Segunda-feira, Abril 22, 2024

Área de agricultura orgânica em Portugal subiu acima da média europeia

Autora do artigo: Sara Sousa, Agroop

 A área de agricultura orgânica total em Portugal cresceu de 200 833 para 253 786 hectares entre 2012 e 2017, o que representa um aumento de 26,4%. A média da UE situou-se nos 25%. Os dados são doEurostat e foram publicados hoje.

Em 2017, 7% da área agrícola utilizada em Portugal era orgânica, a mesma percentagem da média da UE. O país com maior percentagem de área agrícola orgânica foi a Áustria, com 23,4%.

A maioria da área agrícola orgânica da UE é arável (44,5% do total); a restante consiste em prados e pasto (44,4%) e culturas permanentes (11%).

Portugal é exceção – a área agrícola orgânica do país dedicada a culturas permanentes (como oliveiras, árvores de fruto, frutos vermelhos e vinhas) é maior do que a média europeia: mais de 20%.

Outro facto a destacar nas estatísticas publicadas pelo Eurostat é o crescimento do número de explorações completamente orgânicas na UE que, entre 2013 e 2016, cresceu 0,4%. (A maioria das explorações dedicadas à agricultura orgânica não o faz exclusivamente.)

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos