Quem somos

 

A minha ligação com a agricultura é desde sempre.

Sendo os meus pais agricultores e a restante família com um forte histórico agrícola, parecia inevitável que também eu quisesse deixar o meu contributo num sector que tanto me diz: a agricultura. Na verdade, sempre fui aquela jovem que preferiu  o campo à cidade, mesmo que no  meio rural as oportunidades fossem bem menores. No entanto, isso nunca me intimidou até porque sempre acreditei que somos responsáveis em grande parte pelo nosso caminho e pelas oportunidades que nos vão surgindo. O lugar de onde nós vimos não nos define, mas são as nossas raízes- e todos sabemos o quanto as raízes são importantes para nos sustentar- tal como na agricultura. Penso assim até hoje, 27 anos depois.

  Acreditei  e acredito profundamente desde sempre que a agricultura é um dos setores que melhor fortalece uma nação, mesmo que infelizmente sempre tenha sido um dos  menos valorizados. Lembro-me de quando entrei na faculdade me dizerem que poderia ter escolhido outro curso, porque com as minhas boas notas poderia “entrar em algo melhor”. Que ousadia me disserem isso a mim, eu que sempre soube o que queria estudar e fui convicta do que queria!…

Longe estava de pensar que uns anos mais tarde, em 2018, criaria o projeto A Cientista Agrícola e este se tornaria rapidamente um das plataformas agrícolas com maior alcance. E que feliz que sou aqui, unindo as minhas paixões maiores: a escrita e as ciências agrárias.

Estudei Ciências e Tecnologia do Ambiente e mais tarde Engenharia Agronómica. Na verdade, nunca parei de estudar e faço-o praticamente todos os dias porque é um objetivo meu trazer-vos conteúdo cada vez melhor, todos os dias.

Sou curiosa, destemida e lutadora… Quando era pequena, vestia uma “bata branca” e brincava aos cientistas…belos tempos! Lembro-me  também de fazer quase todas as experiências possíveis de se realizar num ambiente como  uma quinta: dos trabalhos com as plantas, das tarefas agrícolas, da lide dos animais… Não que este projeto seja para mim uma brincadeira…muito pelo contrário. Encaro esta plataforma da maneira mais séria e profissional possível… Mas, mal  sabia eu que a minha infância agrícola  daria mais tarde mote  ao meu percurso académico e profissional e também à minha (nossa) plataforma- A Cientista Agrícola. 

A Cientista Agrícola surgiu numa altura que procurava contribuir para que as pessoas percebessem o quanto a agricultura era importante. Para mim, era e é muito importante que o trabalho dos agricultores seja reconhecido e que estes tenham um local onde possam encontrar muitas das respostas aos seus problemas. Essa é uma das missões deste projeto, mas não só.

É também meu objetivo falar de agricultura de forma simples, descomplicada, com uma linguagem para todos. Nada me desafia mais do que transformar conteúdo técnico em linguagem simples e dessa forma, ajudar alguém.

A Cientista Agrícola é assim um local para todos: agricultores, técnicos agrícolas, agricultores de fim de semana, aspirantes a agricultores e também curiosos.

Se pensarmos bem, a agricultura é essencial para todos. Por isso, espero que A Cientista Agrícola seja também uma plataforma essencial de consulta frequente para todos os que a visitam.

Sejam Bem-vindos!

Rosa Moreira

 

Entre em contacto comigo