Autor do artigo: Agricultura e Mar
A ASAE — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), realizou uma operação de fiscalização direccionada ao combate à fraude alimentar, em Elvas.
Explica um comunicado daquela Autoridade que a operação foi desenvolvida no âmbito de um inquérito crime em investigação por suspeita de falsificação de azeite, tendo sido dado cumprimento a 3 mandados de busca e apreensão domiciliários, 9 mandados não domiciliários, dirigidos a 2 armazéns e 7 veículos, e de pesquisa informática.
Apreensão no valor de 5.000 euros
Como resultado da acção foram apreendidos 234 garrafões de 5 litros de azeite rotulados como “Azeite Virgem”, 100 litros de “azeite virgem” a granel, 1 pistola Beretta de calibre 6,35 mm, 1 pistola de alarme de calibre 8 mm, 1 arma branca com lâmina superior a 10 cm, bem como diversa documentação relacionada com os factos da investigação, acrescenta a ASAE.
O valor total da apreensão rondou os 5.000 euros,acrescenta o mesmo comunicado da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.
A ASAE
A ASAE tem por missão a fiscalização e prevenção do cumprimento da legislação reguladora do exercício das actividades económicas, nos sectores alimentar e não alimentar, bem como a avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar, sendo o organismo nacional de ligação com as suas entidades congéneres, a nível europeu e internacional.