InícioArtigosA agricultura mundial em 2028: 5 previsões

A agricultura mundial em 2028: 5 previsões

-

Como será a agricultura mundial em 2028, em particular o comércio? O USDA (Departamento dos Estados Unidos para a Agricultura) publicou recentemente um documento onde apresenta previsões para a próxima década.

Eis algumas delas.

1. Economias emergentes vão ser as maiores responsáveis pelo crescimento

Até 2028/2029, a procura e o comércio mundial de produtos agrícolas deverão continuar a crescer, segundo o USDA. Este crescimento será motivado pelo aumento de rendimentos, que deverá “manter-se forte,” e pelo aumento populacional, especialmente em muitos países em desenvolvimento.

Assim, o aumento do consumo e das importações de alimentos e ração na próxima década vai ser particularmente influenciado pelas economias emergentes.

2. Embargo da Rússia deverá manter-se

Em 2014, a Rússia implementou um embargo às importações agrícolas de vários países Ocidentais (UE, Estados Unidos e Canadá). Desde então, tem sido renovado anualmente. “Assumimos que esta política continuará a ser renovada e que a Rússia continuará a usar políticas que estimulem a sua produção nacional de porco e aves e que reduzam a sua dependência de importações,” defende o organismo público norte-americano.

3. Comércio de milho é o que vai aumentar mais

Até 2028/2019, o comércio global de milho deverá aumentar 32,5%, ou 32 milhões de toneladas. A maioria deste crescimento será responsabilidade do México, Vietname, Egito, Irão, China e Arábia Saudita.

4. Consumo e comércio de carne vão crescer

O consumo de carne per capita em todo o mundo é significativamente mais baixo do que nos países com rendimentos elevados, o que significa que há “potencial para crescimento continuado do consumo global de carne” em países em desenvolvimento, segundo o USDA. E, de facto, parece que será assim.

O consumo de carne em todo o mundo vai aumentar 15% – 47,9 milhões de toneladas – até 2028. 80% deste aumento terá origem nos países em desenvolvimento. Por sua vez, o comércio global de carne vai aumentar 25%.

Esta evolução será responsável por um aumento de produção e troca de grãos, oleaginosas e produtos derivados da carne.

5. Produção agrícola vai expandir, em parte devido às novas tecnologias

Segundo o departamento de agricultura dos EUA, o “crescimento da produção agrícola vai ser suficiente para suprir a procura mundial e vai suster preços relativamente baixos das mercadorias agrícolas” até 2028. Este crescimento de produção dever-se-à ao aumento do rendimento das culturas e à expansão da área cultivada.

Em certos países – especialmente no Brasil -, um dos fatores por detrás do aumento da produção é o uso de novas tecnologias agrícolas, já que estas permitem produzir com mais eficiência.

Ultimos posts

Estudo identifica pela primeira vez estirpes de bactéria que afeta gravemente várias culturas agrícolas em Portugal

Uma investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) isolou, pela primeira vez em Portugal, várias estirpes da bactéria Xylella fastidiosa, associada à...

Como cultivar morangos em casa: um guia técnico para iniciantes

Se há fruta que encanta tanto pelo sabor como pela aparência, é o morango. Além dedeliciosos, os morangos são uma verdadeira fonte de saúde: ricos...

Soluções Biocal para Corrigir Solos Ácidos: Como Ajustar o pH de Forma Segura e Sustentável

Já ouviu dizer que o solo "não está bom para plantar"? Muitas vezes, essa sensação tem uma explicação simples: o solo pode estar demasiado ácido....

7 comportamentos errados que deve evitar com as aromáticas

As ervas aromáticas são verdadeiras aliadas na cozinha e no jardim, mas, por mais fáceis que pareçam de cultivar, há erros comuns que podem comprometer...