Autor do artigo: Agricultura e Mar
“Somos cada vez mais uma Região de produção de produtos biológicos”, frisou o governante, que esteve hoje presente nas actividades desenvolvidas pelo Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, na Quinta de São Gonçalo, no âmbito do Dia Europeu da Agricultura Biológica.
“Nesse período, já foram promovidas mais de 50 acções de formação em todas as ilhas, abrangendo mais de 1.000 participantes, entre produtores e consumidores, o que significa que caminhamos para alcançar o nosso objectivo de que a Região tenha notoriedade por ter uma alimentação mais natural”, disse ainda.
Semana Regional da Agricultura Biológica
O Dio Europeu da Agricultura Biológica é comemorado a 23 de Setembro. Na Região, aproveitou-se a efeméride para promover a Semana Regional da Agricultura Biológica, com actividades em quase todas as ilhas, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.
Na Ilha de São Miguel, onde o responsável pela tutela da Agricultura esteve presente, prepararam-se jogos lúdico-pedagógicos com foco na importância da agricultura biológica, na diversidade de hortofrutícolas e na protecção dos insectos benéficos para a agricultura, assim como uma sementeira de hortícolas biológicas em vasinhos biodegradáveis, uma actividade que contou com cerca de 45 alunos do 4º ano de escolaridade.
Segundo António Ventura, a comemoração da efeméride começou a 22 de Setembro, com o Serviço de Desenvolvimento Agrário do Faial a organizar um Dia Aberto na Quinta Santo Amaro – Campo de demonstração de agricultura biológica, destinado ao público infanto-juvenil com realização de diversas actividades.
Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o mundo das abelhas (introdução à apicultura), a realização de práticas de agricultura biológica: aplicação de composto e empalhamento no pomar, recolha de sementes de milho, realização sementeiras e plantações, gestão da Agrofloresta, colheita de maçãs e ainda a degustação de produtos biológicos certificados, produzidos na Ilha do Faial.
Estas iniciativas contaram com a parceria com da Trybio – Associação de Produtores e Consumidores de Agricultura Biológica.