Mulching na horta: saiba que tipo de materiais pode usar nesta técnica

O mulching, também designado por empalhamento ou cobertura morta, é um dos melhores aliados dos agricultores. Entre outras vantagens, impede o crescimento de ervas daninhas, conserva a humidade e isola o solo das oscilações bruscas de temperatura. Para além disso, auxilia na eliminação de geadas e consoante o tipo de materiais,  pode acrescentar matéria orgânica ao solo aumentando a sua temperatura.

O mulching pode também contribuir para o embelezamento da sua horta ou pomar uma vez que lhe confere um aspecto mais “organizado” e “asseado”. Se escolher bem o tipo de materiais para usar nesta técnica, além de lhe conferirem um melhor aspecto e qualidade, podem funcionar como contraste de cor e textura.

mulching

Quais os materiais que posso usar no mulching?

Os materiais para usar no empalhamento podem oscilar entre a palha, gravilha, plástico preto, entre outros.

Os materiais orgânicos tais como a palha, a casca de arroz e o composto alimentam-se dos microorganismos benéficos que os decompõem, melhorando a estrutura do solo e ajudando na sua saúde.

Pode usar um material “ácido” como as agulhas de pilheiro, folhas secas ou fragmentos de cascas de árvore caso a cultura instalada necessite de um aumento de acidez (ex: mirtilos).

O mulching é uma técnica que lhe poupa tempo e problemas futuros como por exemplo o aparecimento de infestantes. Saiba abaixo, que tipo de materiais pode utilizar nesta técnica.

mulching

Materiais que pode usar no mulching

Palha: ajuda a reflectir a luz para as plantas, absorve a água e é um bom isolador. Possui também a vantagem de ser fácil de usar e muito atraente.

Gravilha: ajuda a afastar os roedores, diminui a evaporação da água existente no solo e minimiza o crescimento de plantas infestantes.

Plástico preto: elimina a maioria das ervas daninhas  da zona de plantação  e aumenta as temperaturas do solo em alguns graus. Este tipo de cobertura pode durar até dois anos.

Cascas de árvore:  este tipo de material decompõe-se lentamente e dá um ar “mais asseado” ao seu pomar.  No entanto, deve ter em atenção que os roedores com os ratos adoram este tipo de cobertura.  Se tiver por perto algum tronco de árvore, deixe um espaço entre 15 a 30 cm sem qualquer cobertura morta.

Folhas secas desfeitas: este tipo de folhas decompõem-se mais facilmente em húmus.  As minhocas adoram este tipo de cobertura. Evite no entanto colocar uma camada muito espessa de folhas pois podem impedir a passagem de ar (camada com 15 cm de espessura é suficiente).

Composto:  este tipo de cobertura pode oferecer todas as outras vantagens dos restantes materiais e ajuda a adicionar nutrientes no solo ( camada até 10 cm de espessura é suficiente).

Os empalhamentos inorgânicos como o plástico preto, permite  controlar o crescimento de plantas infestantes mas não contribuem para a saúde do solo.

mulching

 

As últimas

Candidaturas ao European Bee Award prolongadas até 20 de Setembro. Prémio de 4.000 €

Fonte do artigo: Agricultura e Mar O prazo para submissão...

Iniciativa de cidadania em defesa da agricultura e da economia rural na Europa. Já subscreveu?

Fonte: Agricultura e Mar A Iniciativa de Cidadania Europeia em...

Agricultores espanhóis com acesso à água do Alqueva vão pagar o mesmo que os portugueses

Fonte do artigo: Agricultura e Mar Os governos de Portugal...

Fichas de Cultivo na Horta: o que são e como fazer

Quando se trata de jardinagem e cultivo de hortas,...

Newsletter

Pergunta Anti-spam ?

A não perder

Estudo da Science alerta para a necessidade de redução do impacto humano nos ecossistemas aquáticos

Um estudo publicado na Revista Science, em que participa...

Estudo revela subestimação dos valores de dependência dos polinizadores na agricultura e destaca a sua importância

Um estudo internacional conduzido por investigadores da Faculdade de...
acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.  
spot_img

Candidaturas ao European Bee Award prolongadas até 20 de Setembro. Prémio de 4.000 €

Fonte do artigo: Agricultura e Mar O prazo para submissão de candidaturas ao European Bee Award foi prolongado até dia 20 de Setembro, informa a...

Iniciativa de cidadania em defesa da agricultura e da economia rural na Europa. Já subscreveu?

Fonte: Agricultura e Mar A Iniciativa de Cidadania Europeia em defesa da agricultura e da economia rural na Europa, liderada pelo movimento espanhol SOS Rural,...

Agricultores espanhóis com acesso à água do Alqueva vão pagar o mesmo que os portugueses

Fonte do artigo: Agricultura e Mar Os governos de Portugal e Espanha chegaram finalmente a um compromisso quanto à utilização da  água da Barragem do Alqueva, ao...