img

Setúbal compra equipamento de monda térmica e evita produtos químicos

/
/
/

Autor do artigo: Agricultura e Mar

A Câmara Municipal de Setúbal comprou um equipamento de monda térmica para remoção de infestantes em espaços urbanos, energeticamente eficiente e que funciona sem recurso à utilização de quaisquer produtos químicos.

O novo equipamento, um investimento de 41.700 euros, comparticipado em 50% pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Transição Energética, constitui uma alternativa inovadora para remoção de ervas infestantes em zonas urbanas, neste caso através de tratamento térmico.

A aquisição do equipamento de monda térmica, explica fonte institucional da autarquia, enquadra-se na estratégia ambiental promovida pela Câmara, que, nos últimos anos, tem “promovido, adoptado e implementado um conjunto de medidas ambientalmente sustentáveis para o controlo de infestantes”.

Abandono dos pesticidas

Neste sentido, a autarquia tem abandonado a utilização dos convencionais produtos fitofarmacêuticos e adoptado alternativas para a execução deste serviço, nomeadamente a um controlo de ervas infestantes por via mecânica, como roçadeiras e, agora, também por via térmica.

Numa primeira fase, o equipamento de monda térmica está em utilização no território azeitonense e complementa o trabalho regular dos serviços da Junta de Freguesia de Azeitão em matéria de controlo de ervas infestantes em calçadas e noutros locais do espaço público.
Equipamento eléctrico
Posteriormente, a Câmara Municipal de Setúbal prevê a utilização deste novo equipamento de monda térmica, totalmente eléctrico, nas outras freguesias do concelho, concretamente São Sebastião, Sado e Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra e também na União das Freguesias de Setúbal.

1 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar