InícioArtigosPrograma Nacional de Investimentos para 2030 tem 750 milhões de euros para...

Programa Nacional de Investimentos para 2030 tem 750 milhões de euros para regadio

-

O Governo apresentou hoje, 22 de Outubro, em Lisboa, o Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030. Trata-se de “um instrumento fundamental no planeamento da aplicação dos próximo dois quadros de fundos europeus, definindo um conjunto de investimentos em equipamentos e infra-estruturas nas áreas de transportes, ambiente, energia e regadio para a década de 2021 a 2030”, diz fonte institucional do Executivo.

O PNI 2030 inclui 85 programas e projectos em diferentes áreas: Transportes e Mobilidade – 21.600 milhões de euros de investimentos, sendo a ferrovia é a área com maior volume; Ambiente – 7.400 milhões de euros; energia – 13.000 milhões de euros; e Regadio – 750 milhões de euros.

Regadio


Quanto ao investimento no regadio, o Programa tem 400 milhões de euros para aumento da área regada e 350 milhões para revitalização do regadio existente. Todo o investimento deverá passar pela certificação de regadio sustentável.

O Governo pretende assim melhorar as condições de funcionamento das infra-estruturas, aumentar a eficiência do uso da água e da energia, melhorar as condições de armazenamento, garantir a sustentabilidade económica e ambiental e firmar acordos de responsabilidade.

Coesão, competitividade e inovação e sustentabilidade e acção climática são os três desígnios estratégicos deste novo ciclo de investimentos. “Coesão porque é importante reforçar a conectividade dos territórios, e da actividade económica, valorizando o capital natural. Competitividade e inovação, desde logo aumentando e melhorando as condições infra-estruturais do território. Sustentabilidade e acção climática, promovendo a descarbonização da economia e a transição energética”, explica o Governo.

Até 12 mil milhões de euros de fundos europeus


Na sua globalidade, o PNI 2030 tem projectos que permitem mobilizar até 12 mil milhões de euros de fundos europeus na próxima década, incluindo fundos estruturais dos quadros financeiros 2021-27 e 2028-34, do Mecanismo Interligar a Europa e do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, entre outros. No esboço do Plano de Recuperação e Resiliência apresentado em Bruxelas também estão incluídos 3.300 milhões de euros que correspondem a projectos incluídos no PNI 2030.

Já discutido no início do mês de Outubro em Conselho de Ministros, o documento agora apresentado “resulta de uma ampla discussão na sociedade portuguesa, cuja primeira versão tinha sido apresentada em Janeiro de 2019 e posteriormente alvo de uma apreciação pela Assembleia da República e de um parecer do Conselho Superior de Obras Públicas”.

Ultimos posts

Estudo identifica pela primeira vez estirpes de bactéria que afeta gravemente várias culturas agrícolas em Portugal

Uma investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) isolou, pela primeira vez em Portugal, várias estirpes da bactéria Xylella fastidiosa, associada à...

Como cultivar morangos em casa: um guia técnico para iniciantes

Se há fruta que encanta tanto pelo sabor como pela aparência, é o morango. Além dedeliciosos, os morangos são uma verdadeira fonte de saúde: ricos...

Soluções Biocal para Corrigir Solos Ácidos: Como Ajustar o pH de Forma Segura e Sustentável

Já ouviu dizer que o solo "não está bom para plantar"? Muitas vezes, essa sensação tem uma explicação simples: o solo pode estar demasiado ácido....

7 comportamentos errados que deve evitar com as aromáticas

As ervas aromáticas são verdadeiras aliadas na cozinha e no jardim, mas, por mais fáceis que pareçam de cultivar, há erros comuns que podem comprometer...