A importância de fazer uma análise ao solo regularmente
Se é produtor agrícola e procura o sucesso no maneio e gestão dos corretivos do solo e fertilizantes agrícolas utilizados no sistema de produção que escolheu para a sua exploração agrícola, deve levar em consideração vários fatores para maximizar os resultados finais nomeadamente: dose aplicada, época de aplicação, local de aplicação, tipo de corretivos e fertilizantes utilizado, etc. Verifica-se que a eficiência do uso de corretivos e fertilizantes está estreitamente ligada ás condições edáficas do solo, principalmente os seus “atributos” químicos que podem ser determinados através da realização de uma análise ao solo, que constituem uma das maneiras mais eficientes da avaliação da fertilidade do solo.
Porque é que uma análise ao solo é tão importante?
Uma análise ao solo constitui uma prática que ajuda a determinar a fertilidade do solo. Revela-se também como uma dos primeiros passos para o planeamento de um programa de um plano de fertilização correcto. O recurso à análise ao solo e a uma adequada aplicação de nutrientes origina mais facilmente produções mais elevadas e de qualidade. Se feita periodicamente, evita-se a ocorrência de desequilíbrios nutricionais, uma das condições fundamentais para a resistência de uma cultura a problemas fitossanitários como pragas e doençass. Adotar práticas agrícolas adequadas contribui largamente para reduzir a possibilidade de poluição do meio ambiente e aumentar a qualidade da produção.
Alguns dos parâmetros avaliados numa análise ao solo
- Azoto mineral e total
- Fósforo
- Magnésio (Mg)
- Enxofre (S)
- Cobre (Cu)
- Boro (B)
- Zinco (Zn)
- Molibdénio (Mo)
- Manganês (Mn)
- Condutividade elétrica
- Bases de troca catiónica
- entre outros…
- pH
- Teor em matéria orgânica…
- Entre outros
Recebi os resultados da análise ao meu terreno: Como posso interpretar?
Agora que recebeu os resultados, deve interpretá-los o melhor que consegue, e caso seja necessário, deve fazer as correcções com cálcário ou correcções à base de matéria orgânica bem como repor todos os nutrientes que se encontram em carência.
Na imagem abaixo, encontra um exemplo de um resultado de uma análise ao solo, e pode verificar quais as necessidades de correcção nutricional necessárias e reposição de nutrientes no solo. A quantidade de azoto no solo também deve ser um factor a ter em consideração, e caso tenha de diminuir a quantidade de azoto no solo, deve ter em atenção a quantida de estrume e chorume que incorpora.
Exemplo de um resultado de uma amostra ao solo
Após analisar estes resultados, podemos constatar que os valores em relação ao azoto nítrico (NO3-), uma vez que se trata de um elemento extremamente móvel, ou seja, que tanto pode ser encontrado na zona das raízes como não. Este acontecimento pode ser explicado pois o azoto nítrico pode ser arrastado com muita facilidade pela água das chuvas, para as camadas mais profundas do solo.
Nos tópicos abaixo, apresento-vos uma série de tabelas que vos permitirão interpretar as análises ao solo realizadas nos vossos terrenos para que seja mais fácil posteriormente tomar decisões. Estes casos são muito úteis e permitem ajudar a interpretar resultados da sua análise ao solo.
1. Aprenda a avaliar o nível de matéria orgânica no solo
2. Aprenda a avaliar o nível de Calcário total no sol0
3. Aprenda a avaliar os teores de fósforo e potássio assimiláveis
4. Aprenda a interpretar os resultados do pH do seu solo
pH<7- solos ácidos
pH=7: solos neutros
ph>7= solos alcalinos
5. Aprenda a interpretar os resultados da textura do seu solo
A análise química do solo pode reduzir os custos ao produtor?
Recorrendo a análises químicas do solo, que são normalmente baratas, o agricultor poderá aumentar o lucro final e a produtividade das culturas agrícolas devido ao uso racional e adequado de corretivos e fertilizantes. Assim, sabendo as concentrações de nutrientes no solo necessárias e adequadas às necessidades de cada cultura nomeadamente as concentrações ideais de nutrientes para as culturas, o agricultor tem autonomia de variar a dose de fertilizante ao longo do tempo reduzindo os custos de produção.
Dessa forma, é necessário que o produtor agrícola realize análises químicas ao solo anualmente para assim obter sucesso na aplicação de fertilizantes e correctivos do solo, nunca se esquecendo que deve escolher um laboratório para o efeito de ótima qualidade e referências.
Considerações finais
As recomendações de fertilização normalmente indicadas no fim de cada resultado de uma análise ao solo são feitas normalmente comparando os resultados encontrados com os índices utilizados para as diversas culturas.
Tendo em conta o referido anteriormente, a determinação da fertilidade de um solo através da análise de terra, é o primeiro passo para o planeamento de um programa de fertilização correcto.
O recurso à análise do solo e a aplicação de nutrientes na quantidade aconselhada(seguindo as sugestões de fertilização) conduz a produções elevadas e de qualidade, sem poluir o meio ambiente.
Através de uma análise periódica feita preferencialmente antes da sementeira e depois da colheita, evita-se a ocorrência de desequilíbrios nutritivos, condição fundamental para a resistência da cultura às
doenças e para a qualidade da produção.
Partilho consigo o meu primeiro vídeo no Canal de Youtube da Cientista Agrícola, que mostra um pequeno teste caseiro para determinar se o seu solo é ácido, neutro ou alcalino.
Se achou que este vídeo foi-lhe útil, subscreva o canal pois irá incentivar-me a criar mais vídeos com dicas úteis para o ajudar na sua exploração agrícola.