InícioArtigosOE 2021: PAN quer retirar denominação de origem protegida à carne de...

OE 2021: PAN quer retirar denominação de origem protegida à carne de touro bravo e proibir o seu consumo

-

Fonte do artigo: Agricultura e Mar

O PAN — Partido Pessoas-Animais-Natureza vai apresentar mais de 200 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 (OE 2021). Uma delas pretende a “desclassificação da carne de touro de lide como DOP e interdição da sua comercialização para consumo humano“.

“Em 2021 o Governo procede à desclassificação da “Carne de Bravo do Ribatejo” como denominação de origem protegida (DOP), passando a ser proibida a comercialização, para fins de consumo humano, de animais que tenham sido utilizados nos espectáculos tauromáquicos”, refere a proposta de alteração entregue na Assembleia da República pelos deputados André Silva, Bebiana Cunha e Inês de Sousa Real.

Recorde-se que foi em 2007 que o Agrupamento de Produtores de Bovinos de Raça Brava requereu o registo e protecção de Ribatejo como Denominação de Origem para Carne de Bravo. Só a 5 de Novembro de 2013 a União Europeia procedeu à inscrição desta denominação no registo das denominações de origem protegidas e das indicações geográficas protegidas.

Para os deputados do PAN, “a carne dos animais utilizados em espectáculos tauromáquicos (…) constitui um risco para a própria saúde pública tendo em conta que estes animais são lidados na arena com recurso a bandarilhas que não são esterilizadas nem sequer higienizadas que lhes provocam feridas profundas e abertas que são tratadas com recurso a medicamentos”.

“A classificação da “Carne de bravo do Ribatejo” como Denominação de Origem Protegida concede aos criadores maiores rendimentos mas oculta dos consumidores todo um processo sangrento, cruel e até ilegal que está patente durante o processo de criação destes animais, ou seja, durante o processo de criação deste tipo de carne. Acima de tudo a forma como estes animais são criados e a sua utilização em espectáculos tauromáquicos coloca em risco a saúde pública pelo que o consumo desta carne devia ser interdito e anulada a sua classificação como “Denominação de Origem Protegida””, acrescenta a proposta do PAN.

Carne de Bravo do Ribatejo

A “Carne de Bravo do Ribatejo” DOP é proveniente da desmancha de carcaças de bovinos da Raça Brava de Lide. “A gordura intramuscular é muito característica nestas carcaças, apresentando um aspecto geral designado por marmorização (fibras muito finas distribuídas no tecido muscular), contribuindo para a suculência, firmeza e sabor da carne. Possui cor vermelho cereja escuro e brilhante, de pH inferior a 6”, explica o site dos Produtos Tradicionais (DGADR — Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural).

E acrescenta que “a Carne de Bravo do Ribatejo DOP é utilizada para confeccionar os mais diversos manjares tradicionais da região e continua a constituir um petisco apreciado e muito cobiçado, sendo hoje um produto solicitado pelo seu nome, por muitos consumidores dentro e fora da região. A promoção do saber fazer culinário milenar que já vem dos gregos e romanos e de outras mitologias antigas, deixadas nesta região Ribatejana reforça o saber antigo e que perdura até aos dias de hoje, fazendo claramente parte do património cultural da região”.

Ultimos posts

Estudo identifica pela primeira vez estirpes de bactéria que afeta gravemente várias culturas agrícolas em Portugal

Uma investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) isolou, pela primeira vez em Portugal, várias estirpes da bactéria Xylella fastidiosa, associada à...

Como cultivar morangos em casa: um guia técnico para iniciantes

Se há fruta que encanta tanto pelo sabor como pela aparência, é o morango. Além dedeliciosos, os morangos são uma verdadeira fonte de saúde: ricos...

Soluções Biocal para Corrigir Solos Ácidos: Como Ajustar o pH de Forma Segura e Sustentável

Já ouviu dizer que o solo "não está bom para plantar"? Muitas vezes, essa sensação tem uma explicação simples: o solo pode estar demasiado ácido....

7 comportamentos errados que deve evitar com as aromáticas

As ervas aromáticas são verdadeiras aliadas na cozinha e no jardim, mas, por mais fáceis que pareçam de cultivar, há erros comuns que podem comprometer...