InícioArtigosPAN quer criação de locais de acolhimento de equídeos abandonados

PAN quer criação de locais de acolhimento de equídeos abandonados

-

Fonte: Agricultura e Mar

O PAN, Pessoas-Animais-Natureza quer mais protecção dos animais utilizados para fins na pecuária, como os equídeos e quer a criação de enquadramento legal que permita a existência de locais de acolhimento destinados a estes animais. Por outro lado, defende a melhoria do sistema de identificação do fim funcional de equídeos com vista à sua protecção.

“De acordo com o nosso Código Civil os animais são seres vivos dotados de sensibilidade. No entanto, continuam a não existir mecanismos de resposta aos maus tratos e abandono de animais utilizados para fins de pecuária, tal como existe para os animais de companhia. Na prática, se um cão for abandonado existem Centros de Recolha Oficial e abrigos de associações sem fins lucrativos que o podem acolher, mas se um cavalo for abandonado não existe qualquer resposta”, afirma Cristina Rodrigues, deputada do Grupo Parlamentar do PAN.

Cavalos abandonados e acidentes

Relembre-se que têm sido várias as autarquias a reforçarem a fiscalização de cavalos abandonados, os quais provocaram vários acidentes rodoviários mortais. Por exemplo, a Câmara da Marinha Grande está a preparar uma acção de recenseamento e recolha de equídeos em situação irregular. O objectivo é identificar os cavalos existentes no concelho e, em caso de necessidade, reencaminhar os animais para um local de acolhimento.

Já no Algarve, após se terem registado vários acidentes envolvendo cavalos, a Câmara de Lagos decidiu, em finais de 2016, passar a fazer a recolha de equídeos encontrados abandonados na via pública. E, em 2017, a Câmara de Évora lançou uma campanha para adopção de equídeos abandonados, depois de um grave acidente rodoviário causado por um cavalo.

Recomendação ao Governo

Assim, o PAN deu entrada de uma iniciativa na qual recomenda ao Governo a criação de um enquadramento jurídico próprio para os locais de acolhimento sem fins-lucrativos que procedam à recolha, recuperação e alojamento de animais de quinta e de animais selvagens, em regime de santuário animal.

Este projecto de resolução tem como objectivo “preencher a lacuna existente na legislação, uma vez que não existe protecção jurídica para os animais utilizados para fins de pecuária, de trabalho, ou animais selvagens”, refere um comunicado do partido.

E acrescenta que “face a esta conjuntura, torna-se urgente, no entender do partido, criar um enquadramento jurídico específico para a criação e manutenção de locais que funcionem como santuários ou refúgios de vida animal e que permitam que estes animais, vítimas de maus-tratos ou negligência, possam nestes locais viver o seu tempo normal de vida ou ser encaminhados, quando apreendidos pelas autoridades”.

Projecto de lei

A par desta iniciativa, o PAN apresentou ainda um projecto de lei onde prevê a melhoria do sistema de identificação do fim funcional de equídeos com vista à sua protecção. Neste documento o PAN aponta que, apesar de ser obrigatória a identificação destes animais numa base de dados nacional, existem ainda falhas na actualização da informação, nomeadamente no que diz respeito à aptidão funcional do equídeo.

De acordo com esta iniciativa, em caso de mudança de proprietário, o novo titular deve assegurar a actualização do registo relativamente aos seus dados e à aptidão funcional do animal, para que estes animais possam apenas ser utilizados para o fim que se encontra registado.

A este respeito, Cristina Rodrigues acrescenta que “existem muitos cavalos em Portugal cuja aptidão funcional é a de animal de companhia, no entanto, não podem ser registados como tal, o que faz com que no caso de maus tratos ou abandono estejam excluídos da protecção prevista no Código Penal”.

Ultimos posts

Estudo identifica pela primeira vez estirpes de bactéria que afeta gravemente várias culturas agrícolas em Portugal

Uma investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) isolou, pela primeira vez em Portugal, várias estirpes da bactéria Xylella fastidiosa, associada à...

Como cultivar morangos em casa: um guia técnico para iniciantes

Se há fruta que encanta tanto pelo sabor como pela aparência, é o morango. Além dedeliciosos, os morangos são uma verdadeira fonte de saúde: ricos...

Soluções Biocal para Corrigir Solos Ácidos: Como Ajustar o pH de Forma Segura e Sustentável

Já ouviu dizer que o solo "não está bom para plantar"? Muitas vezes, essa sensação tem uma explicação simples: o solo pode estar demasiado ácido....

7 comportamentos errados que deve evitar com as aromáticas

As ervas aromáticas são verdadeiras aliadas na cozinha e no jardim, mas, por mais fáceis que pareçam de cultivar, há erros comuns que podem comprometer...