo fique com terra agarrada, significa que a humidade está adequada e não há necessidade de regar.  Evite também regar nas horas mais quentes do dia, e ao final do dia.

como fazer horta em vasos

2 Comments

  1. Boa tarde
    Gostaria de saber mais acerca de árvores de fruto na vertical ( coluna). Tenho quintal e estava interessada em obter algumas árvores de fruto e de saber como se consegue.

    Muito obrigada

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :