Associação Portuguesa de Horticultura apresenta novos Órgãos Sociais

0
11

A Associação Portuguesa de Horticultura (APH) elegeu novos Órgãos Sociais para o triénio 2022-2024 que tomaram posse em Assembleia Geral realizada a 31 de janeiro no Instituto Superior de Agronomia.

Ana Cristina Ramos, investigadora do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, é a nova presidente da Direção da APH. Doutora em Ciências do Ambiente, especialidade Sistemas Naturais, pela Universidade Nova de Lisboa, Ana Cristina Ramos exerceu o cargo de tesoureira da APH entre 2013 e 2021.

«A nova Direção da APH assume com enorme sentido de compromisso a missão de dar continuidade ao trabalho de divulgação e partilha do conhecimento técnico-científico desenvolvido pela nossa Associação de forma intensa e continuada ao longo de quase cinco décadas.  Os eixos estratégicos da atividade da APH para o triénio 2022-2024 são a motivação dos jovens para a escolha da Horticultura como opção profissional, a aposta em novas ferramentas de comunicação para divulgação do conhecimento em Horticultura, a organização de eventos técnico-científicos e o reforço da cooperação internacional com associações congéneres», afirma a presidente da Direção da APH.

A Direção da APH é composta pela seguinte equipa:

  • Fernando Pires da Costa, diretor-geral da NativaLand, como vice-presidente para a Horticultura Herbácea.
  • Amílcar Duarte, professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, como vice-presidente para a Fruticultura.
  • Cristina Ferreira, consultora da Lipor, como vice-presidente para a Horticultura Ornamental.
  • Maria Teresa Pereira da Mota, especialista em viticultura, como vice-presidente para a Viticultura.
  • Nuno Rodrigues, investigador do CIMO e professor na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, como vice-presidente para a Olivicultura.
  • Rosa Mendes Guilherme, técnica superior na Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, como tesoureira.
  • Dulce Antunes, professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, como primeira secretária.
  • Adriana Guerreiro, investigadora na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade do Algarve, como segunda secretária.
  • Fernanda Delgado, professora da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, como vogal editora da Revista da APH.
  • Maria do Céu Godinho, professora adjunta na Escola Superior Agrária de Santarém, como vogal relações públicas.

Os membros da Assembleia Geral da APH são:

  • José Alberto Pereira, professor coordenador principal da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança e coordenador científico do CIMO, como presidente.
  • Ana Cristina Correia, professora adjunta na Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viseu, como vice-presidente.
  • Alda Maria Brás, técnica superior da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, como secretária.

Os membros do Conselho Fiscal da APH são:

  • António Calado, doutor em Engenharia Agronómica pela Universidade de Évora e ex-docente na UÉvora, como presidente.
  • Raul Rodrigues, professor adjunto da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, como vice-presidente.
  • Rocio Arias Calderón, investigadora do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, como secretária.

«Contamos com uma equipa diretiva experiente e motivada, especialista em diversas áreas do saber, e com novos membros que desenvolvem a sua atividade profissional na área da produção e consultoria hortícola. Acreditamos que esta complementaridade nos permitirá estreitar a tão necessária cooperação entre a Academia e o mundo empresarial em prol do progresso da Horticultura», conclui Ana Cristina Ramos.

Fundada há 46 anos, a Associação Portuguesa de Horticultura é maior associação técnico-científica em Portugal nas áreas da Fruticultura, Viticultura, Olivicultura, Horticultura Herbácea e Horticultura Ornamental, contando-se entre os seus associados investigadores, técnicos, produtores agrícolas e empresas de fatores de produção agrícola.

Para mais informações consulte: https://aphorticultura.pt/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.