Vinho do Porto Warre’s Vintage 2016 está entre os cem melhores do Mundo

Autor do artigo: Agricultura e Mar

O  vinho Porto Vintage 2016 da Warre´s ficou cotado em 14.º lugar na lista dos melhores 100 vinhos do Mundo da influente revista norte-americana Wine Spectator.

Produzido pela Symington Family Estates, empresa familiar que produz vinhos na Região Demarcada do Douro desde o século XIX, o Warre’s Porto Vintage 2016 é o vinho português mais bem classificado no TOP 100 de 2018 da publicação.

O vinho foi produzido nos lagares da Quinta da Cavadinha, localizada no vale do Pinhão, com base numa elevada proporção de vinhas velhas com mistura de castas (49%). As uvas são provenientes da Quinta da Cavadinha, da Quinta do Retiro, localizada no vale do Rio Torto, e da Quinta da Telhada no Douro Superior.

Produzidas mais de quatro mil caixas

Foram produzidas mais de quatro mil caixas deste vinho, com grande parte do stock a ser vendido “en-primeur”, logo após a declaração Vintage, em Abril deste ano, na sua maioria para garrafeiras particulares.

“Para mim é uma enorme satisfação que o elegante e aromático Warre´s 2016 seja reconhecido desta forma. As uvas das melhores vinhas da Warre´s foram colhidas mais tarde, mas mantiveram uma boa acidez e permitiram-nos criar este vinho maravilhosamente equilibrado”, afirma Charles Symington, o enólogo da família.

E sublinha o enólogo que “este é um posicionamento impressionante entre vinhos oriundos das mais famosas regiões vitícolas do mundo. Não só demonstra que há forte interesse nos Portos Vintage, como confirma o Douro como uma das grandes regiões vinhateiras do Mundo”.

98 pontos para cinco vinhos do Porto Vintage de 2016

Recorde-se que a Wine Spectactor atribuiu recentemente 98 pontos (numa escala de 0 a 100) a cinco vinhos do Porto Vintage de 2016 produzidos pela família Symington, naquela que foi a primeira vez que a publicação deu tal pontuação a cinco vinhos de uma só empresa, numa só ocasião.

O Warre’s foi um dos vinhos a obter os 98 pontos, a par do Graham’s Stone Terraces, Dow’s, Graham’s e Quinta do Vesuvio Capela. O vinho tem ainda sido distinguido nacional e internacionalmente com pontuações elevadas, em publicações como Grandes Escolhas (18,5 pontos em 20), Revista de Vinhos (18 em 20 pontos), Decanter (98 pontos) ou Wine Enthusiast (96 pontos).

A dona da Graham’s

A Symington Family Estates é uma empresa de propriedade e gestão familiar. Detém a Graham’s, uma das 10 marcas de vinho mais admiradas no Mundo, segundo a revista Drinks International, bem como as marcas Dow’s, Cockburn’s e Warre’s, e os vinhos DOC Douro: Quinta do Vesuvio, Quinta do Ataíde, Altano e P+S.

A família Symington está presente no Douro há cinco gerações — desde 1882 — mas, se seguirmos a linhagem da família através da bisavó da actual geração, a ligação dos Symington aos vinhos do Douro recua no tempo 14 gerações, transportando-nos até meados do século XVII e aos próprios primórdios da história do vinho do Porto.

É, actualmente, a maior proprietária de quintas na região do Douro e um dos principais produtores de vinho do Porto de qualidade superior, as chamadas categorias especiais.

As últimas

Candidaturas ao European Bee Award prolongadas até 20 de Setembro. Prémio de 4.000 €

Fonte do artigo: Agricultura e Mar O prazo para submissão...

Iniciativa de cidadania em defesa da agricultura e da economia rural na Europa. Já subscreveu?

Fonte: Agricultura e Mar A Iniciativa de Cidadania Europeia em...

Agricultores espanhóis com acesso à água do Alqueva vão pagar o mesmo que os portugueses

Fonte do artigo: Agricultura e Mar Os governos de Portugal...

Fichas de Cultivo na Horta: o que são e como fazer

Quando se trata de jardinagem e cultivo de hortas,...

Newsletter

Pergunta Anti-spam ?

A não perder

Estudo da Science alerta para a necessidade de redução do impacto humano nos ecossistemas aquáticos

Um estudo publicado na Revista Science, em que participa...

Estudo revela subestimação dos valores de dependência dos polinizadores na agricultura e destaca a sua importância

Um estudo internacional conduzido por investigadores da Faculdade de...
acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.  
spot_img

Candidaturas ao European Bee Award prolongadas até 20 de Setembro. Prémio de 4.000 €

Fonte do artigo: Agricultura e Mar O prazo para submissão de candidaturas ao European Bee Award foi prolongado até dia 20 de Setembro, informa a...

Iniciativa de cidadania em defesa da agricultura e da economia rural na Europa. Já subscreveu?

Fonte: Agricultura e Mar A Iniciativa de Cidadania Europeia em defesa da agricultura e da economia rural na Europa, liderada pelo movimento espanhol SOS Rural,...

Agricultores espanhóis com acesso à água do Alqueva vão pagar o mesmo que os portugueses

Fonte do artigo: Agricultura e Mar Os governos de Portugal e Espanha chegaram finalmente a um compromisso quanto à utilização da  água da Barragem do Alqueva, ao...