img

Os passos fundamentais para gerir a sua exploração agrícola

/
/
/

Aprenda a gerir correctamente o seu agronegócio

Portugal tem recibo ao longo dos tempos boas ajudas e apoios para os sectores da  agricultura, pecuária e floresta.  Muita gente diz que está na moda ser agricultor, sendo por essa razão bem como por outras, que este é considerado um dos  setores de atividade com maior potencial no nosso país. Características fantásticas que possuímos como  clima e solo podem ser uma grande ajuda para os agricultores, ajudando dessa forma a minimizar custos e optimizar resultados no seu agronegócio.

agronegócio
O agronegócio – também denominado por agribusiness – é um termo utilizado para fazer referência ao contexto socio-espacial da produção agropecuária, incluindo todos os serviços, técnicas e equipamentos a ela relacionados, direta ou indiretamente. Este setor, envolve uma cadeia produtiva que inclui a própria produção agrícola, a procura por adubos e fertilizantes, o desenvolvimento de máquinas agrícolas, a industrialização de produtos agrícolas e o desenvolvimento de tecnologias para dinamizar todas essas atividades.

Fonte da imagem: Notícias ao Minuto

 

Gestão do agronegócio: conceito de exploração agrícola

A noção de exploração refere-se à acção de  explorar, um verbo que faz menção ao acto de extrair ou de aproveitar utilidades ou riquezas de um negócio e ao de obter recursos de uma fonte. Agrícola, do latim agricŏla, diz respeito aquilo  que pertence ou que é relativo à agricultura. Este termo está relacionado com o cultivo ou a lavoura da terra, incluindo todos aqueles trabalhos relacionados com esta.

A exploração agrícola, consequentemente, é composta pelas actividades socioeconómicas que permitem obter riqueza da terra. Aos produtos obtidos através das explorações agrícolas dá-se-lhes o nome de produtos agro-pecuários.

A exploração agrária/agrícola  pode ser directa (se o proprietário for o responsável directo da exploração) ou indirecta (quando se arrenda ou se cede o uso da terra). Ambas as explorações podem ser levadas a cabo com o trabalho de jornaleiros (tipo de trabalhadores agrícolas que cobram por dia de trabalho), empregados (com relação de dependência ao proprietário e um salário mensal) ou através do trabalho familiar (o proprietário e os seus familiares dedicam-se a trabalhar no campo).

agronegócio pdf

Fonte da imagem: Sintra Notícias

É um verdadeiro desafio quando o agricultor aposta na sua produção agrícola e  tenta  torná-la rentável, uma vez que é um processo que tal como os restantes negócios, requer uma boa gestão e a prática de estratégias que lhe permitam otimizar os processos produtivos em função dos seus objetivos. Por essa razão, e para o ajudar a ter os melhores resultados possíveis no seu  agronegócio, deve privilegiar  a ORGANIZAÇÃO DA SUA PRODUÇÃO, e para tal, deve cumprir os 4 passos fundamentais que lhe indico abaixo.

4 passos essenciais para gerir correctamente o seu agronegócio

  1. IDENTIFIQUE O PROBLEMA

Neste primeiro passo deve tentar identificar quais as unidades que constituem a sua exploração agrícola.

     2. RECOLHA O MÁXIMO DE INFORMAÇÃO POSSÍVEL SOBRE A SUA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA

Recolha de todos os recebimentos e pagamentos da sua explorações agrícolas (analise a movimentação de dinheiro de que é alvo a sua exploração agrícola).

     3. ESTRUTURE TODA A INFORMAÇÃO  SOBRE A SUA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA RECOLHIDA NO PASSO ANTERIOR

Defina neste passo todas as  atividades inerentes e existentes na sua  exploração agrícola e  classifique a mesmo como centros de custo e lucro.

          4. ANALISE TODA A INFORMAÇÃO QUE OBTEVE ANTERIORMENTE

Distribua  os recebimentos e pagamentos da sua  explorações agrícola pelas atividades que esta pratica e/ou exerce.

agronegócio o que é
Ao contrário do que muitos imaginam, o agronegócio não está somente relacionado com o campo, ele está  também no meio urbano, sendo um dos vetores de promoção das atividades rurais bem como dinamização das cidades. Tal ocorre porque, à medida que o agribusiness evolui, torna-se dependente de atividades industriais e produtivas provenientes das cidades.

Fonte da imagem: vidarural.pt

É necessário ter consciência que para automatizar todos estes processos(passos)descritos anteriormente,  é imprescíndivel que se começe a adaptar às novas tecnologias bem como às ferramentas de suporte e gestão à atividade agrícola.

Em Portugal, começam a existir algumas alternativas de software dedicadas ao sector agrícola, dando principal destaque para o software de gestão para o setor agrícola. Estes estão cada vez mais adaptados às necessidades dos negócios feitos relacionados com este setor e que serão abordados futuramente nos próximos artigos.

 

Principais negócios/actividades afetos à exploração agrícola

1. Faturação, Gestão e Contabilidade dos lucros e depesas da sua exploração agrícola,entre eles:

Plano de Contas;

 Declaração de IVA;

 Notas de Encomenda;

 Faturação;

 Emissão de SAFT;

 Registo de Movimentos da exploração;

 

2. Gestão de Fornecedores e Stocks necessários ao funcionamento da sua exploração agrícola:

Registo de Encomendas efectuadas;

Registo de Faturas;

Controlo de Stocks.

3. Gestão de Produção Agrícola:

Registo de Produção (área de plantação e procedimentos afetos ao desenvolvimento da produção);

Gestão de Tempos de Produção;

Controlo de Custos de produção (plantas, adubos e material de apoio);

Registo de tempos e Gestão de atividades associadas à produção.

4. Controlo de Movimentos da sua exploração agrícola:

 Controlo de Regadio (tempos de rega, períodos de intervalo e registo de quantidades de adubo afetas a cada rega);

Gestão de fertilizantes e Materiais;

Registo de Doenças e/ou Pragas;

Mapas de Controlo;

 

Sabe quais as características essenciais de um bom software de gestão agrícola? Veja aqui.

agronegócio conceito
Hoje, o agronegócio está entre os maiores criadores de emprego no mundo. Isto representa um perigo para o meio-ambiente, especialmente na adoção de sistema de produção intensivo. Deve-se ter sempre em atenção práticas ambientais tendo em vista a sustentabilidade do sector.

Fonte da imagem: Agroportal

 

Gestão do agronegócio :principais objectivos a atingir referentes a exemplos de actividade das  explorações agrícolas

agronegócio agricultura

Fonte da imagem: “Gestão da Empresa Agrícola – Manual para Agricultores”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar