Sexta-feira, Abril 19, 2024

A agricultura mundial em 2028: 5 previsões

Como será a agricultura mundial em 2028, em particular o comércio? O USDA (Departamento dos Estados Unidos para a Agricultura) publicou recentemente um documento onde apresenta previsões para a próxima década.

Eis algumas delas.

1. Economias emergentes vão ser as maiores responsáveis pelo crescimento

Até 2028/2029, a procura e o comércio mundial de produtos agrícolas deverão continuar a crescer, segundo o USDA. Este crescimento será motivado pelo aumento de rendimentos, que deverá “manter-se forte,” e pelo aumento populacional, especialmente em muitos países em desenvolvimento.

Assim, o aumento do consumo e das importações de alimentos e ração na próxima década vai ser particularmente influenciado pelas economias emergentes.

2. Embargo da Rússia deverá manter-se

Em 2014, a Rússia implementou um embargo às importações agrícolas de vários países Ocidentais (UE, Estados Unidos e Canadá). Desde então, tem sido renovado anualmente. “Assumimos que esta política continuará a ser renovada e que a Rússia continuará a usar políticas que estimulem a sua produção nacional de porco e aves e que reduzam a sua dependência de importações,” defende o organismo público norte-americano.

3. Comércio de milho é o que vai aumentar mais

Até 2028/2019, o comércio global de milho deverá aumentar 32,5%, ou 32 milhões de toneladas. A maioria deste crescimento será responsabilidade do México, Vietname, Egito, Irão, China e Arábia Saudita.

4. Consumo e comércio de carne vão crescer

O consumo de carne per capita em todo o mundo é significativamente mais baixo do que nos países com rendimentos elevados, o que significa que há “potencial para crescimento continuado do consumo global de carne” em países em desenvolvimento, segundo o USDA. E, de facto, parece que será assim.

O consumo de carne em todo o mundo vai aumentar 15% – 47,9 milhões de toneladas – até 2028. 80% deste aumento terá origem nos países em desenvolvimento. Por sua vez, o comércio global de carne vai aumentar 25%.

Esta evolução será responsável por um aumento de produção e troca de grãos, oleaginosas e produtos derivados da carne.

5. Produção agrícola vai expandir, em parte devido às novas tecnologias

Segundo o departamento de agricultura dos EUA, o “crescimento da produção agrícola vai ser suficiente para suprir a procura mundial e vai suster preços relativamente baixos das mercadorias agrícolas” até 2028. Este crescimento de produção dever-se-à ao aumento do rendimento das culturas e à expansão da área cultivada.

Em certos países – especialmente no Brasil -, um dos fatores por detrás do aumento da produção é o uso de novas tecnologias agrícolas, já que estas permitem produzir com mais eficiência.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos