Batata nacional chega pela primeira vez aos consumidores com selo Miss Tata

  • Marca coletiva Miss Tata estará visível nos sacos de batata dos produtores associados da Porbatata, que lança campanha de promoção nacional no arranque da época de colheita.
  • Em parceria com a APED, Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, a marca estará também presente nos hipers e supermercados aderentes.

1 de junho 2021 – A Porbatata, Associação da Batata de Portugal, lançou hoje uma campanha nacional para promover a batata portuguesa, em parceria com a APED, Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição e o Crédito Agrícola, com o apoio do Ministério da Agricultura.

Numa altura em que a colheita de batata nova decorre um pouco por todo o país, os produtores associados da Porbatata vão usar nas suas embalagens a marca Miss Tata ajudando, assim, os consumidores a identificar mais facilmente a origem do produto. Esta é a primeira vez que a marca coletiva criada pela Porbatata vai estar visível nas embalagens à venda no retalho nacional, incluindo híper e supermercados aderentes da campanha nacional.

A Miss Tata será também promovida em folhetos e outros materiais de comunicação nos pontos de venda. Esta iniciativa deverá prolongar-se até meados de setembro.

Criada pela Porbatata para promover a batata portuguesa, a Miss Tata personaliza as características deste produto de destaque na gastronomia portuguesa. Fresca, nova, acabada de colher e aliada de uma alimentação saudável, a batata portuguesa distingue-se por ser das primeiras na Europa a chegar ao mercado.

“A Porbatata tem como missão promover a batata portuguesa e nesta campanha de divulgação nacional é com a marca coletiva Miss Tata que comunica de forma mais próxima com os consumidores. A preferência por produtos nacionais não é apenas uma necessidade de estímulo económico é também um incentivo aos portugueses para que escolham alimentos mais saborosos, produzidos localmente e, por isso, mais frescos e amigos do ambiente”, diz Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.

“O setor da distribuição está permanente empenhado em promover e apoiar a produção nacional e isso refletiu-se na expressiva adesão por parte das insígnias associados que estarão a divulgar a companha nos próximos três meses, em pontos de venda de norte a sul do país. A habitual cooperação e colaboração entre estes dois setores ganhou ainda mais relevância no último ano, devido à pandemia, e assume-se agora como fundamental na promoção de produtos nacionais que têm características nutricionais ainda pouco conhecidas do consumidor”, acrescenta Mónica Ventosa, diretora geral adjunta da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição).

Campanha Internacional

Em simultâneo com a campanha de promoção nacional, a Porbatata também irá lançar o selo Miss Tata nas embalagens de batata portuguesa destinadas à exportação.

A Associação da Batata de Portugal promoveu ainda uma ação de divulgação da Miss Tata em órgãos de comunicação social especializados europeus, com especial destaque para de Espanha, Holanda e França. O objetivo é dar a conhecer a marca coletiva da batata portuguesa e estimular as exportações, numa altura em que este produto está a chegar ao mercado, acabado de colher.

Em 2020, as exportações de batata somaram mais de18 milhões de euros e a União Europeia foi o principal mercado de destino. O maior comprador de batata portuguesa é Espanha, que absorve 48% das exportações nacionais, em valor.

A promoção internacional faz parte do projeto de Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

As últimas

Candidaturas ao European Bee Award prolongadas até 20 de Setembro. Prémio de 4.000 €

Fonte do artigo: Agricultura e Mar O prazo para submissão...

Iniciativa de cidadania em defesa da agricultura e da economia rural na Europa. Já subscreveu?

Fonte: Agricultura e Mar A Iniciativa de Cidadania Europeia em...

Agricultores espanhóis com acesso à água do Alqueva vão pagar o mesmo que os portugueses

Fonte do artigo: Agricultura e Mar Os governos de Portugal...

Fichas de Cultivo na Horta: o que são e como fazer

Quando se trata de jardinagem e cultivo de hortas,...

Newsletter

Pergunta Anti-spam ?

A não perder

Estudo da Science alerta para a necessidade de redução do impacto humano nos ecossistemas aquáticos

Um estudo publicado na Revista Science, em que participa...

Estudo revela subestimação dos valores de dependência dos polinizadores na agricultura e destaca a sua importância

Um estudo internacional conduzido por investigadores da Faculdade de...
acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.  
spot_img

Candidaturas ao European Bee Award prolongadas até 20 de Setembro. Prémio de 4.000 €

Fonte do artigo: Agricultura e Mar O prazo para submissão de candidaturas ao European Bee Award foi prolongado até dia 20 de Setembro, informa a...

Iniciativa de cidadania em defesa da agricultura e da economia rural na Europa. Já subscreveu?

Fonte: Agricultura e Mar A Iniciativa de Cidadania Europeia em defesa da agricultura e da economia rural na Europa, liderada pelo movimento espanhol SOS Rural,...

Agricultores espanhóis com acesso à água do Alqueva vão pagar o mesmo que os portugueses

Fonte do artigo: Agricultura e Mar Os governos de Portugal e Espanha chegaram finalmente a um compromisso quanto à utilização da  água da Barragem do Alqueva, ao...