Sábado, Fevereiro 24, 2024

Alerta. Antes de ir às compras veja a lista dos produtos afectados com goma de alfarroba E 410 contaminada com óxido de etileno

Fonte do artigo: Agricultura e Mar

Vai às compras e não quer comprar um alimento contaminado com óxido de etileno? Pois, pode conhecer aqui a nova actualização da lista de produtos afectados distribuídos em Portugal.

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária emitiu, no passado dia 20 de Julho, um alerta sobre goma de alfarroba E 410 contaminada com óxido de etileno utilizada no fabrico de produtos alimentares. Nesse âmbito, elaborou uma lista com a identificação dos produtos afectados que foram reportados, de forma a “manter os operadores e consumidores informados”. E foi mesmo essa lista que voltou a actualizar.

Entre os alimentos afectados encontram-se maioritariamente gelados, mas também queijos e várias refeições pré-cozinhadas.

Esta contaminação, que inicialmente se considerou estar localizada e circunscrita a um lote de E410, aparentemente está disseminada por toda a Europa, pelo que a Comissão e os Estados Membros decidiram tomar uma posição harmonizada.

O óxido de etileno é um pesticida não autorizado, e constitui um risco grave para a saúde humana, uma vez que está classificado como mutagénico da categoria 1B, cancerígeno da categoria 1B e tóxico para a reprodução da categoria 1B, em conformidade com o Regulamento (CE) n. 1272/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho.

A informação coligida é proveniente das notificações do Sistema de Alerta Rápido para Alimentos para Consumo Humano e Animal (RASFF), das comunicações dos operadores económicos (produtores, distribuidores e comerciantes) e das autoridades competentes.

A DGAV realça que se trata assim, de uma lista aberta/em evolução que é alterada mediante a comunicação de novos dados resultantes das investigações em curso.

Pode consultar os produtos, os produtores e distribuidores dos produtos alimentares em causa aqui.

Ver também:

Gelados, queijos e refeições pré-cozinhadas contaminados com pesticida. Saiba quais os riscos do óxido de etileno

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos