Eu me confesso: sou a “maluca” das saladas e como tal… alface é algo que não pode faltar na minha horta! Sabiam por exemplo que existem variedades de alface que são mais adequadas para cultivar na estação outono-inverno? Devido às temperaturas mais baixas que se fazem sentir é importante que não se esqueçam também de escolher variedades de alface que sejam adaptadas às diferentes condições climatéricas que se fazem sentir. Por isso, antes de semear alface ou outro tipo de saladas, descubra neste artigo quais as variedades de saladas de outono-inverno que pode escolher para a sua horta! Vamos lá semear no inverno?

semear no inverno

Semear alface no Outono-Inverno

A alface é das saladas mais conhecidas. Semear alface não é nada complicado dado que não é necessário muitos requisitos nem cuidados especiais. É muito fácil ter alfaces na sua horta ou em canteiros e outros recipientes. É óbvio que depois de semear alface não pode “abandonar” a cultura. Pelo contrário, é a partir desta etapa inicial que deverá prestar mais atenção ao desenvolvimento desta cultura. Verificar se precisa de água, fertilização-extra, se aparecerem pragas ou doenças e se as plantas infestantes estão a competir por água e nutrientes com as suas alfaces.

Tal como o título deste artigo já pressupõe existem variedades de alface e outras saladas de inverno e de verão. Se for a uma loja de jardinagem ou outro tipo de loja da especialidade vai encontrar pacotes de sementes de alface que dirão: “Alface Maravilha de inverno”. Já reparou nisso?

Sabia por exemplo que a alface cultivada no Inverno tende a ser mais saborosa pois devido às baixas temperaturas e à reduzida luz, há uma maior concentração de nutrientes na planta? Por outro lado, se fizer um bom planeamento das suas culturas e quais as que lhe sucederão, poderá ter alface durante todo o ano! Boas notícias não acha?

Como as saladas não só feitas de alface, neste artigo vai conhecer 5 variedades de saladas de outono-inverno

semear no inverno

Já escrevi um artigo anteriormente aqui no site sobre a cultura da alface. Ver aqui artigo sobre cultivo da alface.

Resumidamente, a alface gosta de solos francos que possuem um elevado teor de matéria orgânica e que não retenham demasiado a humidade. Quanto à acidez do solo, consegue desenvolver-se bem em solos com pH baixo, no entanto, o ideal é um pH entre 6,5 e 7.

Pode semear alface em dois períodos distintos: fins do Inverno até fins da Primavera e no Outono-Inverno. Para conseguir escalonar a colheita de alfaces, espace de uma a duas semanas a sementeira da alface.

Já as endívias são frequentemente incorporada em misturas de saladas, especialmente folhas de bebé ou mescluns. Devido à sua forma de folha muito característica, assim como a cor e características ligeiramente amargas, que adicionam um toque de sabor inconfundível e ligeiramente amargo. As endívias são muito ricas nutricionalmente (vitaminas, nutrientes, etc.).

semear alface

Por outro lado, as folhas de chicória são muito apreciadas na culinária e estão presentes em diversas saladas, assim como sopas, molhos, purés, etc. Quando cozer as folhas de chicória, saiba que o seu sabor amargo irá diminuir.

Quando cozidas, o sabor amargo tende a diminuir. São muito utilizadas em dietas devido a possuírem reduzidas calorias. São bastante nutritivas e ricas em vitaminas. As folhas de chicória são também muito usadas para fins medicinais devido à sua ação diurética, estomáquica e laxativa.

semear no inverno

Semear no inverno: conheça 5 variedades de saladas indicadas para os tempos frios

1- Alface repolho Maravilha de Inverno

A variedade de alface “Maravilha de Inverno” é um variedade resistente ao Inverno, de folhas verde-claras. Pode semear em alfobre e depois transplantar para local definitivo utilizando um compasso de 30 x 30 cm.

O ideal é que cultive este variedade de alface em solo fértil com uma temperatura que ronde os 15ºC. Tenha em atenção que com o aumento da temperatura, a área foliar também aumento e a necessidade de rega é também maior.
Pode comprar esta variedade aqui.

2-Chicória pão de açúcar Elmo

Esta variedade, é caracterizada por possuir folhas verde-escuras e a parte central branca. É caracterizada por ser bastante vigorosa e resistente ao frio e por isso é muito adequada para as sementeiras de Inverno. Pelo nome já podemos ter a ideia que tem um “sabor doce” e por isso é uma excelente alternativa à comum salada de alface. Se não gosta do sabor amargo das endívias, a chicória pão de açúcar Elmo é uma boa opção.

Pode comprar esta variedade aqui

3-Alface de corte Frisada da América

Esta variedade de alface caracteriza-se por ser uma alface frisada com folhas largas e abertas, sem formar “repolho”. A coloração das folhas desta variedade de alface é verde-avermelhada e são muito produtivas em temperaturas mais baixas.

Depois de efetuar a sementeira, transplante para local definitivo com um compasso de plantação de 30cm*40cm.

Pode comprar esta variedade aqui.

4-Rúcula

 Confesso que só há pouco tempo comecei a gostar de rúcula pois para mim tem um sabor bastante intenso. A rúcula é muito rica em  antioxidantes e nutrientes como cálcio e ferro. Dado que é uma planta herbácea anual com uma duração do ciclo reduzida, aconselho a semear rúcula em local defitivo. A rúcula desenvolve-se bem em temperaturas amenas mas, boa notícia, adapta-se bem a temperaturas mais baixas.

 Confesso que só há pouco tempo comecei a gostar de rúcula pois para mim tem um sabor bastante intenso. A rúcula é muito rica em  antioxidantes e nutrientes como cálcio e ferro. Dado que é uma planta herbácea anual com uma duração do ciclo reduzida, aconselho a semear rúcula em local defitivo. A rúcula desenvolve-se bem em temperaturas amenas mas, boa notícia, adapta-se bem a temperaturas mais baixas.

Compre aqui sementes de rúcula

5-Alface-de-cordeiro

A alface-de-cordeiro é uma variedade de saladas bastante resistente ao inverno. E por isso, pode efetuar a sua sementeira “a lanço” ou em fileiras num local a escolher. Existem variedades de alface-de-cordeiro de folha largas e também de folhas estreitas. Este tipo de alface tem um sabor um pouco apimentado e resiste bem às baixas temperaturas no inverno , podendo ser colhida mesmo quando as temperaturas são extremamente baixas. Para protegê-las das baixas temperaturas pode cobri-las com agulhas de abeto, por exemplo.

Compre aqui alface-de-cordeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here