Para os agricultores, a luz do sol é muito importante para um bom desempenho das suas culturas. Mas por muito importante que seja o sol, o mesmo tem uma desvantagem para um recurso muito importante, a água. A radiação UV causa o aparecimento e crescimento excessivo de algas, uma ameaça real para qualquer sistema de armazenamento de água a céu aberto. As algas põem em risco a qualidade da água e aumentam a probabilidade de entupimento dos sistemas de rega.

A solução mais eficiente para garantir água limpa durante todo o ano é um bom sistema de cobertura dos silos: «Matam-se dois coelhos de uma cajadada. Em primeiro lugar, a qualidade da água é assegurada. Uma cobertura precisa impede o crescimento de algas e elimina o risco de aparecimento de areias, folhas ou outros detritos dentro de água e, com isso, reduz-se significativamente o problema do entupimento dos sistemas de irrigação e filtragem. Em segundo lugar, o agricultor tira maior partido do sistema de armazenamento de água, porque a cobertura reduz ao mínimo a evaporação da água», explica Simon Jones, responsável da Genap, líder de mercado em sistemas de armazenamento de água e coberturas.

Os consultores da Genap, em articulação com os técnicos da Magos Irrigation System, ajudam a determinar qual o sistema de cobertura mais indicado para cada caso. «Uma boa cobertura não fornece apenas água limpa, também poupa o trabalho constante de tratamento da água, que é demorado e dispendioso, e reduz a necessidade de lavagem dos filtros dos sistemas de rega», acrescenta o responsável da Genap, marca representada em Portugal pela Magos Irrigation System na área agrícola.

Sobre a Magos Irrigation Systems

A Magos Irrigation Systems é uma empresa líder em serviços de projeto, instalação, assistência técnica e venda de sistemas de rega, envolvida em mais de 25.000 hectares/ano de regadio e com vendas anuais de mais 150 milhões de kms de fita de rega.

A sua missão é a valorização da produção agrícola, através de soluções globais de rega que aumentam a rentabilidade dos agricultores. Os seus ativos estratégicos são: equipas técnicas especializadas; proximidade ao cliente; capacidade logística; parceria com fabricantes de sistemas de rega mundialmente reconhecidos e meios próprios para fabrico e reparação de componentes.