img

Aprenda a plantar framboesas na sua horta: tudo o que deve saber

/
/
/

As framboesas são talvez das árvores de fruto mais procuradas nos viveiros e grandes superfícies no momento de escolher uma fruteira para plantar no seu jardim ou horta. Será que sabe como plantar framboesas na sua horta sem grandes complicações?

Estes pequenos frutos são muito apreciados devido a várias razões: aroma irresistível,  sabor característico (uma vezes mais doce e outras mais ácido), ocupam pouco espaço, entre outros fatores.
Antes de decidir começar a produzir framboesas na sua horta ou jardim, existem uma série de informações que deve ter em conta antes de iniciar a plantação. Curioso(s) por conhecer quais os fatores que deve ter em conta para saber como plantar framboesas?

Convém ter em conta que existem muitas variedades de framboesas e que estas estão divididas  em duas categorias. Remontantes e não-remontantes. Quer saber o que as distingue? Então continue a ler este artigo 🙂

como plantar framboesas

Como plantar framboesas na horta: variedades remontantes ou não-remontantes?

Variedades remontantes

As variedades remontantes de framboesas caracterizam-se pela sua floração se repetir várias vezes durante o ano, sendo necessário para tal, podar este arbusto várias vezes ao longo do ano.

Neste tipo de casos, quando as plantas de framboesa são plantadas no início da primavera, os frutos podem ser colhidos no outono, sendo nalgumas condições possível obter uma segunda colheita ainda no primeiro ano.

Neste tipo de variedades, a frutificação ocorre nos lançamentos do ano, durante o seu período de crescimento, ocorrendo a  a diferenciação floral dos gomos logo no primeiro ano.

Exemplos de variedades remontantes de framboesas: 
Autumn Cygnet, Autumn Bliss, Heritage, Princess, Galant, Joan Squire, Ruby, Joan J, Summit.

como plantar framboesas

Variedades não-remontantes

As variedades não-remontantes de framboesa comportam-se de forma completamente distinta das variedades remontantes que anteriormente descrevi.  A sua floração e produção só acontece uma vez por ano  e na estação adequada, obtendo-se geralmente uma maior produtividade.

No entanto, é importante ter em mente que as variedades não-remontantes apenas dão fruto após um ano de crescimento  vegetativo e depois de um período de dormência durante o inverno.

Concluindo: as variedades não-remontantes de  framboesas são bianuais, sendo os lançamentos do primeiro ano  vegetativos, diferenciando-se no segundo ano para a produção de frutos .

Uma boa ideia é comprar exemplares das duas variedades pois dessa forma irá prolongar a sua produção por mais tempo.

Exemplos de variedades não- remontantes:
Malling Gaia, Glen Moy, Malling Julia, Meeker, Glen Clova, Malling Leo, Glen Rosa, Glen Magna, Glen Lyon, Glen Ample, Glen Prosen, Chilliwack, Puyallup

como plantar framboesas

Como plantar framboesas: saiba quais os principais cuidados

  1. Solos: estes pequenos frutos gostam de solos com uma boa drenagem;
  2. pH: deve estar entre 5,5 e 6,5.
  3. Exposição solar: as framboesas gostam de locais protegidos do vento e com boa exposição solar, tolerando situações de sombra parcial.

Nota: a exposição solar é um fator que deve ter bastante “peso” na escolha do local para plantar o seu arbusto, uma vez que promove o amadurecimento das bagas e favorece a polinização.

  1. Rega:Tal como para outro pequeno fruto, em termos de rega é fundamental evitar o excesso de humidade pois pode levar ao apodrecimento das raízes. Caso faça a plantação das suas framboesas em camalhão, poderá ser necessário, especialmente no verão, regar várias vezes ao dia de modo a diminuir a temperatura na superfície do mesmo.
  2. Controlo de infestantes: antes de plantar as framboesas, faça uma boa preparação do solo, eliminando todas as  plantas infestantes  e as suas raízes para diminuir a competição por água e nutrientes com a sua árvore de fruto.
  3. Poda:esta é  uma operação cultural muito importante para a manutenção da produtividade destas árvores de fruto permitindo a  eliminação de varas doentes e/ou afectadas com pragas ou doenças. Deve aproveitar para eliminar o excesso de varas ou aquelas que estão mais enfraquecidas, melhorando a  distribuição da luz solar e favorecendo o arejamento.
    como plantar framboesas
    No que diz respeito às variedades não remontantes das framboesas, deve efetuar a poda no final da colheita ou no final do inverno. Neste caso,  devem ser eliminadas todas as varas que deram fruto, cortando-as junto à base.  Nos períodos de  janeiro a  março, todas as varas do ano que sejam pouco vigoras, estejam partidas ou doentes devem ser excluidas.  No caso das  variedades remontantes, estas  devem ser podadas logo após a colheita, cortando-se todas as varas junto ao solo.  Na próxima primavera que suceder esta operação, aparecerão  novos lançamentos  nestes arbustos que vão frutificar nesse ano.


    Como plantar framboesas: procedimentos

    Evite plantar framboesas em locais onde anteriormente tenham estado instaladas culturas como: beringelas, tomates, batatas ou morangos. Este procedimento é muito importante para evitar doenças, uma vez que estas culturas são propensas ao mesmo tipo de fungo que normalmente este fruto.
    Prepare bem o solo, eliminando todas as plantas infestantes.

  4. Mobilize bem a terra para que esta fique leve e fofa.
  5. Adicione um substrato apropriado para este tipo de plantas, adicione composto e um fertilizante biológico caso o seu solo necessite. Para conhecer as necessidades da sua terra, faça análises ao solo antecipadamente.
  6. Antes de colocar as plantas na terra, crie  uma estrutura de tutores com estacas e arames para orientar as plantas no seu crescimento e desenvolvimento.
como plantar framboesas em vaso
Se possível, quando tiver intenções de adquirir as suas framboesas, compre exemplares criados em viveiro. que lhe dão mais garantias da ausência de pragas e de doenças.
  1. A melhor época para plantar estas plantas é no fim do Inverno, humedecendo-as anteriormente num balde com água.
    Escave um buraco de uma dimensão equivalente a duas vezes o tamanho do vaso em que a planta está contida.
  2. Coloque um pouco de adubo apropriado no fundo do burado que cavou, colocando a planta no centro do mesmo.
    Caso tencione plantar mais do que uma planta, coloque-as a uma distância entre os 60 e os 90cm umas da outras.
  3. Preencha o restante do buraco que fez com terra, compactando levemente na superfície em torno da haste da planta.
  4. Regue abundantemente as plantas após a  plantação.
  5. Pode aplicar uma camada de mulch com aparas de pinheiro por exemplo, para ajuda a revigorar a planta e combater o aparecimento de plantas infestantes ( use esta dica apenas nos primeiros tempos. Após esse período, os níveis de humidade podem promover o aparecimento de doenças nas plantas).

Como plantar framboesas: o momento da colheita

Esteja atenta(o) a maturação dos seus frutos e aos pássaros que certamente vão quer provar estas bagas :)Assim que estejam prontas a serem consumidas, a colheita deve ser feita se possível todos os dias.

Se fizer a colheita frequentemente, irá minimizar o  aparecimento de doenças e de pragas uma vez que a probabilidade de as suas framboesas estarem muito maduras ou em decomposição é muito  mais reduzida.

Para colher, basta “puxar” ligeiramente as bagas, evitando colher-las quando estão húmidas.

  1. como plantar framboesas

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar