Hit enter after type your search item

Tipos de plantas e qual o seu lugar no jardim

/
/
/
img

Qual o tipo de plantas que se adequam mais às características do seu jardim?

Os especialistas em jardinagem dividem as plantas em categorias consoante  a sua morfologia e a utilização que podem ter no jardim. É importante que escolha o tipo de plantas que se adequam melhor ao  clima da sua região sem esquecer a forma e o tamanho que deseja que elas apresentem.

1-Fetos

Os fetos caracterizam-se por serem plantas caducifólias ou perenes que não desenvolvem flor. A maioria destas plantas prefere locais com sombra onde a sua folhagem exuberante oferece uma paisagem muito bonita.

tipo de plantas

Fonte da imagem:Plantas

2- Tipos de plantas no jardim: Árvores, arbustos e trepadeiras

Estas plantas caracterizam-se por terem um ciclo de vida longo e darem estrutura ao seu jardim.Existem em várias formas e dimensões e caracterizam-se por poderem ter: casca, flores, folhas e/ou frutos.

Árvores

As árvores tem um tronco lenhoso e uma copa ramificada. Deve ter a atenção que as árvores grandes não são adequadas para jardins de menores dimensões. As árvores de grandes dimensões podem “ensombrar”  as restantes plantas. Deve informar-se da altura que as árvores podem atingir antes de as comprar!

tipo de plantas urbanas

Fonte da imagem: staclara – WordPress.com

Arbustos

Os arbustos também são plantas lenhosas, no entanto, os seus ramos crescem ao nível do solo. Existem arbustos de quase todas as formas e dimensões e podem ser guiados para cobrir um muro.

tipo de plantas para interiores

Fonte da imagem:Jardinagem e Paisagismo

 

Trepadeiras

As trepadeiras podem ser lenhosas ou hérbaceas e caracterizam-se para trepar por cima das plantas ou outro tipo de objectos ao redor com o principal objectivo de busca de luz. Aproveite para utilizar as trepadeiras para esconder um recanto mais feio do seu jardim ou então para dar um pouco mais de vida a paredes e muros em más condições.

tipo de plantas angiospermas

Fonte da imagem:Westwing

3-Tipo de plantas no jardim: Flores

Embora vários arbustos, árvores e trepadeiras também dêem flor, os jardineiros usam o termo “flores” para descrever as plantas herbáceas (não lenhosas) que se revelam a componente principal de cor de um jardim. As plantas com flor dividem-se em grupos, de acordo com o modo como se desenvolvem, que é o principal factor que deve ter em conta quando decide onde quer plantá-las.

 

Herbáceas perenes

Este tipo de plantas duram algum tempo e geralmente dão flor todos os anos, com a execpção do primeiro anos logo após a sementeira. Em muitas plantas herbáceas perenes mas não em todas, a parte aérea da planta morre no Inverno e volta a florir na Primavera.

tipo de plantas aromaticas

Fonte da imagem:En el jardin

 

Flores bienais

Este tipo de plantas produzem apenas folhagem no primeiro ano, enquanto acumulam a energia necessária para terem florações espectaculares no ano seguinte, após o frio do Inverno. Dão flor cedo.

tipo de plantas de interior

Fonte da imagem:Plantas

 

Plantas bulbosas

As plantas bulbosas armazenam alimentos e dão flor após o seu período de dormência. Bolbos como por exemplo os narcisos florescem,reabastecem as suas reservas e perdem a parte aérea para sobreviverem a condições adversas.

tipo de plantas para terrario fechado

Fonte de imagem: Decoración y jardines

Gramíneas

São plantas anuais ou perenes com folhas rijas e estreitas que crescem directamente na base, dai poderem ser cortadas ou servir de pasto para os animais. As plantas ornamentais são cada vez mais populares em borbaduras.

tipo de plantas suculentas

Fonte da imagem:Filtros NOSK

Plantas anuais

Estas plantas completam o seu ciclo de vida em menos de um ano,por isso sobrevivem a Invernos frios ou Verões secos, já na forma de semente.Dão efeitos coloridos e pouco prolongados.

	tipos de plantas para áreas internas

Fonte da imagem: Wikimedia Commons

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :