Reutilização de águas residuais avança ainda em Março para combater a seca

Autor do artigo: Agricultura e Mar

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, informou hoje, 20 de Março, que 57% do território está em seca moderada, 38% em seca fraca e 5% do Barlavento algarvio está em seca severa. A reutilização de águas tratadas deverá ser a solução.

“Estamos numa situação preocupante. O mês de Fevereiro foi pouco chuvoso, o mês de Março, já estamos a dia 20, vai nesse mesmo sentido. Se não chover nas próximas semanas é muito  provável que a situação se agrave”, disse Capoulas Santos, em conferência de imprensa conjunta com o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, no final da reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca.

Para já, é “possível garantir a normalidade no ano agrícola”

No entanto, o ministro da Agricultura espera que possa chover mais no mês de Abril, assegurando que para já é “possível garantir a normalidade no ano agrícola no que diz respeito às culturas de regadio” na maior parte do País, excepto em zonas como o perímetro da barragem alentejana da Vigia e na zona de Campilhas-Alto Sado, que terão limitações no uso de água para regadio.

Capoulas Santos acrescentou ainda que Alqueva garante o abastecimento do sistema, estando actualmente com uma capacidade de 82%.

Alimentação animal

Mas, o ministro mostrou-se preocupado no que diz respeito à alimentação para os animais, admitindo que “há problemas que podem vir a ocorrer” e que a situação “pode vir a agravar-se”.

No entanto, lembrou que o facto de se ter registado uma “escassa e esparsa pluviosidade entre Novembro e Fevereiro permitiu ir regando as pastagens das culturas permanentes de modo que a alimentação animal tem vindo a ser garantida”.

Reutilização de água

Na mesma conferência de imprensa, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que este mês será lançado um programa de reutilização de águas residuais tratadas. E que o Governo já está a pré-contratar camiões de abastecimento de água para o caso de serem precisos.

Segundo matos Fernandes, no dia 22 de Março arrancará um plano de reutilização de águas tratadas, abrangendo as 50 maiores estações de tratamento de águas residuais em Portugal.

A meta para 2025 é que 10% de todas as águas tratadas sejam usadas para rega, limpeza de ruas, caixotes do lixo e outros usos que não o consumo humano, quantidade que deverá duplicar para 20% em 2030.

A 30 de Abril será feita uma nova reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca para avaliar a situação.

acientistaagricola

Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *