Ter uma horta está na moda?

Ter uma horta nos dias de hoje é um verdadeiro luxo que devíamos todos ter a possibilidade de ter em casa, mesmo que tivéssemos pouco espaço. Poder comer aquilo que se produz, dá-nos a segurança de que estamos a ingerir as melhores opções de frutas e legumes, assegurando também a nossa saúde.

 Fevereiro é a altura de sementeira e/ou plantação por excelência e  por essa razão a quantidade de espécies hortícolas que agora podem ser semeadas é  mais significativa, uma vez que as temperaturas assim começam a permitir.

Com a Primavera a aproximar-se, o trabalho de semear pode a partir de agora, atingir o seu auge.

Sementeira em fevereiro na horta: “Neve em fevereiro, presságio de mau celeiro” 

Consoante a zona de Portugal em que está, os hortícolas que deve semear variam.

 É importante salientar que, antes de iniciar a sementeira, deve garantir que o solo está pronto para esta etapa, preparando o solo de forma adequada para garantir que as plantas crescem e desenvolvam-se da melhor forma possível, garantindo boas colheitas no futuro.Semear alface

O que semear na horta: Norte e Centro de Portugal

No Norte e Centro do país, Fevereiro é um ótimo mês para  semear alface (fazendo a transplantação do mesmo em março – abril), sendo também uma boa altura para semear couves, nabo, nabiça, pimento, alho-francês, repolho, feijão e tomate.

1- Semear alface

o que semear na horta em fevereiro
Comprar sementes de alface aqui

Para fazer uma boa sementeira de alface é necessário escolher um local com boa exposição solar. Aconselho a colocar as sementes de alface a uma profundidade de 1cm, estando estas espaçadas entre plantas em 20 cm e entre linhas em 25 cm.

Relativamente à rega, é importante que o solo esteja sempre mantido bem fresco, mas nunca com demasiada água (encharcado).

Após 40 a 60 dias de efetuada a sementeira, a colheita desta cultura pode ser efetuada. Uma dica interessante que pode testar no momento da colheita, é cortar a alface por inteiro a cerca de 2,5 cm acima da terra, para promover que passados algumas semanas, novas folhas se desenvolvam através do caule deixado na terra (sendo possível ter uma segunda ou terceira colheita).

 

 

 2- Semear couve coração de boi

o que semear na horta em fevereiro
Comprar sementes de couve coração de boi aqui

Para fazer uma boa sementeira de couve de coração de boi é necessário escolher um local com boa exposição solar. Aconselho a colocar as sementes de couve de coração de boi a uma profundidade de 15cm, estando estas espaçadas entre plantas em 40 cm e entre linhas em 40 cm. Relativamente à rega, aconselho a que esta seja feita preferencialmente na base da planta e junto à raiz evitando dessa forma molhar as folhas. No Verão, esta cultura requer regras fundamentais. Após 90 a 120 dias de efetuada a sementeira, a colheita desta cultura pode ser efetuada. A colheita normalmente é feita pelo corte da “cabeça” e colheita das folhas jovens. Depois deste passo, as raízes devem ser retiradas da terra.

 

 

 

3- Semear alho francês

o que semear na horta em fevereiro
Comprar sementes de alho francês aqui

A sementeira do alho francês pode ser feita diretamente em local definitivo (em março) mas na minha opinião, pode-se começar o processo no final do Inverno (fevereiro) num tabuleiro dentro de casa e mais tarde mudar as plantas para o terreno. Aconselho a colocar as sementes de couve de alho francês a uma profundidade de 15cm, estando estas espaçadas entre plantas em 15 cm e entre linhas em 20 cm. Quanto à rega, esta deve ser frequente evitando que o solo fique encharcado. Deve por isso regar sempre em pequenas quantidades para evitar encharcamento do solo.

 

 

 

 

 

4- Semear tomates

o que semear na horta em fevereiro
Comprar sementes de tomate aqui

Durante este mês e inícios do próximo, pode e deve semear os seus tomates sem qualquer problema, mas aconselho-o primeiro a semeá-los num tabuleiro alveolado ou num canteiro. Para tal, e se optar por semear em cuvetes, deve colocar 1 a 2   sementes em cada cuvete para garantir que, pelo menos, uma germina.

Se por um acaso tiver a sorte de as duas sementes germinarem, deve separar as plântulas para outra cuvete.

Deve colocar os tabuleiros num local que receba bastante solo, e se assim for, as sementes germinarão, dependendo das temperaturas, até 10 dias. Se as temperaturas forem muito baixas, poderá demorar até 45 dias a germinarem. A rega deve ser efetuada de forma cuidada, evitando encharcamento do solo bem como movimentos das sementes. Quando as plantas tiverem uns 15 cm pode transplantá-las para o solo, tendo sempre em atenção que este processo só pode ser feito se já não existir risco de geadas.  Posteriormente, é necessário criar tutores para os tomateiros para que a planta se mantenha erguida e evitar que os frutos entrem em contacto com o solo. Sobre este assunto, irei falar mais tarde num outro artigo.

O que semear na horta: Sul de Portugal

No Sul do país, fevereiro é um ótimo mês para semear abóbora, cenoura, couves, ervilha, pimento, feijão, nabiça, pepino, tomate e melancia. Neste mês podem ser também transplantadas as cebolas a colher em maio-junho e as couves que foram semeadas em dezembro a colher cuja colheita pode ser feita em junho-julho (repolhos).  Fevereiro é também um mês bom para plantar batata e efectuar a sua colheita posteriormente em junho.

[spacer height=”20px”]

5- Semear abóboras

o que semear na horta em fevereiro
Comprar sementes de abóbora aqui

 

As abóboras podem começar a ser semeadas em fins de fevereiro, início de março. Se tem pouco espaço, deve ter em atenção que deve escolher abóboras pequenas, pois há as variedades de tamanho maior não se adaptam bem em floreiras ou pequenos canteiros. Assim, no momento da compra das sementes tenha em atenção esse facto e quando comprar informe-se do tamanho que essa abóbora que está a adquirir podem atingir.  Relembro que se optar por semear numa floreira ou canteiro, basta um pé para o terraço todo, pois dá uma grande quantidade

 

 

6- Semear cenouras

o que semear na horta em fevereiro
Comprar sementes de cenoura aqui

As cenouras devem ser semeadas nos meses que se compreendem o período de dezembro e junho no hemisfério norte. As cenouras devem ser semeadas preferencialmente em local definitivo. Depois, devem ser cobertas com terra, que se aperta ligeiramente. . Aconselho a colocar as sementes de cenouras a uma profundidade de 1cm, estando estas espaçadas entre plantas em 10 cm e entre linhas em 20 cm.

 Para que a sementeira desta cultura tenha sucesso deve ter muita atenção aos fatores climáticos (temperaturas devem estar compreendidas entre 10Cº e os 30Cº). Por outro lado, o solo deve ser ligeiramente arenoso, rega minimamente frequente, mas tendo atenção ao encharcamento do solo. As cenouras são sensíveis à falta de água, pelo que este parâmetro deve ser alvo de muita atenção.  Após a sementeira, as cenouras estão prontas a comer em 90-120 dias após. As cenouras da imagem são uma variedade muito interessante para quem tem pouco espaço e produzir cenouras mesmo assim. Esta variedade mini de cenouras é uma boa alternativa para sementeiras em canteiros.

 

7- Semear pepinos

o que semear na horta em fevereiro
Comprar sementes de pepino aqui

Os pepinos devem ser semeados no hemisfério norte entre o mês de fevereiro e o mês de abril. Para tal, é necessário garantir um clima ameno (temperaturas entre os 10Cº e os 30Cº), um solo bem drenado e nutrido e um pH o entre os 6 e 7.5 para que a sementeira de pepinos tenha sucesso. Semeie as sementes de pepina em tabuleiros de alvéolos e garanta que quando fizer o transplante para o solo, as raízes da planta de pepino devem ir com o torrão inteiro. Antes de fazer o transplante destas plantas para o solo, deve garantir que o solo tenha uma boa quantidade de composto orgânico e depois deve dispor as plântulas espaçadas entre 50 e 60 cm para garantir o seu bom desenvolvimento.

 

 

 

 

 

8- Semear flores polinizadoras na horta

Já pensou em semear flores na sua horta?

o que semear na horta em fevereiro
Comprar sementes de flores aqui

As misturas de flores anuais de porte compacto para cobertura do solo da Germisem podem ser uma boa alternativa. Estas flores de cultivo fácil e de pouca manutenção, têm florações escalonadas que permitem criar um tapete de cores no seu jardim ao longo de uma estação. São ideias para proteção do solo desempenham uma função importante ao impedir o aparecimento de ervas daninhas. Podem ser utilizadas como polinizadoras.

 

 

 

 

 

 

[spacer height=”20px”]

Saiba mais sobre a Grow it aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here