Legislativas. PCP quer reforma agrária nos campos do Sul “liquidando” a propriedade latifundiária

Fonte do artigo: Agricultura e Mar

O Partido Comunista Português (PCP) defende “uma política agrícola que, a par da racionalização fundiária pelo livre associativismo no Norte e Centro, tenha por eixo central uma profunda alteração fundiária que concretize, nas actuais condições, uma reforma agrária nos campos do Sul, liquidando a propriedade de dimensão latifundiária”.

Esta é uma das propostas com que os comunistas avançam para as eleições legislativas de 30 de Janeiro, explicando que essa deverá ser uma reforma agrária que “condicione por lei o acesso à terra pelo capital estrangeiro” e “trave a exploração intensiva, predadora dos solos e das reservas de água (superficiais e aquíferos)”.

Refira-se que o Partido Comunista Português concorre às próximas legislativas em coligação, na CDU — Coligação Democrática Unitária, e reafirma “a actualidade e validade” do seu programa eleitoral de 2019, apresentando em simultâneo o actual “Compromisso Eleitoral – Com o PCP, soluções para Portugal”.

No seu programa eleitoral de 2019, o PCP propõe-se ainda a travar a especulação imobiliária “turística” e que se assegure o bom aproveitamento das potencialidades agrícolas do Alqueva e de outros regadios e obras de engenharia agrícola, tais como o Azibo, Vale da Vilariça, Vouga, Mondego, Lis e Cova da Beira.

No mesmo documento pode ler-se que o PCP defende uma política florestal que, “assente no respeito pelas diferentes realidades sociais, nomeadamente a pequena propriedade florestal e da propriedade comunitária (baldios) assegurando-lhe um forte apoio, vise objectivos de uma floresta multifuncional assente em ecossistemas tradicionais (como o montado), com a defesa da floresta de uso múltiplo, o combate às monoculturas, a valorização das espécies autóctones (fauna e flora) e da protecção de $ameaçados, em especial nas dunas”.

Os comunistas prometem ainda tudo fazer por um “investimento público para o ordenamento, o cadastro e a gestão florestal como condição de um adequado ordenamento florestal”, em que se “fomente o associativismo florestal e a dinamização do investimento”, se valorize as fileiras florestais em todas as suas cadeias de valor, “de forma a uma justa distribuição em particular aos pequenos e médios produtores florestais e compartes de baldios”.

Pode ler o programa eleitoral de 2019 do PCP aqui.

As últimas

Candidaturas ao European Bee Award prolongadas até 20 de Setembro. Prémio de 4.000 €

Fonte do artigo: Agricultura e Mar O prazo para submissão...

Iniciativa de cidadania em defesa da agricultura e da economia rural na Europa. Já subscreveu?

Fonte: Agricultura e Mar A Iniciativa de Cidadania Europeia em...

Agricultores espanhóis com acesso à água do Alqueva vão pagar o mesmo que os portugueses

Fonte do artigo: Agricultura e Mar Os governos de Portugal...

Fichas de Cultivo na Horta: o que são e como fazer

Quando se trata de jardinagem e cultivo de hortas,...

Newsletter

Pergunta Anti-spam ?

A não perder

Estudo da Science alerta para a necessidade de redução do impacto humano nos ecossistemas aquáticos

Um estudo publicado na Revista Science, em que participa...

Estudo revela subestimação dos valores de dependência dos polinizadores na agricultura e destaca a sua importância

Um estudo internacional conduzido por investigadores da Faculdade de...
acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.  
spot_img

Candidaturas ao European Bee Award prolongadas até 20 de Setembro. Prémio de 4.000 €

Fonte do artigo: Agricultura e Mar O prazo para submissão de candidaturas ao European Bee Award foi prolongado até dia 20 de Setembro, informa a...

Iniciativa de cidadania em defesa da agricultura e da economia rural na Europa. Já subscreveu?

Fonte: Agricultura e Mar A Iniciativa de Cidadania Europeia em defesa da agricultura e da economia rural na Europa, liderada pelo movimento espanhol SOS Rural,...

Agricultores espanhóis com acesso à água do Alqueva vão pagar o mesmo que os portugueses

Fonte do artigo: Agricultura e Mar Os governos de Portugal e Espanha chegaram finalmente a um compromisso quanto à utilização da  água da Barragem do Alqueva, ao...