Navigator. Projecto para substituir embalagens de plástico de utilização única entra em produção no 1º semestre

Fonte: Agricultura e Mar

A The Navigator Company anuncia que o seu projecto de produção integrada de peças de celulose moldada de eucalipto, destinadas a substituir embalagens de plástico de utilização única no mercado de food service e food packaging, “continua a avançar como planeado, com 70% da adjudicação de equipamento concluída no semestre e com 55% da execução do projecto, mantendo-se a previsão de entrada em produção no 1º semestre de 2024”.

A informação é revelada na apresentação de contas do primeiro semestre de 2024, no qual a empresa registou um lucro líquido de 137,4 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2023, alcançando o segundo melhor primeiro semestre da história da empresa. O montante total de investimentos ascendeu a 113 milhões.

Acrescenta a empresa, em nota de imprensa, que continua a sua “aposta nos papéis de embalagem, essencialmente nos mercados de Bags (sacos de retalho) e Flexible Packaging (embalagens flexíveis), onde a introdução inovadora das qualidades da fibra de eucalipto tem tido enorme aceitação”.

Produtos destinados à indústria alimentar

Entre os vários projectos em curso de ampliação da sua oferta, a Navigator tem vindo a desenvolver desde o início de 2023 novas gamas de produtos, destinadas às indústrias alimentares, e a uma multiplicidade de produtos de consumo, “cuja fase de testes e introdução no mercado ainda em curso, virá a abrir portas, a curto prazo, a outros segmentos de alto valor acrescentado”.

“Ao longo do primeiro semestre assistimos ao reforço do reconhecimento da qualidade dos nossos produtos de packaging da Navigator, à base de fibra de eucalipto globulus e, consequentemente, da marca gKraft, servindo a marcas de grande exposição, em sectores tão distintos como a área da moda, retalho alimentar, e-commerce, indústria ou agricultura, resultando numa cada vez maior e mais diversificada base de clientes interessados em contribuir para o movimento global de desplastificação da economia mundial”, acrescenta a Navigator em nota de imprensa.

E garante que “esse reconhecimento é visível na evolução da base de clientes, hoje superior a 230 clientes activos, em 30 países, desde a entrada no negócio em 2021. Um reconhecimento que vai além do sucesso comercial: o trabalho da Navigator no domínio das soluções sustentáveis de embalagem foi distinguido, em Junho passado, com o Prémio Nacional de Inovação. Por sua vez a Agenda mobilizadora “From Fossil to Forest – Produtos de Embalagem Sustentáveis para Substituição do Plástico Fóssil”, liderada pela Navigator, foi distinguida pela Deloitte Portugal, na categoria “Transformation Award – Projectos de transformação e de inovação com impacto no mercado”.

Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.

 

Artigo Anterior

Projecto de recolha de rolhas de cortiça permite plantar 1.950 árvores autóctones

Próximo artigo

Conheça os benefícios surpreendentes dos morcegos na agricultura

Latest from Notícias e comunicados