Procurar
Close this search box.

Programa de empreendedorismo do Politécnico de Santarém arranca com 3 concursos de negócios. Candidaturas até 12 de Dezembro

Fonte: Agricultura e Mar

O Instituto Politécnico de Santarém acaba de divulgar as iniciativas 2020-2021 do seu programa de empreendedorismo, o Start-IPS. Actividades do Programa de empreendedorismo arrancam com 3 Concursos de Negócios. Candidaturas decorrem até 12 de Dezembro. Aos três primeiros classificados de cada Concurso serão atribuídas bolsas no valor global de 6.300 euros.

Os três Concursos de Ideias de Negócios para as áreas de Inovação no Desporto, Saúde e Bem Estar; Transformação Digital nos Negócios e na Educação, e AmbienteAgricultura, Sustentabilidade e Valorização de Recursos Endógenos, já têm candidaturas a decorrer. Saiba tudo aqui.

Start-IPS

O Start-IPS é um programa que visa dinamizar e alavancar as iniciativas de fomento e apoio ao empreendedorismo que se realizam no IPSantarém e é dirigido a toda a comunidade do Instituto, alunos, ex-alunos, docentes e investigadores, mas também se encontra aberto ao exterior, estando disponível para apoiar as pessoas interessadas em desenvolver competências empreendedoras e projectos inovadores na região.

“Este programa pretende fomentar e apoiar o empreendedorismo no IPSantarém, e embora não seja exclusivamente direccionado para os estudantes, é um facto que o Start-IPS tem como primeiro grande objectivo qualificar os alunos com competências empreendedoras, soft-skills que são fundamentais em muitos domínios da vida profissional e da cidadania”, explica Diogo Palha, assessor para o empreendedorismo e transferência de conhecimento do IPSantarém e coordenador deste programa.

Apoio à geração de ideias

Em termos práticos este programa divide-se em três grandes eixos: o apoio à geração de ideias, nomeadamente no âmbito das unidades curriculares que abordam temáticas de inovação e empreendedorismo; a criação e o apoio à participação em concursos, projectos e programas de empreendedorismo, facilitando a divulgação, a ponte entre o trabalho realizado nas unidades curriculares e concursos de empreendedorismo existentes e, ainda a qualificação de candidaturas e apresentações através de consultoria gratuita; e, por fim, o apoio à criação e desenvolvimento de startups e spinoffs oriundas da comunidade do Instituto Politécnico de Santarém.

Apoio da Nersant

Os apoios prestados pelo Start-IPS assentam em recursos e valências internas do IPSantarém, mas também na rede regional de apoio ao empreendedorismo e em protocolos de cooperação como os recentemente assinados com a Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém, para a disponibilização de espaços de incubação na Startup Santarém, e com a Inventa Internacional, para a criação de um consultório de propriedade intelectual, que se encontra ao dispor dos empreendedores.

“Esta é uma iniciativa que potencia e dá visibilidade aquilo que é desenvolvido em sala de aula pelos alunos do IPSantarém. Pretendemos com este programa ter uma participação equitativa das 5 Escolas, onde se cruzam diversas áreas de conhecimento, combinando diferentes realidades e competências, aproveitando os recursos que temos que geram inovação, criatividade, desenvolvimento e criação de valor, factores cruciais na sociedade de conhecimento em que vivemos”, reforça João Moutão, Presidente do Instituto Politécnico de Santarém.

As iniciativas Start-IPS

As iniciativas no âmbito do Start-IPS 2020-2021 irão desenvolver-se ao longo de vários meses, sendo de destacar:

  • Ainda em 2020, a realização de sessões de Geração de Ideias e de Fomento do Empreendedorismo, que terão lugar nas várias Escolas;
  • Já em 2021, em Janeiro terão lugar as sessões de Júri dos 3 primeiros Concursos de Ideias, que serão precedidas de workshops de preparação das apresentações;
  • Em Fevereiro, será dado o kick-off da edição 2021 do Poliempreende e serão lançados mais 3 Concursos Temáticos de Ideias Lezíria Startup;
  • No mês de Março voltam a ter lugar, nas várias Escolas, sessões de fomento do empreendedorismo e de geração de ideias inovadoras, prevendo-se também o lançamento de um handbook sobre a criação de dossiers de investimento e preparação de pitchs;
  • Nos meses de Abril e Maio decorrerá a realização de workshops de capacitação do Poliempreende e de consultoria de apoio à preparação de candidaturas aos concursos de ideias; No final de Maio, a 26 e 27, terão lugar as Jornadas Start-IPS, dois dias com um programa exclusivamente dedicado à inovação e ao empreendedorismo;
  • Por fim, em Junho será realizada a Final Regional do Poliempreende, na qual será apurado o projecto representante do IPSantarém na final nacional, que terá lugar no mês de Setembro, na Universidade da Madeira.

Todas as informações sobre o Start-IPS estão disponíveis no website do IPSantarém, e sobre os Concursos de Ideias, os interessados podem consultar a página criada especificamente para os mesmo em www.leziriastartup.com, ou enviar um email para [email protected] e colocar questões ou solicitar outras informações adicionais.

Partilha:

Facebook
Pinterest
LinkedIn
On Key

Related Posts