Fonte: Agricultura e Mar

O IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas informa que o período de candidaturas a apoios à criação de aves e suínos e à produção de ovos e leite de pequenos ruminantes estará aberto entre 1 e 21 de Dezembro de 2020.

A portaria com a medida excepcional no PDR 2020 no valor de 12,2 milhões de euros aprovada pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, para minimizar os impactos económico-financeiros causados pela pandemia Covid-19 foi publicada a 18 de Novembro.

Para responder aos problemas de liquidez e de fluxos de tesouraria provocados pela actual pandemia do Covid-19, que põem em risco a continuidade das actividades dos agricultores e das pequenas empresas activas na criação de aves e suínos, bem como na produção de ovos e de leite de pequenos ruminantes, é adoptada uma nova medida excepcional e temporária prevista no artigo 39.º-B do Regulamento (UE) n.º 1305/2013, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de Dezembro, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente – PDR2020, explica o IFAP.

Sectores a apoiar

O apoio destina-se aos seguintes sectores de produção agrícola, conforme actual redacção da Portaria N.º 268/2020, de 18 de Novembro: sector das aves e dos ovos; sector da carne de suíno, no que respeita à produção de leitões para abate e à produção da raça de porco alentejano; sector do leite de pequenos ruminantes.

Para mais informações contacte o IFAP através do endereço de correio electrónico ifap@ifap.pt, ou ainda pelos restantes canais de atendimento que tem ao seu dispor: atendimento electrónico ou atendimento telefónico, através do 212 427 708.

Maria do Céu Antunes afirmou que “esta medida pretende compensar, parcialmente, as perdas ocorridas no período de Março a Junho de 2020, a sectores que ainda não tinham sido abrangidos por medidas excepcionais de mercado ou de reforço de apoios directos que abrangeram mais de 140 mil agricultores”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here