Olá!

Como estão?

Nos últimos tempos, tenho recebido várias mensagens vossas a pedir sugestões de livros ou publicações agrícolas que façam sentido adquirir para aprender mais sobre agricultura. Por outro lado, questionam-me sobre quais os meus livros agrícolas favoritos e quais os que tenho lido nos últimos tempos.

A pensar nestas solicitações, hoje venho falar-vos de uma das publicações com mais edições na área agrícola e que, qualquer profissional do sector agrícola tem na sua secretária para consultar sempre que tenha alguma dúvida: o Agromanual.

Lembranças da minha infância

Lembro-me perfeitamente que quando era criança e acompanhava o meu pai nas idas à cooperativa local, o Agromanual era presença assídua nos gabinetes dos engenheiros agrónomos que estavam encarregues de auxiliar os agricultores prestando-lhes o aconselhamento técnico vegetal necessário.

Na verdade, aquele livro grosso cheio de separadores ficou na minha cabeça até me tornei adulta e decidir adquirir um.

Quando ingressei no curso de Agronomia, o Agromanual  foi um dos primeiros “investimentos” literários que fiz para a minha “mini-biblioteca” e que me ajudou mais tarde, a perceber muitos conceitos mais técnicos que fui aprendendo ao longo do curso.

Ao longo destes vinte  e dois anos, o Agromanual tem sido uma ferramenta de trabalho insubstituível  no setor agrícola dado que torna a consulta dos vários fatores de produção como fertilizantes, produtos fitofarmacêuticos e outros produtos de usos menores  disponíveis no mercado, muito mais simples e rápida. 

O Agromanual está organizado em separadores que tornam a consulta bem mais fácil.

As categorias presentes no Agromanual são:

  • Produtos fitofarmacêuticos;
  • Inseticidas e acaricidas;
  • Fungicidas;
  • Herbicidas;
  • Diversos;
  • Jardins e espaços Verdes;
  • Usos Menores (M.P. Biológico)
  • Fertilizantes
  • Sementes

Além de possuir um índice de substâncias ativas, produtos fitofarmacêuticos e sementes, o Agromanual destaca os problemas mais comuns em cada cultura de forma de facilitar a resolução dos mesmos.

Assim, facilita a tomada de decisão na compra dos fatores de produção agrícola além de que se torna muito mais fácil conhecer as empresas agrícolas de cada área de negócio e as novidades que cada uma disponibiliza.

O Agromanual conta também com a associação de empresas agrícolas que patrocinam esta publicação anual e onde podem também divulgar as novidades recentes junto dos seus potenciais clientes. Também os clientes encontram assim um local onde têm toda a informação organizada o que lhes permite uma otimização do tempo e organização das suas tarefas.

22 edições e um passatempo

O Agromanual já conta com 22 edições, que são lançadas anualmente,  e que pode adquirir online, aqui ou aqui por exemplo.

A Cientista Agrícola juntamente com o Agromanual vai realizar um sorteio onde vamos sortear um exemplar do Agromanual 2020.

Se gostava de ter um Agromanual esteja atento ao Facebook d’A Cientista Agrícola para se habilitar a ganhar este prémio.

O passatempo fica já disponível a partir de amanhã 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here