Agora que o tempo frio veio para ficar, chegou a altura de semear nabos e nabiças. Se é iniciante e não sabe como proceder para realizar a sementeira, este artigo pode ter vindo mesmo a calhar.
Este tipo de plantas herbáceas caracterizam-se por terem saber ligeiramente amargo, podendo ser muito bem concluídas numa alimentação saudável devido às baixas calorias e alto teor em antioxidantes.
Quando semear nabos e nabiças?
Se quer semear nabos e nabiças deve ter em consideração que o período ideal para o fazer estende-se sensivelmente de Setembro até ao final de Novembro ( no hemisfério Norte). Por serem culturas bastante semelhantes entre si e de fácil sementeira e manutenção não exigem cuidados muito exigentes.
Aproveite as baixas temperaturas que se avizinham e a humidade elevada para semear nabos e nabiças. Já falei num artigo anterior da influência da Lua na agricultura e por isso deve semear nabos e nabiças quando a Lua estiver em Quarto Minguante.
Sementeira: quais os materiais que vou precisar?
Para fazer esta sementeira precisará dos seguintes utensílios: enchada, sementes de nabo ou nabiça, calcário, fertilizante orgânico, regador e balde.
Procedimento a adotar
O primeiro passo a adotar é a mobilização do solo de forma a que fico solto e leve para depois receber as sementes. Depois do solo mobilizado espalhe calcário para equilibrar o pH da terra e evitar problemas com pragas e doenças. Seguidamente, espalhe o fertilizante no terreno que pode ser estrume de galinha por exemplo e volte revirar o terreno de forma a que todo o solo receba o fertilizante. Aplane a superfície mobilizada depois desta etapa de forma a tornar a superfície regular.
Depois do solo estar pronto a receber as sementes, chegou o momento de semear. Para isso, misture as sementes num balde com terra e depois faça a sementeira a lanço. Tente espalhar homogeneamente as sementes pelo terreno para garantir uma maior produção. Depois de lançar as sementes ao coloque um pouco de terra por cima destas ( camada de 1/2 cm) de forma a que fiquem cobertas.
Depois da sementeira feita, pegue num regador e faça uma boa rega no terreno semeado (este passo é fundamental). Numa fase inicial após a sementeira é fundamental regar frequentemente a terra de forma a manter a solo húmido, por isso regue 1 vez por dia.
Colheita
Este tipo de plantas quando arrancadas no solo ainda jovens/tenras que podem ser consumidas inteiras e/ou em folhas individuais ou até grelos. Normalmente, cerca de 75 a 80 dias após a sementeira pode começar por colher as folhas maiores.
Todas as plantas que deixarmos no terreno e não forem colhidas após este período vão começar a “formar cabeça”. Porém, devemos estar atentos quanto ao momento da colheita evitando colher estas plantas quando estas já tiverem bastante rijas. Sendo a “cabeça” uma raiz, se a colheita for feita tardiamente as plantas ficarão com um paladar desagradável.
Deve ter em atenção que existem algumas variedades de nabos que não desenvolvem “cabeça”. A tonalidade das cabeças do nabo podem ser brancas ou roxas e podem ter vários formatos e texturas.
Nota: os nabos que não produzem cabeça(temporão e greleiro), podem ser consumidos em rama e originar mais tardes os famosos grelos.