Fonte: Agricultura e Mar
O IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas informa que o período de candidaturas a apoios à criação de aves e suínos e à produção de ovos e leite de pequenos ruminantes estará aberto entre 1 e 21 de Dezembro de 2020.
A portaria com a medida excepcional no PDR 2020 no valor de 12,2 milhões de euros aprovada pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, para minimizar os impactos económico-financeiros causados pela pandemia Covid-19 foi publicada a 18 de Novembro.
Para responder aos problemas de liquidez e de fluxos de tesouraria provocados pela actual pandemia do Covid-19, que põem em risco a continuidade das actividades dos agricultores e das pequenas empresas activas na criação de aves e suínos, bem como na produção de ovos e de leite de pequenos ruminantes, é adoptada uma nova medida excepcional e temporária prevista no artigo 39.º-B do Regulamento (UE) n.º 1305/2013, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de Dezembro, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente – PDR2020, explica o IFAP.
Sectores a apoiar
O apoio destina-se aos seguintes sectores de produção agrícola, conforme actual redacção da Portaria N.º 268/2020, de 18 de Novembro: sector das aves e dos ovos; sector da carne de suíno, no que respeita à produção de leitões para abate e à produção da raça de porco alentejano; sector do leite de pequenos ruminantes.
Para mais informações contacte o IFAP através do endereço de correio electrónico [email protected], ou ainda pelos restantes canais de atendimento que tem ao seu dispor: atendimento electrónico ou atendimento telefónico, através do 212 427 708.
Maria do Céu Antunes afirmou que “esta medida pretende compensar, parcialmente, as perdas ocorridas no período de Março a Junho de 2020, a sectores que ainda não tinham sido abrangidos por medidas excepcionais de mercado ou de reforço de apoios directos que abrangeram mais de 140 mil agricultores”.