Quer manter o seu terreno limpo? Já conhece a aplicação do ICNF para o apoiar na gestão de combustíveis?

Fonte: Agricultura e Mar

O Programa de Sapadores Florestais do ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas desenvolveu uma aplicação direccionada ao cidadão, para apoiar na gestão de combustíveis.

Nesta aplicação, o cidadão pode pesquisar que equipas actuam numa determinada zona do seu interesse, consultar as entidades e os contactos dessas equipas, e entrar em contacto com os responsáveis.

Silvicultura preventiva

Pode ainda efectuar medições de terreno, imprimir o mapa ou partilhá-lo por email, facebook ou twitter com responsáveis ou interessados.

As equipas do Programa têm capacidade e conhecimentos especializados e desenvolvem, ao longo do ano, de forma sistemática e eficiente, várias acções de silvicultura preventiva – gestão de combustíveis.

Pode encontrar a aplicação aqui.

Sapadores Florestais

Proteger a floresta contra incêndios constitui um dos objectivos prioritários estabelecidos na Lei de Bases da Política Florestal. Para a prossecução de tal objectivo foi necessário garantir a existência de estruturas dotadas de capacidade e conhecimentos específicos adequados que, ao longo do ano, desenvolvam, com carácter permanente e de forma sistemática e eficiente, acções de silvicultura preventiva e simultaneamente acções de vigilância e de apoio ao combate de incêndios florestais.

O Programa de Sapadores Florestais (PSF) surge, assim, em 1999, como instrumento da política florestal, com vista a contribuir para a diminuição do risco de incêndio e a valorização do património florestal através da criação de equipas especializadas, reforçando as estruturas de prevenção e de combate já existentes, numa acção conjugada de esforços das diferentes entidades empenhadas na defesa da floresta contra os incêndios, concretizado com a publicação do Decreto-Lei n.º 179/99, de 21 de Maio, que define as regras e os procedimentos a observar na criação e reconhecimento de equipas de sapadores florestais (eSF) e na regulamentação dos apoios à sua actividade.

Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios

O Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PNDFCI), publicado na Resolução de Conselho de Ministros n.º 65/2006, de 26 de Maio, tendo subjacente como orientação o aumento da resiliência do território aos incêndios florestais, define a expansão do corpo especializado de sapadores florestais com a criação anual de 20 eSF até 2012.

Posteriormente, vem a Estratégia Nacional para as Florestas, publicada na Resolução do Conselho de Ministros n.º 114/2006, de 15 de Setembro, reforçar esta expansão, estabelecendo como meta a existência de 500 eSF em 2020.

Em 2008, o Governo decidiu antecipar os objectivos estabelecidos anteriormente, tendo como consequência um esforço financeiro acrescido, acompanhamento e enquadramento técnico significativo.

Para cumprir estes objectivos, foram ditadas novas regras ao PSF no sentido de agilizar os procedimentos inerentes à constituição das eSF, à reorganização processual dos concursos, à redefinição das funções fundamentais dos sapadores florestais e ao enquadramento das eSF no Dispositivo Integrado de Prevenção Estrutural, publicado pela Portaria n.º 35/2009, de 16 de Janeiro.

Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.

 

Deixe um comentário

Artigo Anterior

Declaração de existências de apiários tem de ser feita até 30 de Setembro de 2019

Próximo artigo

Aprenda a plantar espargos na sua horta: como começar

Latest from Artigos