PAN quer refeitórios escolares sem salsichas, bacon, fiambre e presunto ou qualquer outro produto de fumeiro

Fonte do artigo: Agricultura e Mar

O Grupo Parlamentar do PAN – Pessoas – Animais – Natureza defende a “eliminação de carnes processadas nas cantinas e nos refeitórios dos estabelecimentos de ensino básico e secundário para garantir uma maior qualidade das refeições escolares”. A intenção é eliminar salsichas, bacon, fiambre, presunto, farinheira, alheira ou qualquer outro produto de fumeiro das cantinas e bares escolares e mesmo das máquinas de vending.

Explica  o partido que “considera-se carne processada aquela que foi transformada através de um processo de salga, cura, fermentação, fumo ou quaisquer outros processos com o objectivo de melhorar o seu sabor e a sua preservação, nomeadamente salsichas, bacon, fiambre, presunto, molhos e preparados à base de carne”.

Perigo de cancro

No seu Projecto de Lei n.º 803/XIV/2ª, da autoria dos deputados André Silva, Bebiana Cunha e Inês de Sousa Real, entregue na Assembleia da República, o partido explica que, em 2015, a Agência Internacional de Investigação do Cancro (IARC), organismo da Organização Mundial de Saúde (OMS), “associou o regular consumo de carnes vermelhas e processadas ao aparecimento do cancro colo-retal, do pâncreas e da próstata, bem como ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e da diabetes”.

E que o IARC incluiu a carne processada no grupo de factores “carcinogéneos para o ser humano”, por estar em causa a existência de “evidências suficientes de efeitos carcinogéneos no ser humano”, grupo no qual estão incluídos também, por exemplo, o formaldeído, os raios ultravioleta, o tabaco, o amianto e o álcool que, não tendo riscos idênticos, têm em comum a evidência inequívoca de estarem associados ao aparecimento de cancro”.

Por outro lado, os deputados do PAN salientam que as “Orientações sobre ementas e refeitórios escolares” contemplam nas ementas escolares a inclusão de produtos de salsicharia como: chouriço de carne, farinheira, alheira, presunto e bacon. “Alimentos estes que são reconhecidos pelo seu alto teor de gordura e sal e estão associados a factores de risco”.

Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.

 

Deixe um comentário

Artigo Anterior

Futuro da PAC em discussão na Abreu Advogados

Próximo artigo

PAN quer ouvir Ministra da Agricultura sobre transporte de animais vivos

Latest from Artigos